Qual a importância do acordo de sócios em uma empresa familiar?

6 minutos para ler

Garantir a longevidade de uma empresa no Brasil não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, um fator que contribui para a deterioração das organizações são os conflitos na gestão, com os sócios idealizando rotas diferentes para o negócio.

Nas empresas familiares, essa situação pode ser ainda mais grave, especialmente pelo crescimento no número de sócios e pela influência de elementos passionais na gestão.

Uma alternativa para proteger o futuro da organização, pelo menos do ponto de vista da gestão, é a celebração de um acordo de sócios. O acerto previne eventuais conflitos, ditando previamente quais as condutas e os procedimentos que deverão ser adotados pelos gestores diante de diferentes situações.

Leia o texto e saiba qual a importância do acordo de sócios, de que forma ele garante a perenidade da empresa e como é a sua aplicação nas organizações familiares.

O que é um acordo de sócios?

Trata-se de um documento celebrado entre os sócios de uma empresa determinando de que forma a organização deve proceder em diferentes situações — prevenindo os conflitos antes de eles se concretizarem.

Quando ocorre uma divergência em uma empresa em que há um acordo de sócios constituído, provavelmente, o documento vai indicar de que forma se deve proceder e qual deve ser o direcionamento das decisões.

A celebração de um acordo de sócios é uma medida preventiva, realizada em um momento em que os sócios encontram-se em concordância sobre como devem conduzir a empresa.

Ocorre que é comum que, diante de desafios ou novas oportunidades, esse ambiente harmônico dê lugar a visões diferentes, que indicam caminhos opostos. Nessas situações, o acordo de sócios funciona como um código de leis da empresa, orientando as decisões.

O acordo de resultados pode abordar diversos aspectos da gestão da empresa, passando pela distribuição do poder, formas de sucessão e normas para a assinatura de contratos como empréstimos, além de todos os temas que os sócios considerem passíveis de conflitos futuros.

O acordo de sócios é um documento legal, que deve ser anexado ao contrato social da empresa. Ele engloba as diretrizes que nortearão as decisões na organização por um longo prazo, que pode chegar aos 20 ou 30 anos.

Como funciona uma empresa familiar?

Conceitualmente, uma empresa pode ser considerada familiar quando está sob controle de uma mesma família há, pelo menos, duas gerações. É justamente a transferência do comando para os herdeiros dos sócios-fundadores que caracteriza o comando familiar sobre a organização.

Via de regra, o funcionamento de uma empresa familiar não é muito diferente do de todas as demais. Quanto ao porte, por exemplo, não há nenhuma restrição às organizações familiares, podendo as mesmas serem desde pequenos empreendimentos até grandes corporações.

Suas características mais marcantes são a concentração da propriedade e do controle acionário nas mãos da família e o modelo de sucessão de poder baseado no componente hereditário.

Geralmente, as empresas familiares têm valores fortes, cuja implantação em empresas de capital pulverizado costuma ser um tanto complexa. Disciplina, motivação e espírito empreendedor, por exemplo, costumam ser herdados pelos futuros gestores da organização.

Especificamente no que se refere à gestão, nas empresas familiares com quadro de executivos formado predominantemente por parentes, é comum a dificuldade de distinguir as questões corporativas das familiares. Constantemente, esse cruzamento é fonte de desentendimentos e prejuízos tanto no ambiente corporativo quanto no familiar.

Desse cenário, resultam algumas situações que podem ser extremamente danosas aos rumos do negócio. A primeira deles é quando o palco de discussões corporativas é transferido do escritório para a casa. Eventos de família transformam-se em verdadeiras reuniões de diretoria, desviando a atenção que as decisões estratégicas para a saúde da empresa exigem.

Esse desvirtuamento costuma ser temperado pela influência de aspectos emocionais no tratamento das questões corporativas em detrimento da gestão profissional, com decisões baseadas unicamente em critérios técnicos.

Quando, além da situação acima, há, entre os diferentes membros da família, entendimentos diferentes sobre como deve ser conduzido o negócio, forma-se um ambiente propício aos conflitos, que pode comprometer os resultados e a perenidade da empresa.

 

Qual é a importância do acordo entre os sócios de empresa familiar?

Assim como em qualquer empresa, o acordo de sócios é uma ferramenta de grande valia para que uma organização familiar garanta sua perenidade no mercado. Algumas questões inerentes ao modelo de gestão de família que se mostram nocivas ao negócio podem ser prevenidas com o compromisso entre os associados.

O processo sucessório talvez seja o exemplo mais marcante dos benefícios do acordo de sócios. O crescimento da família e o consequente aumento no número de candidatos a líderes podem gerar ou agravar conflitos.

A passagem do comando deve ser programada com a máxima antecedência possível, não apenas para garantir tranquilidade para o momento da retirada do atual líder, mas também para prevenir uma eventualidade como doença ou morte do mesmo.

Com o acordo de resultados, o processo sucessório tem regras claras e juridicamente registradas. O mesmo acontece com temas como processo de governança e a gestão do patrimônio da empresa.

O acordo de sócios garante que, nas diversas situações que a empresa vier a enfrentar, haverá um roteiro, um modelo de atuação previamente planejado e acordado. Isso garante segurança para uma rápida atuação na organização no sentido de sanar eventuais dificuldades.

Como fazer o acordo da melhor forma possível?

Para que o acordo de resultados tenha validade e seja uma ferramenta realmente útil para o futuro da empresa, é preciso que todos os herdeiros participem da sua elaboração e subscrevam o documento.

Quanto mais cedo o acordo for elaborado, maior será a segurança e a prevenção. Uma boa alternativa para garantir o sucesso do acordo de resultados é contar com o auxílio de uma consultoria especializada em governança corporativa.

A missão desse suporte é ajudar na identificação dos pontos de risco e sugerir a forma e o conteúdo do documento. A visão externa e especializada é importante para reduzir a distância entre os desejos dos sócios, encontrando um caminho para garantir a perenidade da empresa.

Gostaria de saber mais sobre a importância do acordo de sócios? Então entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliar sua empresa no planejamento e na elaboração desse documento.

2185 Views
Você também pode gostar

5 comentários em “Qual a importância do acordo de sócios em uma empresa familiar?

Deixe uma resposta

-