Por que acompanhar os resultados da equipe individualmente?

3 minutos para ler

A sua empresa conhece a fundo o desempenho e as potencialidades de cada um dos colaboradores? O acompanhamento de resultados individuais é uma prática essencial para valorizar seu capital humano e obter dele os melhores resultados.

Por mais que a organização preze pela força do coletivo e pelo trabalho em equipe, é no indivíduo que se refletem as potencialidades que sustentarão uma produtividade diferenciada. Então, confira adiante algumas dicas não apenas para acompanhar, mas também promover o desempenho individual superior na sua organização.

O acompanhamento dos colaboradores

Mais do que um lugar-comum, a máxima de que são os colaboradores os responsáveis pelo sucesso de uma empresa é uma realidade concreta. Por isso, é importante investir no desenvolvimento individual dos integrantes de suas equipes de trabalho.

Mas o primeiro passo para isso é justamente avaliar quais são as potencialidades de cada colaborador para definir os pontos que devem ser desenvolvidos. Assim, o diagnóstico precisa considerar tanto as expectativas relativas ao desempenho do indivíduo quanto os resultados efetivamente registrados.

Com base nessa análise, é possível traçar um planejamento mais assertivo para a evolução daquele colaborador na organização, considerando os resultados desejados, a forma como eles podem ser obtidos e o tempo que será demandado.

A importância do PDI

Em linhas gerais, acima foi descrita uma ferramenta utilizada pela área de gestão de pessoas que é conhecida como Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Com ela, é possível traçar uma perspectiva de trajetória do colaborador na organização.

A partir de uma meta preestabelecida e considerando as potencialidades e competências do colaborador, o PDI permitirá determinar como deve ser a evolução dele na empresa de modo alinhado com os objetivos da própria organização.

Nesse planejamento, deverá ser descrito um passo a passo do desenvolvimento do colaborador. Deve-se detalhar quais as habilidades precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas para o alcance de cada etapa e em quanto tempo se espera que a evolução aconteça.

Para o colaborador, o PDI funciona como uma ferramenta de autoconhecimento, que permite a ele visualizar suas perspectivas na carreira e na organização. Serve como elemento de motivação e de desafio, instigando a busca constante de metas claras vinculadas ao seu desenvolvimento.

A oportunidade de reavaliar estratégias

Se, para o colaborador, o processo de desenvolvimento é uma oportunidade clara de crescimento, para a empresa, essa evolução de seu capital humano é uma garantia de solidez. Além de agregar valor à organização, trata-se de uma ferramenta eficiente para auxiliar na atração e na retenção de talentos.

É ainda uma oportunidade para acompanhar a evolução de suas principais estratégias. Quando a avaliação individual demostra um distanciamento expressivo da cultura organizacional desejada, isso pode ser um indicativo de que uma revisão de rumos, no que se refere à gestão de pessoas, é necessária, de modo a não comprometer o alcance dos objetivos macros em longo prazo.

E esses são apenas alguns dos benefícios que se pode conquistar realizando o acompanhamento de resultados individuais de seus colaboradores. Avalie a melhor forma de programar ou aprimorar o processo em sua empresa!

Gostaria de saber mais sobre gestão de recursos humanos? Então, acompanhe nossos perfis nas redes sociais e tenha acesso aos nossos conteúdos. Estamos presentes no LinkedIn, no Facebook e no YouTube!

26 Views
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-