Executivos e o setor de RH: entenda as expectativas dessa relação
O setor de RH de uma empresa enfrenta desafios diários, afinal, não é uma tarefa simples lidar com diferentes profissionais e suas variáveis. Além disso, vale mencionar que as funções de assessoria, recrutamento, planejamento e controle da produtividade impactam diretamente todos os setores de uma empresa.
Elaboramos este artigo para ajudá-lo a identificar o que uma área de recursos humanos precisa considerar como pontos essenciais para atingir as expectativas de diretores e gestores. Leia nosso post e entenda as expectativas dessa relação!
Contar com profissionais capacitados
Profissionais de RH precisam ter habilidades e a capacidade de selecionar os colaboradores que realmente tragam competências técnicas para ocupar os cargos em aberto. Certamente, essa é a primeira expectativa dos executivos em relação ao setor.
É preciso analisar bem os talentos que tenham mais do que o perfil para a vaga, mas também tenham afinidade com a cultura da empresa.
O primeiro passo é filtrar muito bem os currículos, pois um processo seletivo pode ser feito em muitas etapas. Também é necessário direcionar os candidatos mais capacitados para as etapas sucessivas, sem perder a oportunidade de contratação de talentos mais destacados para outras empresas.
Inovar com o uso da tecnologia pode facilitar esse processo, como a seleção realizada por meio da Internet e com o uso de vídeos ou questionários.
Desenvolver e reter talentos
Se encontrar um profissional excelente é a primeira expectativa a ser atingida, desenvolvê-lo e retê-lo na empresa é a segunda. Logo, o profissional do RH deve certificar-se de que a empresa oferece as melhores condições de trabalho, proporcionando-lhe benefícios e um clima organizacional agradável e receptivo.
É interessante trabalhar a motivação desse colaborador, impulsionando-o a crescer em sua profissão. Atingir essa expectativa confere ao setor de RH um bom reconhecimento e maior credibilidade.
Assumir uma postura mais estratégica
Quando os profissionais de RH assumem uma postura mais estratégica, os processos se tornam otimizados. É preciso conhecer a fundo a organização para oferecer resultados de forma ativa. O departamento não precisa ser visto apenas como um setor de apoio.
Um bom RH deve enxergar além do processo. Vale observar as variáveis importantes para a empresa, como lucro, concorrência, receita, entre outros, para que a missão da organização seja atingida.
É possível construir métricas alinhadas às necessidades da empresa, criando oportunidades e oferecendo ferramentas estratégicas, como treinamentos com ótimas perspectivas de resultados.
Criar canais efetivos de interação
A comunicação é um fator fundamental para o funcionamento de uma empresa: nenhum profissional estará dissociado dos demais. O diálogo e a monitoração do andamento dos projetos conferem maior fluidez para os processos, aumentando a produtividade.
O setor de RH pode estabelecer conexões, garantindo que todos os colaboradores tenham conhecimento amplo a respeito dos objetivos da empresa. Promove-se a consciência de que cada profissional faz a diferença como parte de algo maior.
Contar com meios de comunicação ativos e bem alimentados por informações é uma solução para alcançar essa aproximação e viabilizar a interação entre os diferentes setores.
Também é fundamental fomentar a liberdade para os colaboradores se manifestarem, seja para dúvidas, sugestões ou reinvindicações. Isso também faz parte do engajamento.
Todas essas expectativas podem ser atingidas, e os resultados podem ser potencializados com a contratação de profissionais especializados no setor de RH.
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