Gestão baseada em valor: o que significa isso na prática?

6 minutos para ler

As transformações que o mundo vem passando atualmente estão se tornando cada vez mais comuns, ocorrendo em menor espaço de tempo e de forma bem mais intensa. Acompanhar e se adaptar a essas mudanças é um desafio constante.

Por esse motivo, as empresas têm buscado formas inovadoras de realizar os negócios para não perder em competitividade, mas sem deixar de lado os tradicionais padrões de comportamento e valores, que cada vez mais exercem influência nos resultados no mercado.

Um desses modelos é a gestão baseada em valor, que tem representado mudanças consideráveis nas visões de negócio, sendo orientada para os resultados de curto, médio e longo prazos,  tendo como base os valores e a cultura da empresa.

Você conhece essa metodologia? Sabe como ela pode exercer total influência na maneira como a sua empresa toma decisões e propõe estratégias? Acompanhe este post e entenda o que é a gestão baseada em valor e saiba como ela pode funcionar na prática em seu negócio!

O que é a gestão baseada em valor?

Basicamente, a gestão baseada em valor é uma metodologia de gestão que guia as tomadas de decisões em uma empresa, com o objetivo de gerar valor. Em outras palavras, esse método tem como principal finalidade auxiliar no desenvolvimento dos negócios, especialmente em longo prazo, visando dar competitividade às empresas.

A gestão baseada em valor está diretamente ligada ao conceito de lucro econômico, um termo que descreve a receita total do negócio, menos os custos gerados pelo capital investido.

Por se tratar de um processo sistêmico, a gestão baseada em valor envolve todos os níveis hierárquicos da empresa. Para tanto, é preciso que os gestores passem a ter o mindset voltado para a busca desse objetivo. Portanto, o principal aspecto da gestão baseada em valor é que ela é responsável por uma verdadeira mudança de cultura na empresa.

Não é exagero dizer que o gestor que tenha o valor como princípio dá importância tanto para o comportamento organizacional como um todo quanto para as métricas de desempenho do negócio.

Quais são os principais elementos em uma gestão baseada em valor?

São vários os pilares que sustentam uma gestão baseada em valor. Para que sua empresa desenvolva uma estratégia que esteja alinhada aos objetivos do negócio, vale destacar os elementos a seguir:

Cultura corporativa

Um dos primeiros passos para o desenvolvimento de uma gestão baseada em valores é o estabelecimento de uma cultura corporativa que guiará os processos do negócio. Esses princípios vão orientar as estratégias, os processos de cada setor e as tomadas de decisões da empresa.

Vale ressaltar que os colaboradores precisam se identificar com essa cultura corporativa para que ela seja realmente relevante no dia a dia da organização. Nesse sentido, o papel das lideranças é replicar e engajar as equipes nesses valores. Assim, é possível que os colaboradores desenvolvam posturas e práticas baseadas nessa cultura.

Incentivo ao desenvolvimento profissional

Outro fator importante para que a gestão baseada em valor seja bem-sucedida é o investimento no desenvolvimento profissional dos colaboradores. A empresa deve incentivar os profissionais a adquirirem e aperfeiçoarem competências ligadas às atividades do negócio. A ideia é estimular esses profissionais para que estejam cada vez mais aptos a lidarem com as constantes transformações do mercado.

Os planos de carreiras estão diretamente ligados a essa política, e adotar uma metodologia de remuneração variável é uma das estratégias para motivar o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Vale lembrar que essa metodologia de remuneração ligada à performance deve estar alinhada com a cultura corporativa da empresa.

Avaliação de desempenho

Para completar, a gestão baseada em valor demanda a realização de avaliações de desempenho regularmente, buscando sempre o desenvolvimento dos profissionais. O objetivo é ter uma estratégia para acompanhamento contínuo no desenvolvimento dos colaboradores.

A partir dessas análises é possível melhorar a performance das equipes, e a empresa só tem a ganhar em competitividade e longevidade do negócio.

O que esperar da gestão baseada em valores?

Como dissemos, a gestão baseada em valores representa uma mudança sistêmica que impacta a empresa por inteiro. Além disso, ela influencia também em toda a cadeia de valor do negócio. Veja como isso acontece:

Desenvolvimento das lideranças

A gestão baseada em valor exige uma conduta mais participativa dos líderes da empresa desde a atuação no engajamento dos colaboradores com a cultura organizacional até o desenvolvimento de estratégias de melhoria desses processos.

Gestão de pessoas

Como a avaliação de desempenho passa a ser uma das prioridades da gestão, há também uma otimização da gestão de pessoas. A interação com os colaboradores passa a ser mais efetiva, o que potencializa o envolvimento com a cultura corporativa.

Relacionamento com fornecedores

A partir da gestão baseada em valores, a empresa fortalece a imagem no mercado, beneficiando o relacionamento com os fornecedores. Além disso, a cultura corporativa pode também ser expandida para esses parceiros.

Relação com stakeholders

Com o aumento da competitividade e os melhores desempenhos do negócio, toda a cadeia de valor da empresa se beneficia. A partir da potencialização desses relacionamentos é possível alcançar uma gestão eficaz e efetiva, o que pode garantir melhores resultados.

Em síntese, a gestão baseada em valores é uma metodologia de gerenciamento que tem como principal objetivo garantir melhores resultados para uma empresa, dentro de um processo de otimização contínua do negócio. Ela vai garantir que:

Por fim, a gestão baseada em valor garantirá que toda a empresa e também os parceiros envolvidos no negócio participem de mudanças positivas em curto, médio e longo prazos. Sua empresa ganhará em competitividade, sempre levando em consideração o que ela tem de mais genuíno: a cultura organizacional e os seus valores.

E você, já adotou essa metodologia na sua empresa ou está pensando em desenvolvê-la? Conte-nos sobre a sua experiência aqui nos comentários!

105 Views
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-