Liderança

A importância do feedback para o sucesso da equipe

A importância do feedback como ferramenta para o desenvolvimento de profissionais é notória no meio corporativo.

Porém, esse recurso não se limita a valorizar e reter talentos, mas também ajuda os líderes de outras formas, pois pode engajar mais os colaboradores, o que gera resultados bastante favoráveis para a empresa.

Neste post, vamos abordar os principais benefícios do feedback para uma liderança de sucesso. Não deixe de ler!

Direciona o trabalho

O líder, ao dar o feedback ao colaborador, pode direcionar o trabalho dele a fim de que cumpra os objetivos pretendidos.

Muitas vezes o funcionário dispensa um enorme esforço às atividades diárias, mas, por um erro de direcionamento, não está atendendo ao que a empresa espera dele. Assim, cabe ao gestor promover esse alinhamento, que é extremamente vantajoso para todos os envolvidos.

Aumenta o engajamento

O alinhamento das diretrizes com as atividades dos funcionários, mencionado anteriormente, é um dos fatores responsáveis por aumentar o engajamento da equipe. Há outras formas para isso acontecer, inclusive com o uso do feedback.

O momento desse retorno dos gestores sobre o desempenho dos funcionários não é para críticas destrutivas, mas para desenvolver o que pode ser melhorado e reforçar o que há de positivo na postura deles.

Assim, use o feedback para reconhecer os bons feitos, elogiando a performance do colaborador e mostrando a ele como é possível melhorar ainda mais o desempenho.

Reforça a cultura organizacional

A cultura organizacional deve ser amplamente divulgada dentro das organizações — papel delegado quase sempre ao RH, que o faz segundo uma política bem planejada de comunicação interna.

Um trabalho tão especializado demonstra a importância de se difundir e reforçar essa cultura organizacional, que colabora para o engajamento dos colaboradores e para a promoção de uma boa imagem da empresa.

Dessa forma, cabe também aos líderes, no feedback, trabalhar em prol dessa cultura. Isso pode ser feito mantendo um discurso alinhado com o da instituição e instruindo o funcionário com relação à sua postura como parte integrante da empresa, responsável não somente pelo seu trabalho, mas também por manter um bom clima organizacional em seu ambiente.

Retém os melhores talentos

A retenção de talentos é um dos maiores desafios para os líderes das empresas, de qualquer porte ou segmento.

Uma companhia investe em seus funcionários, com vistas a ter sempre a melhor mão de obra para entregar os melhores produtos ou para prestar serviços de excelência. No entanto, não basta qualificar esses colaboradores sem que haja uma política mais ampla, pois isso pode fazer com que a empresa forme funcionários excepcionais para o mercado, sem conseguir retê-los.

Por isso, além de uma política de cargos e salários que desafie sua equipe, os líderes devem se valer do feedback.

Bem executada, a reunião para avaliar, orientar e instruir o colaborador é capaz de torná-lo cada vez mais motivado, orientado para resultados e com senso de dono. Esse tipo de engajamento, proporcionado por uma orientação e um reconhecimento individualizados, é mais forte e, portanto, capaz de ajudar na retenção dos talentos na empresa.

Com alguns exemplos, procuramos demonstrar a importância do feedback para exercer uma liderança de sucesso.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e, caso queira ter acesso a mais artigos interessantes sobre gestão de pessoas e liderança, siga-nos nas redes sociais — FacebookYouTubeLinkedIn —, pois periodicamente publicamos conteúdos novos e relevantes para o seu negócio!

Sobre o autor

Kienbaum Consultoria

Kienbaum Consultoria

Axel Werner - Partner Kienbaum SP

Fausto Alvarez - Partner Kienbaum SP

Deixar comentário.

Share This