Como a cultura organizacional impacta na produtividade dos funcionários? Entenda essa relação!

6 minutos para ler

Uma cultura organizacional positiva é capaz de gerar motivação suficiente para impactar a produtividade de equipes inteiras. No entanto, esse pode ser um desafio um pouco difícil para líderes e gestores. Pensando nisso, preparamos um conteúdo rico em informações para que você entenda melhor esse processo.

Acompanhando este conteúdo você descobrirá o que é uma cultura empresarial forte e como ela pode contribuir para o crescimento da organização. Além disso, explicaremos como esse fator impacta a produtividade e o desenvolvimento de novas lideranças. Por fim, deixaremos dicas importantes para construir uma cultura organizacional impecável!

Ficou interessado? Não perca mais tempo e confira agora mesmo!

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é uma combinação de políticas, crenças e valores existentes em uma empresa — esse conjunto é tão bem amarrado que se expressa nos hábitos internos. Assim, essa combinação é capaz de impactar a produtividade dos times de trabalho pois a satisfação dos colaboradores chega a ótimos níveis.

Tanto o ambiente de trabalho quanto o clima organizacional — e até mesmo os aspectos emocionais dos funcionários — são fatores que influenciam e são influenciados pela cultura organizacional. Portanto, uma empresa que consegue estabelecer uma cultura positiva conta com certa vantagem em termos de produtividade e de sucesso.

Em resumo, a cultura organizacional é o que dita o ambiente e o tipo de trabalho estabelecido em um negócio. Se uma organização é regida pela inovação, por exemplo, isso é parte determinante da sua cultura, pois, provavelmente, o espírito da inovação está inserido em cada etapa de todos os seus processos.

Qual é a importância dela para o crescimento de uma organização?

Como você pode ter percebido, a cultura organizacional é uma grande força da empresa — ela não pode ser tocada mas é percebida no dia a dia dos funcionários. Para que se perpetue, ela deve ser compartilhada internamente por todas as pessoas que fazem parte do negócio.

Por isso, a cultura organizacional é como um DNA da empresa: ela traça o comportamento dos seus funcionários, das áreas e até mesmo das unidades de um negócio. Pensando nisso, é muito importante que, principalmente, os líderes de uma empresa estejam bem engajados com a sua cultura a fim de fortalecê-la no cotidiano.

Quando é bem desenvolvida e pautada em aspectos que realmente façam sentido para o negócio, a cultura organizacional é capaz de impulsionar os resultados individuais e coletivos. Por outro lado, se não for bem trabalhada, uma cultura mal alinhada pode afetar a produtividade e minar o senso de prioridade das equipes.

Ela tem como finalidade fazer com que todos os colaboradores de uma mesma empresa compartilhem os mesmos objetivos e, com isso, fortaleçam a sua vontade de atingi-los. Dessa forma, ela tem impacto direto na motivação e na produtividade, melhorando o funcionamento interno e os resultados alcançados pelo grupo.

Como a cultura organizacional impacta na produtividade?

Muito se fala sobre a relação da cultura organizacional e a produtividade. Como citamos, a cultura organizacional é o que torna claro e presente, em cada um, os objetivos estratégicos da empresa. Com isso, fica mais fácil fazer com que os funcionários desenvolvam os mesmos valores do negócio.

Desse modo, a realização do trabalho e a superação dos desafios inerentes a ele se tornam fatores de alta motivação. Isso fortalece o sentimento de pertencimento e de responsabilidade por fazer a cultura acontecer. O resultado é uma aplicação enérgica dos valores da empresa e da construção de uma produtividade acima da média.

Em resumo, a felicidade que as pessoas sentem por fazer parte de algo que diz muito sobre elas é o que as motiva a buscar resultados sempre melhores. Esse alinhamento permite que a empresa e os seus funcionários andem juntos e, sempre que um consegue crescer, isso estimula e provoca o crescimento do outro.

Como ela afeta o desenvolvimento de lideranças?

A cultura organizacional também é muito importante para o desenvolvimento de novas lideranças que, alinhadas aos seus objetivos estratégicos e valores, conseguem perpetuar a ideia de crescimento conjunto.

Desse modo, a empresa passa a valorizar aqueles funcionários que se identificam com a sua cultura, desenvolvendo-os de acordo com os seus objetivos estratégicos. Isso resulta na satisfação do líder, dos liderados e da própria empresa.

Além disso, esses profissionais começam a contribuir para o fortalecimento da missão e dos valores da empresa, pois, além de acreditar neles, agem como disseminadores da cultura empresarial.

De que forma é possível construir uma cultura organizacional favorável?

Nós separamos algumas dicas importantes para que você consiga implementar uma cultura organizacional favorável à sua empresa. Confira!

Invista em comunicação interna

Para a cultura organizacional, o diálogo é um pilar importante. Por isso, grande parte das empresas investem em uma comunicação interna eficiente e democrática, por meio da qual todos os funcionários conseguem se expressar e contar com o auxílio de canais efetivos de comunicação.

Outro fator importante em relação à comunicação é que ela seja clara e sucinta, principalmente em relação aos objetivos e metas. Além disso, é importante que os líderes se disponibilizem a gerar e a receber feedbacks a fim de incentivar o surgimento de novas ideias e de eventuais inovações.

Incentive o desenvolvimento individual

Boa parte dos funcionários, em geral, pedem demissão pela falta de reconhecimento e valorização em seus empregos. Por isso, é importante criar um ambiente que seja favorável ao desenvolvimento individual, como forma de reconhecimento e investimento na força de trabalho.

Para isso, a empresa precisa deixar claras as perspectivas de crescimento disponíveis, investir em um bom plano de carreira e incentivar a busca pelo desenvolvimento individual. Esse é um aspecto que pode diferenciar a cultura organizacional da sua empresa e diminuir os índices de turnover.

Alinhe o desempenho das equipes aos objetivos estratégicos

Um grande erro cometido pelas empresas é implantar avaliações apenas por questões técnicas relativas à execução das atividades. É importante que, para fortalecer a cultura, também sejam abordadas questões estratégicas que auxiliem a tomada de decisões que realmente façam diferença no dia a dia de trabalho.

Uma avaliação em consonância com a estratégia da empresa ajuda as pessoas a perceber valor no que elas realizam. Isso contribui para a percepção da importância que cada um tem dentro de todo o processo. Portanto, é um meio de fortalecer o espírito de equipe e o sentimento de pertencimento e colaboração.

Como vimos, uma cultura organizacional bem estabelecida é capaz de gerar resultados importantes para as empresas. Portanto, é extremamente relevante manter-se atento à forma como a sua empresa tem desenvolvido sua cultura.

Agora que você já sabe o que é a cultura organizacional e como ela pode impactar sua empresa, não deixe de ler o nosso post sobre como incentivar o desenvolvimento de lideranças em uma empresa!

85 Views
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-