Sua empresa está preparada para a revolução digital? Descubra!

4 minutos para ler

O mundo físico e o digital nunca estiveram tão interligados. A cada momento, novas tecnologias surgem e tornam outras, recém-criadas, obsoletas. Os chatbots, por exemplo, já realizam os primeiros atendimentos aos clientes. Parece estranho? Mas não é, afinal, estamos na revolução digital!

Esse momento refere-se à transformação do analógico para o digital, movimento que teve início entre a década de 80 e 90, em que os computadores começaram a se popularizar e a Internet foi liberada ao público.

A verdade é que não há limites para mudanças. É possível que, em poucos anos, diversas tecnologias e métodos de produção sejam substituídos. Sua empresa está preparada? Avalie isso com base nas dicas que separamos para você!

Não tenha medo da mudança

Apenas 12% das empresas listadas na Fortune 500 de 1955, as maiores do mundo, continuam até hoje. Muitas organizações deixam de existir pelo simples medo de entenderem, aceitarem ou não se preparem para às mudanças, tornando-se obsoletas e perdendo sua competitividade. As empresas mais ousadas, provocam as mudanças.

Não espere que uma crise ou outro problema force as mudanças, esteja pronto para implementar melhorias, abandonar o status quo e se manter na vanguarda do mercado. Dessa maneira, estará sempre preparado para a revolução digital e para o sucesso.

Transforme os dados em informações

No contexto atual de mercado, é cada vez menor a margem para erros, logo, os gestores precisam tomar decisões mais rápidas e eficientes. Para tal fim, é extremamente útil transformar os dados — contidos em planilhas, relatórios, sistema ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa) etc — em informações úteis ao dia a dia e ao planejamento estratégico do negócio.

Fazer Data Analytics, isto é, extrair informações importantes de diversas fontes de dados, é essencial. Dessa forma, torna-se possível conhecer melhor os clientes, fazer escolhas estratégicas e potencializar o crescimento do negócio.

Aproveite as ferramentas digitais

Você sabia que 56% das empresas estão reformulando seus processos de RH para aproveitar ferramentas digitais? É preciso deixar que a revolução digital permeie os diversos setores da organização, implementando novas ferramentas para modernizar e potencializar os processos já existentes.

Há inúmeras ferramentas digitais que podem e devem ser aproveitadas. Atualmente, no RH, é possível fazer uma avaliação psicológica online, oferecendo maior flexibilidade para os profissionais e segurança para a empresa. Também é possível contar com softwares de análise preditiva, páginas de carreira e People Analytics. Tudo contribui para atração, motivação e retenção de talentos.

Crie uma cultura favorável à inovação

A cultura organizacional é um dos elementos mais importantes para o sucesso, garantindo que certos valores sejam difundidos na empresa. Quando a cultura é favorável à inovação, todos os profissionais tornam-se mais criativos, atualizados e dispostos a abraçar o novo. Assim, é possível se manter na revolução digital.

Há algumas dicas para criar e manter uma cultura favorável à inovação. É preciso investir no bem-estar dos funcionários, reservar parte do orçamento para o planejamento de novos produtos e incentivar o intraempreendedorismo na empresa, por exemplo. Logo, ótimos resultados serão alcançados.

Sua empresa implementa uma ou mais das dicas aqui citadas? Se sim, ótimo! Se não, é o momento de se preparar para a revolução digital. Dessa forma, poderá atuar por muito mais tempo no mercado, diferenciar-se da concorrência, otimizar a performance empresarial e lucrar mais.

E então, gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais. Até o próximo post!

25 Views
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-