O que é e qual a finalidade do Design Organizacional? Entenda!
O mundo atual caracteriza-se por uma constante esfera de transformação. O ambiente geral que envolve as organizações é mutável e dinâmico. Por isso, exige ampla capacidade de adaptação como requisito básico de sobrevivência. O design organizacional é uma resposta às mudanças — é uma ferramenta usada no processo de traçar, definir e ajustar estruturas para garantir que os objetivos das organizações sejam alcançados.
É importante lembrar que essa estratégia não terá valor se não for amplamente difundida e comunicada a todos os membros da organização que estão envolvidos nesse processo. Só assim servirá como fio condutor da transição e das adaptações necessárias. Neste post você poderá entender melhor o que é design organizacional.
Finalidade do design organizacional
O design organizacional busca otimização nos processos produtivos de melhoria da qualidade e agilidade na logística de desempenho organizacional, objetivando rapidez de resposta na tomada de decisões.
Também procura estruturar a equipe para atender a demanda da empresa. O time fica alinhado ao projeto que será desenvolvido, criando uma rede de trabalho, tudo isso para oferecer a seus clientes produtos ou serviços, no menor prazo possível, em um cenário de grande competitividade.
O design organizacional é responsável por essa mudança, ele analisa o projeto que será realizado e indica o processo mais eficaz a ser implantado no desenvolvimento dos funcionários. Além disso, mensura o resultado do investimento em capacitação e desenvolvimento feito nos profissionais de sua equipe.
Os benefícios desse procedimento trazem aumento da eficácia organizacional, melhoria da imagem da empresa, reduzem a rotatividade de pessoas, ampliam as habilidades dos funcionários, elevam o lucro, reduzem os custos etc.
Ao apresentar a confirmação positiva dos resultados obtidos, o designer organizacional — profissional da área de recursos humanos — mostra que está com seus programas de treinamento e desenvolvimento alinhados com as estratégias da empresa.
O resultado obtido por esse processo é a otimização da produtividade dos profissionais, que passam a apresentar um retorno em resposta ao treinamento oferecido, atendendo as necessidades e os objetivos da instituição.
Benefícios do design organizacional
É importante destacar que o design organizacional não estabelece um padrão a ser seguido. Cada empresa definirá o caminho para enfrentar as turbulências e aproveitará os seus recursos e competências, baseando-se em análises feitas para saber qual estratégia deve ser implementada.
Os processos utilizados abrem oportunidades de melhorias de desempenho na estrutura organizacional, ou seja, incluem tecnologia e pessoas — técnica e comportamento —, estando permanentemente voltados para a manutenção de um ambiente organizacional equilibrado. Por meio desse método, são gerados resultados em todos os níveis da empresa, o que auxilia nas tomadas de decisões e na gestão de pessoas.
Existe um erro a ser destacado: as empresas não estão sabendo investir em seus funcionários. Pessoas são a chave de todos os processos organizacionais, por isso, é imprescindível entender as expectativas de sua equipe para poder investir nas competências, identificando os conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários para a execução das atividades de um determinado cargo ou de uma função.
Confira, abaixo, algumas atitudes que podem mudar esse cenário.
Alinhar o modelo de negócios aos objetivos da organização
O design organizacional sabe que as empresas nascem com propósitos, objetivos e metas a serem alcançadas. Assim sendo, entende e utiliza dentro da organização ferramentas de motivação e treinamentos que qualifiquem o crescimento e o surgimento de talentos na empresa.
Esse é um dos objetivos da organização: rever os processos e concretizar um padrão que atenda as mudanças desejadas. Isso acontece quando ocorre no ambiente da organização uma mudança cultural — facilitando as decisões de maneira precisa.
Concentrar mais atenção nas pessoas
O designer organizacional é o profissional da área de recursos humanos que atua com um olhar diferenciado e procura entender o comportamento das pessoas, esse é o seu principal desafio.
Ele incentiva os colaboradores e ajusta simultaneamente as exigências estratégicas da empresa às práticas e estruturas organizacionais. Mantém uma sintonia fina dos colaboradores com os propósitos e objetivos da organização.
Essa é uma das fases mais importantes desse processo: fazer com que a empresa considere os profissionais de sua instituição. Nem todo gestor consegue entender que ao treinar e desenvolver os seus empregados, resultados positivos serão gerados para a empresa.
Derrubar barreiras entre setores
O design organizacional faz com que as organizações adotem práticas e mecanismos capazes de mensurar se o modelo adotado no atual negócio está alinhado às metas originais traçadas.
É necessário, porém, que esse ponto sempre esteja em constante observação, e se for preciso, o responsável deverá revisar os processos frequentemente. Por vezes ocorre a necessidade de realizar uma quebra de barreiras entre os diversos setores, para dar celeridade às operações. Nesse caso, o design organizacional faz com que haja mais flexibilidade e cooperação entre as pessoas.
Oferecer soluções efetivas para resolver os problemas
As empresas estão promovendo mudanças com grande velocidade em suas estruturas organizacionais, visando à competitividade no mercado.
Por essa razão, as instituições estão buscando a orientação do design organizacional, para que sejam implantados novos métodos de treinamento, capacitação e desenvolvimento de seus profissionais.
Com isso, as organizações saem de uma visão tradicional e passam a adotar estruturas baseadas em equipes formadas por empregados com diversas funções e cargos — melhorando a interação entre o grupo e gerando vantagens eficazes.
Auxiliar na tomada de decisão
A agilidade proporcionada pelo design organizacional garante a rapidez de resposta e de tomada de decisão. Além do mais, a quebra de barreiras nos setores aumenta a possibilidade de uma interação entre os colaboradores da empresa.
Considerando todas as características e diferenciais que o designer organizacional precisa ter na sua função, percebe-se que gerenciar conflitos é antes de tudo um exercício contínuo.
Esse profissional investe no ambiente de trabalho, buscando integração e diversidade nas suas equipes. Além disso, também contribui para reforçar e disseminar a cultura da empresa. O resultado é uma organização fortalecida, com colaboradores focados e qualificados, que procuram sempre soluções rápidas para os problemas que eventualmente vierem a ocorrer.
Viu como o design organizacional é imprescindível para o desenvolvimento e o crescimento adequado dos colaboradores de uma empresa? Ele é uma ferramenta muito importante para que as organizações alcancem sucesso por meio de uma reeducação realizada na estrutura institucional.
Gostou de entender mais sobre o design organizacional e os benefícios de sua implantação nas empresas? Então, deixe um comentário contando qual das vantagens citadas você considera mais relevante!
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Parabéns, Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Olá Marcos! Muito obrigada pelo comentário, ficamos felizes que o conteúdo lhe foi útil. Não se esqueça de assinar nossa newsletter e nos acompanhar nas redes sociais!
Amei seu blog 🙂 Parabéns!!!
Olá Bélit! Muito obrigada pelo comentário, ficamos felizes que o conteúdo lhe foi útil. Não se esqueça de assinar nossa newsletter e nos acompanhar nas redes sociais!
I have fun with, cause I discovered exactly what I used to
be having a look for. You’ve ended my 4 day long hunt!
God Bless you man. Have a great day. Bye
Peculiar article, exactly what I wanted to find.
I like the valuable info you provide in your articles.
I will bookmark your weblog and check again here frequently.
I’m quite sure I will learn many new stuff right here!
Good luck for the next!