Como incentivar o desenvolvimento de lideranças em uma empresa?

5 minutos para ler

Toda organização passa por um processo de renovação dos seus líderes. Seja por mudança de estratégia, fusão aquisição ou mesmo por um processo natural de mudanças. Dessa forma, é essencial que sua empresa invista no desenvolvimento de lideranças para para que todos estejam preparados para o que vai acontecer, a partir de amanhã.

Confira neste artigo algumas características de um bom líder e descubra como desenvolver bons gestores na sua organização.

O que é um bom líder?

Diante da complexidade do mercado atual, as empresas precisam de soluções mais  elaboradas para se manterem competitivas. Logo, a figura do chefe autoritário está ultrapassada. Mais do que nunca, é necessário investir na formação de lideranças integradoras. Colaboração, confiança e integração são características fundamentais para esta nova liderança e é desta forma, que serão causados impactos que auxiliem a organização a atingir seus objetivos estratégicos.

Um líder é o profissional que inspira, motiva e engaja a sua equipe, além da capacidade de estimular a colaboração, a confiança e integração. Inspirar e engajar nada mais é do que dar a direção e perceber que todos querer ir na mesma direção. Este líder conhece os pontos fracos e fortes de cada um da sua equipe. Sendo a pessoa mais capacitada para orientar o trabalho dos membros do time.

Em vez de apenas dar ordens e controlar sua equipe, o líder aponta a direção, conciliando o alcance das metas com o bem-estar dos colaboradores. Além disso, ele consegue tomar decisões estratégicas para solucionar problemas e auxiliar toda a empresa a alcançar os resultados esperados.

Um bom líder também sabe ouvir (hoje é, talvez, a qualidade mais desejada não somente nas empresas) e ajustar ações para manter sua equipe satisfeita, além de transmitir bem suas ideias e feedbacks, causando impactos positivos na produtividade dos colaboradores.

É por isso que profissionais com essas características são tão importantes para que uma organização funcione da melhor maneira possível. Porém, poucos chegam à empresa como líderes prontos, cabendo à organização incentivar o desenvolvimento dessa competência nos seus colaboradores.

Como incentivar o desenvolvimento de lideranças?

Para desenvolver lideranças em uma empresa é preciso criar um programa específico com essa finalidade. Assim, você consegue planejar melhor como formar líderes que respondam às necessidades específicas da sua organização. Para isso, é essencial seguir alguns passos que podem garantir a eficácia do seu processo. Saiba quais são eles adiante.

Descubra as necessidades da sua organização

O primeiro passo para o desenvolvimento de lideranças é identificar qual tipo de líder sua empresa precisa. Em vista disso, analise seus objetivos a curto, médio e longo prazo, definindo as competências técnicas e comportamentais necessárias para o líder conduzir sua empresa ao sucesso. Uma “arquitetura de lideranças” e um “perfil de competências” que representem os desafios atuais e futuros da organização, é o primeiro passo e fundamental.

Identifique líderes em potencial

Observe os colaboradores com potencial para se tornar bons líderes. Para isso, você pode realizar avaliações de desempenhoprocessos de assessment com uma consultoria, ou então, reveja todo o seu processo interno de Gestão de Performance.

Lembre-se de que você não encontrará líderes prontos, mas sim colaboradores dispostos a aprender e se desenvolver nesse sentido. Além disso, conscientize seu funcionário de que o processo é longo e exige mudanças na sua rotina dentro da empresa.

Planeje o processo

Escolha as estratégias mais adequadas para o desenvolvimento de lideranças dentro da sua empresa e estabeleça prazos e objetivos para essas tarefas. Evite apenas copiar métodos adotados por outras empresas, pois cada organização tem suas necessidades e, por isso, o processo deve ser personalizado.

Procure misturar técnicas de capacitação para obter melhores resultados. Você também pode investir em treinamentos, processo de coaching, entre outras estratégias para desenvolver as suas lideranças.

Crie um plano de sucessão 

Identifique cargos de liderança que precisarão de sucessores e crie um perfil de colaborador ideal para ocupá-los. Após esse processo, mapeie as competências dos seus colaboradores, identificando aqueles que mais se encaixam ao perfil estabelecido. 

Dessa forma, você motiva os seus funcionários a se engajarem nas suas estratégias de desenvolvimento de lideranças e garante o crescimento a longo prazo da sua organização. 

Mensure resultados

Para averiguar a eficácia do seu programa, é essencial mensurar resultados e comparar com os seus objetivos. Com essa prática, você consegue identificar pontos de falha e corrigir problemas no processo, criando lideranças mais capacitadas e bem desenvolvidas.

Seguindo esses passos, você está pronto para investir no desenvolvimento de lideranças na sua empresa. Esclareça as atribuições dos líderes e proporcione uma boa capacitação. Assim, eles estarão mais aptos a conduzir suas equipes e atingir suas metas.

Quer tornar sua empresa cada vez mais competitiva? Então assine agora mesmo a nossa newsletter para receber diversos conteúdos interessantes como este!

90 Views
Você também pode gostar

1 comentário em “Como incentivar o desenvolvimento de lideranças em uma empresa?

  1. Obrigado pelo comentário. Sua participação é muito importante.
    Suas ideias enriquecem nosso blog.
    Volte sempre!

Deixe uma resposta

-