Gestão

Como o outsourcing de serviços pode otimizar os resultados da sua empresa?

 

Como o outsourcing de serviços pode otimizar os resultados da sua empresa?

 

O outsourcing de serviços é uma estratégia comercial muito utilizada por empresas com o intuito de reduzir custos, tornar o negócio eficiente e melhorar a competitividade. A definição do outsourcing é “mandar fazer fora”, ou seja, subcontratar atividades, ou serviços para um terceiro contratado, durante um determinado período de tempo.

Essas funções contratadas podem ser realizadas localmente ou mesmo em um ambiente externo. Até pouco tempo, a função que está sendo terceirizada era considerada não básica para o negócio — como serviços de limpeza, segurança e call center.

Entretanto, com a aprovação da Lei da Terceirização, as empresas têm a possibilidade de contratar trabalhadores terceirizados, independentemente de sua função — estes podem até mesmo prestar serviços nas principais funções da empresa.

Diante dessa oportunidade, neste artigo nós apresentaremos como o outsourcing de serviços pode trazer melhores resultados para o seu negócio e mostraremos como ele pode ser implementado. Vamos lá?

Os benefícios do outsourcing de serviços

O outsourcing permite liberar dinheiro, pessoal, instalações e recursos de uma organização. Isso representa uma importante economia de custos trabalhistas, impostos, energia, entre outros.

Além dessa economia, uma empresa também pode empregar uma estratégia de terceirização para concentrar-se em suas principais competências empresariais, buscando exclusivamente a satisfação do seu cliente.

Dessa forma, ela pode direcionar seus esforços, seus recursos e seu pessoal para aquilo que faz de melhor — o que pode melhorar a eficiência e aumentar sua competitividade.

Quando funções específicas são delegadas a um terceiro, a produção também pode ser simplificada e o tempo reduzido — diminuindo gastos operacionais. Com isso, é criada uma estrutura organizacional com menos hierarquias, mais flexibilidade e mais maleabilidade para adaptar-se rapidamente às novas demandas do mercado.

As principais áreas passíveis de outsourcing

A terceirização possibilita um rápido acesso a tecnologias e especialistas. Atualmente, na prática, qualquer área da empresa pode ser terceirizada — ou mesmo todas elas, sendo as consideradas principais as de planejamento, financeiro, jurídico, administrativo, recursos humanos, comunicação, marketing, vendas, informática, produção e logística.

Assim, o outsourcing pode abranger diversos departamentos de corporações. Uma empresa têxtil familiar pode terceirizar, por exemplo, responsabilidades de contabilidade e recursos humanos para uma empresa independente, por exemplo.

Com o surgimento de tecnologias digitais e a oportunidade do trabalho remoto, o outsourcing surge como investimento em inovação e de crescimento do negócio. Segundo pesquisa do Sebrae, 92% das empresas consultadas entendem que o outsourcing é uma tendência mundial e 93% delas já utilizaram ou utilizam algum tipo de serviço terceirizado.

A implementação do outsourcing de serviços

A decisão de terceirizar deve ser fundamentada pela direção estratégica geral de uma organização, tendo como suporte uma análise operacional detalhada.

Uma estratégia bem-sucedida de outsourcing começa com uma lista de oportunidades claramente definidas, além de metas mensuráveis para monitorar o progresso, tomar medidas corretivas e projetar o desempenho no futuro.

Essas oportunidades indicam os motivos que justificam um programa de terceirização, identifica vantagens competitivas e fornecem uma estrutura de trabalho para tomar decisões sobre o mercado com o qual trabalhar, o modelo de terceirização a ser usado, quais projetos terceirizar e quais níveis de risco a empresa deve assumir.

Com essa avaliação, fica mais fácil identificar potenciais parceiros, determinar a extensão, as atividades e os meios de controle dessa parceira. Dessa forma, a integração com os outros processos existentes na empresa se torna mais fluída e com mais chances de sucesso.

Embora existam obstáculos e dificuldades envolvidos em uma estratégia de outsourcing de serviços, os benefícios potenciais superam os riscos. Mesmo que a terceirização em larga escala não seja uma opção para a sua empresa agora, essa estratégia amplia suas capacidades para atender a uma variedade de demandas dentro de um ambiente de negócios cada vez mais mutável, competitivo e global.

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Sobre o autor

Kienbaum Consultoria

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Axel Werner - Partner Kienbaum SP

Fausto Alvarez - Partner Kienbaum SP

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