NewPlacement: entenda o que é e como funciona na Kienbaum

NewPlacement
7 minutos para ler

A dinamicidade da era tecnológica reflete no mercado de trabalho, exigindo do profissional autoconhecimento e direcionamento quanto ao futuro. Essa demanda é particularmente sentida por aqueles que precisam se reposicionar em tal cenário quando desligados da empresa.

O NewPlacement é metodologia de assessoria e orientação de carreira capaz de lidar com esse momento sensível de transição, primando tanto pela imagem da corporação quanto pelo amparo ao colaborador dispensado. Quer saber mais sobre o tema e suas vantagens? Então, siga conosco nessa leitura.

O que é o NewPlacement?

Esse método alemão promove a reinserção do indivíduo no mercado de trabalho utilizando como base o coaching de carreira e o planejamento estratégico. Entre os serviços oferecidos pelo NewPlacement estão a lapidação do currículo, o resgate de networking, a descoberta de interesses e expectativas, bem como o mapeamento de empresas-alvo se a pessoa quiser voltar ao setor corporativo.

Caso a sua intenção seja empreender, o programa também ajuda com a estruturação de seu negócio: pesquisa o segmento e a concorrência, elabora plano de ação e define o investimento necessário. Os produtos e serviços a serem desenvolvidos, assim como os canais de distribuição, também são abordados pelo NewPlacement.

As opções no mercado de trabalho são muitas, demandando do profissional autoconhecimento, foco e ação para entender seu momento atual, planejar o futuro e correr atrás dele. Dessa forma, uma consultoria de qualidade potencializa essa descoberta e alinha as expectativas, elucidando o caminho até o objetivo traçado.

Como funciona o NewPlacement?

Segundo dados do IBGE, 58 mil vagas de empregos formais foram fechadas no Brasil entre agosto e outubro de 2018. Quem passa por essa situação precisa se readequar à demanda do mercado de trabalho, necessidade facilitada pelo NewPlacement, que avalia as condições de empregabilidade do indivíduo pela análise precisa de seu perfil.

Soluções personalizadas

Fatores como idade, cargos ocupados e tempo na empresa reverberam na conduta e mentalidade do indivíduo, destacando postos e tarefas mais adequados ao seu feitio.

Logo em sua primeira fase, o NewPlacement dá enfoque à conduta do profissional na função até então desempenhada, seus erros e acertos, evidenciando os pontos falhos em seu comportamento a serem evitados em oportunidades futuras.

A intenção é assimilar o motivo do desligamento, entender o momento presente, criar uma identidade ao sujeito e fazer a gestão de suas expectativas na carreira.

A solução personalizada o ensina a vender seus resultados, principalmente na hora de colocá-los no currículo. O enfoque está em quais foram os objetivos atingidos, como foram alcançados e em qual contexto se deu a conquista, despertando o interesse de possíveis empregadores.

Planejamento financeiro

A ruptura com a empresa é sentida nos três primeiros meses após o desligamento, e a preocupação financeira é um dos fatores que mais assolam o indivíduo em transição de carreira.

A reinserção no mercado de trabalho pode não ocorrer instantaneamente — na realidade, estima-se o tempo médio de 2 anos até ela ser estabelecida. O coaching promove o autoconhecimento necessário, e o planejamento estratégico elabora os passos a serem tomados até o objetivo estabelecido.

Contudo, é preciso ir além e verificar o fôlego do profissional para financiar seu plano, e o NewPlacement o orienta inclusive nessa etapa.

As finanças do indivíduo são suficientes para os seus projetos? Quanto ele pode investir caso queira empreender? Quanto o empreendimento desejado requer? Como manter seu bem-estar e qualidade de vida até ele ser contratado? A metodologia alemã responde a todas essas indagações.

Tecnologia e ferramentas

Como se não bastasse todo o preparo e organização propiciados, o NewPlacement tem recursos digitais integrados no acompanhamento de seus processos. Assim, a consultoria atende à necessidade do mercado corporativo de inserir a tecnologia em seu cotidiano.

A plataforma online permite o acompanhamento do desempenho do profissional em tempo integral, permitindo a visualização das tarefas e de todo o planejamento firmado.

O NewPlacement oferece tutoriais no LinkedIn e treina o indivíduo para recorrer a seus contatos nessa etapa de transição, inclusive, simulando entrevistas para melhorar sua assertividade. Portanto, contar com uma consultoria de atuação global para desenvolver esse programa permite a prospecção de oportunidades a nível internacional, redimensionamento significativo na carreira.

Quais são os impactos do NewPlacement?

Sua empresa tem tanto a ganhar quanto o funcionário desligado, cujo ciclo profissional é remodelado. A metodologia alemã pode ser contratada tanto pelo particular quanto pela organização, que promove sua imagem perante os demais colaboradores.

Motivos para investir

Ao optar pelo NewPlacement a companhia promove seu endomarketing, melhorando a forma como o público interno a avalia. A equipe sente a valorização dada ao capital humano quando é oferecida essa atenção especial ao indivíduo desligado.

A diretoria, ao conferir a ética e transparência desse procedimento, cria o exemplo, fortalece sua governança corporativa e deixa claro os valores do negócio. Consequentemente, o engajamento e satisfação dos trabalhadores aumenta, refletindo no clima organizacional e na integração promovida e melhorando o desempenho e produtividade do time.

A boa conduta não chama a atenção apenas da equipe interna, mas também do mercado, fazendo do NewPlacement uma ferramenta de employer branding. Dados do LinkedIn atestam que 75% das pessoas que estão em busca de emprego pesquisam sobre a companhia antes mesmo de se candidatarem à vaga.

Profissionais renomados, de alto conhecimento técnico e experiência na área passam a visualizar sua empresa como um lugar bom para se trabalhar, de consolidada cultura organizacional — imagine os resultados a serem conquistados com esses indivíduos na folha de pagamento.

Além do mais, o employer branding estimulado pela metodologia alemã ainda é capaz de remodelar configurações internas, melhorar o processo de carreiras da sua companhia e reter talentos. As percepções do colaborador dispensado dizem muito sobre o empregador e ambiente de trabalho, possibilitam a identificação de gargalos e falhas estruturais no quadro de funcionários.

Investimento de qualidade

Quem conduzir o NewPlacement é tão importante quanto o procedimento em si. A empresa, ao contratar alguém especializado para cuidar do sensível processo de desligamento, assegura a qualidade da análise a ser realizada.

Uma consultoria eficiente tem percepção neutra sobre a organização, visualiza suas tarefas e rotinas de trabalho por outra perspectiva, trazendo um olhar externo imparcial. Seu diagnóstico pode suscitar equívocos não visualizados pela companhia, mascarados pela habitualidade das atividades desenvolvidas, práticas rotineiras e tendenciosas.

A partir daí o aperfeiçoamento é traçado com as intenções do cliente, planejamento estruturado e organizado pela consultoria, cujo foco é resolver problemas e apresentar resultados.

As relações trabalhistas e o modelo de funcionamento no mercado sofreram forte influência da globalização, demandando práticas eficientes e customizadas como o NewPlacement. Como você já sabe quais são os benefícios dessa metodologia em sua empresa, que tal aderir o método com uma consultoria de atuação global?

Nossos programas exclusivos e com preços acessíveis geram o alto nível de satisfação dos nossos clientes. Portanto, entre em contato conosco e vamos, juntos, planejar seu futuro.

74 Views
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-