Desenvolvimento

Saiba porque o bom gerenciamento de capital intelectual é importante

Bons gestores, executivos e empresários, costumam dizer que o maior valor de uma empresa são as pessoas. Essa afirmação torna-se ainda mais verdadeira se pensarmos no que essas pessoas trazem para a instituição, algo que vai muito além da força de trabalho: pessoas trazem consigo suas experiências e seus conhecimentos, sua vontade e seu compromisso, formando o chamado capital intelectual.

Trata-se, portanto, de um ativo intangível que somente pode ser mensurado com a utilização de métodos e estratégias específicas para que seja gerenciado.

Neste post, vamos mostrar como é importante gerenciar adequadamente o capital intelectual nas empresas. Confira!

Como gerenciar o capital intelectual

Com a evolução dos setores produtivos, o capital intelectual tornou-se de enorme importância, sendo que as empresas precisam se adequar para reter seus talentos. Um funcionário que se demite não representa a perda apenas de mão de obra, afinal, com ele vão embora suas experiências, habilidades e conhecimentos. Perde-se, portanto, capital intelectual.

Assim, uma das principais preocupações do gerenciamento de capital intelectual é a retenção de talentos. A seguir, listamos duas práticas que podem ajudar você a manter essas mentes no seu quadro de funcionários e que tornarão a gestão desse ativo muito mais eficaz.

1. Mantenha seus processos estruturados

Manter uma boa estruturação dos processos permite que todo o funcionamento da empresa seja registrado, além de garantir a segurança das informações.

Quando se tem os processos estruturados e os colaboradores capacitados para colocá-los em prática, a qualidade dos produtos e serviços vai sempre superar expectativas. Então, a revisão de tais processos deve ser proposta apenas no contexto de melhoria contínua, levando sempre em consideração o capital intelectual de que a empresa dispõe.

2. Tenha uma comunicação eficaz

Problemas de comunicação costumam ter um impacto muito grande em qualquer organização, mas naquelas que contam com uma equipe de elevado conhecimento, isso toma proporções ainda maiores.

Dessa forma, ter clareza nas informações e processos, manter uma política de feedbacks periódicos e oportunos e dispor de canais que permitam a difusão e o compartilhamento de conhecimento são práticas importantíssimas para o gerenciamento do capital intelectual.

Como desenvolver o capital intelectual

O capital intelectual da sua empresa cresce com o desenvolvimento de seus colaboradores. Dessa forma, investir na formação das pessoas pode trazer muitos benefícios para a corporação. Veja algumas iniciativas que podem ajudar a desenvolver sua equipe.

Identifique o potencial da equipe

Identificar de forma inequívoca as potencialidades de cada funcionário, segundo suas experiências e seu conhecimento prévio, permite que eles sejam direcionados às tarefas  e desafios mais adequadas ao seu perfil. Isso garante um efeito imediato, que é a maior eficiência na entrega de resultados, mas, a longo prazo, é possível ainda que o colaborador, mais motivado por ter todo seu potencial aproveitado, otimize os processos produtivos. Para identificar o potencial dos colaboradores, uma boa iniciativa é promover um processo de assessment, através de uma consultoria especializada. 

Invista na capacitação dos colaboradores

Para ampliar o capital intelectual da sua empresa, nem sempre será necessário contratar novos colaboradores com outras habilidades. Muitas vezes, é possível desenvolver a equipe que você já tem para que ela atue da forma que a organização precisa.

Assim, é preciso conhecer muito bem os seus funcionários, a fim de saber quais habilidades podem ser ampliadas e de que forma isso vai ocorrer. Também é fundamental ter uma cultura de busca pelo conhecimento que incentive cada um a se desenvolver de forma autônoma. As empresas hoje precisam de colaboradores que aprendam de forma ágil.

A boa gestão do capital intelectual demanda procedimentos especiais, desde o recrutamento e seleção dos colaboradores, até a sua manutenção e o desenvolvimento contínuo de suas habilidades e conhecimentos. Assim, contar com uma ajuda especializada pode ser essencial para que a sua empresa tenha sucesso nessa missão.

Para saber mais formas de desenvolver pessoas no ambiente corporativo, leia este artigo do nosso blog. São informações valiosas para continuar seu estudo sobre o assunto!

Sobre o autor

Kienbaum Consultoria

Kienbaum Consultoria

Axel Werner - Partner Kienbaum SP

Fausto Alvarez - Partner Kienbaum SP

3 comentários

  • Poucos gestores dão importância para o capital intelectual da sua empresa, neste artigo você demostra muito bem a importância de tal. Obrigado por compartilhar esse conhecimento!

    • Guilherme obrigado pelo comentário. Passando para os nossos clientes e leitores, não só a importância do capital intelectual, mas a valorização do capital humano como um todo.
      Continue acompanhando nossas postagens. Já assinou nossa newsletter? Assim você recebe todos os nossos conteúdos.

Deixar comentário.

Share This