Gestão

Executivos e o setor de RH: entenda as expectativas dessa relação

O setor de RH de uma empresa enfrenta desafios diários, afinal, não é uma tarefa simples lidar com diferentes profissionais e suas variáveis. Além disso, vale mencionar que as funções de assessoria, recrutamento, planejamento e controle da produtividade impactam diretamente todos os setores de uma empresa.

Elaboramos este artigo para ajudá-lo a identificar o que uma área de recursos humanos precisa considerar como pontos essenciais para atingir as expectativas de diretores e gestores. Leia nosso post e entenda as expectativas dessa relação!

Contar com profissionais capacitados

Profissionais de RH precisam ter habilidades e a capacidade de selecionar os colaboradores que realmente tragam competências técnicas para ocupar os cargos em aberto. Certamente, essa é a primeira expectativa dos executivos em relação ao setor.

É preciso analisar bem os talentos que tenham mais do que o perfil para a vaga, mas também tenham afinidade com a cultura da empresa.

O primeiro passo é filtrar muito bem os currículos, pois um processo seletivo pode ser feito em muitas etapas. Também é necessário direcionar os candidatos mais capacitados para as etapas sucessivas, sem perder a oportunidade de contratação de talentos mais destacados para outras empresas.

Inovar com o uso da tecnologia pode facilitar esse processo, como a seleção realizada por meio da Internet e com o uso de vídeos ou questionários.

Desenvolver e reter talentos

Se encontrar um profissional excelente é a primeira expectativa a ser atingida, desenvolvê-lo e retê-lo na empresa é a segunda. Logo, o profissional do RH deve certificar-se de que a empresa oferece as melhores condições de trabalho, proporcionando-lhe benefícios e um clima organizacional agradável e receptivo.

É interessante trabalhar a motivação desse colaborador, impulsionando-o a crescer em sua profissão. Atingir essa expectativa confere ao setor de RH um bom reconhecimento e maior credibilidade.

Assumir uma postura mais estratégica

Quando os profissionais de RH assumem uma postura mais estratégica, os processos se tornam otimizados. É preciso conhecer a fundo a organização para oferecer resultados de forma ativa. O departamento não precisa ser visto apenas como um setor de apoio.

Um bom RH deve enxergar além do processo. Vale observar as variáveis importantes para a empresa, como lucro, concorrência, receita, entre outros, para que a missão da organização seja atingida.

É possível construir métricas alinhadas às necessidades da empresa, criando oportunidades e oferecendo ferramentas estratégicas, como treinamentos com ótimas perspectivas de resultados.

Criar canais efetivos de interação

A comunicação é um fator fundamental para o funcionamento de uma empresa: nenhum profissional estará dissociado dos demais. O diálogo e a monitoração do andamento dos projetos conferem maior fluidez para os processos, aumentando a produtividade.

O setor de RH pode estabelecer conexões, garantindo que todos os colaboradores tenham conhecimento amplo a respeito dos objetivos da empresa. Promove-se a consciência de que cada profissional faz a diferença como parte de algo maior.

Contar com meios de comunicação ativos e bem alimentados por informações é uma solução para alcançar essa aproximação e viabilizar a interação entre os diferentes setores.

Também é fundamental fomentar a liberdade para os colaboradores se manifestarem, seja para dúvidas, sugestões ou reinvindicações. Isso também faz parte do engajamento.

Todas essas expectativas podem ser atingidas, e os resultados podem ser potencializados com a contratação de profissionais especializados no setor de RH.

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Sobre o autor

Kienbaum Consultoria

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Axel Werner - Partner Kienbaum SP

Fausto Alvarez - Partner Kienbaum SP

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