4 principais desafios no desenvolvimento de pessoas nas empresas

6 minutos para ler

O desenvolvimento de pessoas é um desafio necessário na gestão de empresas familiares. Para qualquer empresário que deseja ver o crescimento do negócio alinhado com a sua sustentabilidade ao longo dos anos, desenvolver pessoas não é uma opção, mas uma necessidade.

Mesmo assim, sabemos que existem algumas dificuldades que precisam ser superadas para que se atinja o real sucesso nessa jornada. Pensando nisso, separamos neste conteúdo as principais informações sobre: a importância do desenvolvimento de pessoas e os principais desafios enfrentados para isso. Confira!

A importância do desenvolvimento de pessoas na empresa

Qualquer mudança significativa é um fator de impacto dentro das empresas, especialmente nas familiares. No entanto, o desenvolvimento de pessoas é o tipo de mudança que visa melhorar o desempenho do negócio e oferecer excelência nas suas entregas.

Esse processo é um dos meios mais eficazes para levar novos ares para dentro de uma empresa familiar. Seja em função de novas técnicas, conhecimentos de mercado ou mesmo estratégias, a renovação gerada por essa prática acaba beneficiando o negócio sob muitos aspectos, como:

  • atração de talentos qualificados;
  • retenção de profissionais;
  • redução dos índices de turnover e absenteísmo;
  • fortalecimento da marca;
  • desenvolvimento de um potencial de crescimento;
  • ganho de valor percebido no mercado.

Além desses, existem outros fatores que são afetados pelo desenvolvimento de pessoas na gestão de empresas familiares. Confira alguns a seguir.

Engajamento dos funcionários

O desenvolvimento de pessoas não diz respeito apenas à preparação para que novos profissionais assumam seus cargos. Ele está muito próximo a dois aspectos importantes para a gestão de pessoas: motivação e retenção de talentos.

Profissionais que sentem que conseguem se desenvolver dentro das empresas em que trabalham, tendem a se manter mais motivados a aplicar seus novos conhecimentos e contribuir para resultados melhores. Isso tudo impacta na satisfação com que atuam, tornando mais fácil retê-los.

Essa atuação voltada para a melhoria das entregas e, consequentemente, dos resultados da empresa, é o que expressa a sinergia do funcionário com os objetivos do negócio. Portanto, o desenvolvimento de pessoas na gestão de empresas familiares contribui para o engajamento dos funcionários.

Alinhamento dos objetivos estratégicos

Além do engajamento dos funcionários com a empresa, outro fator relevante é a possibilidade de alinhar os treinamentos e capacitações aos objetivos estratégicos da empresa. O resultado disso é uma otimização dos custos envolvidos e também dos resultados.

Com um desenvolvimento voltado para a estratégia do negócio, fica muito mais fácil de alinhar funcionários com as expectativas da empresa.

Competitividade em alta

A qualificação e a atualização profissional são dois requisitos praticamente obrigatórios para que uma empresa se mantenha no mercado atual. Suas ações auxiliam a preparar os profissionais para enfrentarem qualquer adversidade apresentada — por isso, o desenvolvimento de pessoas é tão importante.

Boa parte desses treinamentos capacitam os profissionais até para que se mantenham produtivos e em crescimento mesmo em períodos de crise, por exemplo. Essa é uma ótima forma de valorizar as pessoas e promover a marca empregadora do negócio. Com isso, a empresa passa a ser mais competitiva no mercado. 

Os principais desafios enfrentados

Entre os principais desafios do desenvolvimento de pessoas na gestão de empresas familiares estão a motivação para o aprendizado, a realização de treinamentos pertinentes, a organização dos treinamentos e outros. Confira de forma detalhada a seguir.

1. Motivação para o aprendizado

É possível que esse seja o principal desafio encontrado por qualquer empresa que tenha que realizar a gestão de pessoas. Quanto mais específico for o treinamento ou a capacitação, maior a dificuldade em motivar as equipes para o aprendizado. 

No entanto, é muito importante mobilizar os profissionais para que de fato consigam extrair o máximo de conhecimento de cada oportunidade. Para isso, é preciso instituir uma cultura de aprendizagem na empresa, de tal forma que o aperfeiçoamento seja algo absolutamente natural na rotina de trabalho.

Os programas de desenvolvimento pessoal são uma ótima forma de transpor esse desafio. Com eles, é possível reconhecer e até mesmo recompensar os profissionais por bom desempenho.

2. Capacitação estratégica

Por incrível que pareça, nem todo treinamento ou capacitação tem o poder de impactar fortemente os resultados da empresa. Para que isso aconteça, é preciso que as escolhas acerca dos treinamentos estejam alinhadas com o real objetivo estratégico do negócio.

Isso vai bem além de capacitar os profissionais para algo que precisem saber fazer. Trata-se, justamente, de algo que vai servir como um diferencial e não apenas cumprir uma exigência básica.

Muitas empresas escolhem treinamentos e capacitações simplórias que acabam não gerando tanto resultado e, com isso, minam a crença que os profissionais têm no processo. O resultado é uma equipe desmotivada e um gestor desacreditado de que o desenvolvimento de pessoas contribui para o seu negócio.

Portanto, busque sempre treinamentos que realmente façam sentido. É válido procurar profissionais externos, com expertise na área de treinamentos. No entanto, para otimizar os custos, também é possível aproveitar os próprios funcionários mais experientes.

3. Adequação à rotina

Outro desafio importante a ser superado é a adequação do treinamento à rotina da empresa. É muito difícil para a gestão de empresas familiares parar toda a atividade quando é necessário treinar a equipe. Junto do investimento no próprio treinamento, dependendo do negócio, essa paralisação também gera custos (ou suspensão do faturamento).

Para contornar essa dificuldade, é importante procurar por treinamentos mais curtos. Outra solução que pode ser válida é investir em uma plataforma que possibilite realizar os treinamentos online, de forma individual. O mais importante é buscar algo que se adapte à sua empresa.

4. Utilização da tecnologia

Já que falamos em treinamentos online, é importante mencionar o uso da tecnologia para otimizar o desenvolvimento de pessoas. Apesar de ser mais uma solução do que um desafio propriamente dito, a tecnologia enfrenta certa resistência em algumas empresas.

O mais importante é que é capaz de gerar inovação, interatividade e um treinamento dinâmico — tudo isso com o bônus de reduzir custos com alocação de salas, contratação de instrutores e outros gastos com manutenção.

Agora que você já entendeu como superar os desafios no desenvolvimento de pessoas na gestão de empresas familiares, assine nossa newsletter e receba todos os nossos conteúdos!

62 Views
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-