Executive search: 4 desafios do recrutamento de executivos e como vencê-los

executive search
7 minutos para ler

Nos últimos anos, algumas mudanças de estratégias são facilmente notadas quando o assunto é o processo de atração, análise e seleção de profissionais para ocupar um cargo executivo, também denominado de Executive Search. Esse procedimento requer alguns métodos diferenciados, como a contratação de uma consultoria especializada para desempenhar esse serviço com qualidade e agilidade.

Durante esse processo é importante limitar o risco financeiro com admissões ineficientes e equivocadas, como também impulsionar o desenvolvimento da organização com o executivo certo. São esses profissionais de alto nível que garantirão ao sistema organizacional, o êxito e trarão alinhamento e crescimento desejado pela empresa.

Você quer entender a importância do recrutamento de executivos e os seus desafios? Então, continue lendo!

Qual a importância do Executive Search?

O Executive Search consiste em uma procura personalizada, ou seja, a empresa busca contratar um executivo com competências, capacidades e habilidades específicas para preencher de forma estratégica uma vaga — visando alcançar os objetivos, metas e sucesso da organização interna e externamente.

Para esses cargos estratégicos, além da alta qualificação dos profissionais, é imprescindível criatividade e capacidade de criar soluções estruturadas possíveis e viáveis a partir de situações preexistentes. Essas competências são valorizadas e desejadas por muitas organizações e, portanto, alguns dos profissionais que apresentam essas habilidades e alta performance são muito cobiçados.

O Executive Search é vital para a sustentabilidade e sucesso da empresa e, por isso, em geral, são conduzidos por consultores profissionais e confiáveis para que a qualidade das contratações sejam inestimáveis no que diz respeito ao que se produz e se alcança na organização.

Quais são os principais desafios nesse recrutamento?

1. Falta de atualização e inovação no recrutamento de executivos

Um dos principais desafios é romper com o passado, deixar de lado alguns conceitos e experiências tradicionais e criar soluções inovadoras, adotando novas formas ao negócio. A contratação de uma consultoria especializada em gestão de pessoas é exatamente o que uma organização precisa quando está em busca de um executivo de alto escalão.

Encontrar o executivo com as habilidades, competências e características para preencher um determinado cargo é complexo, sendo necessário implementar a expertise de uma consultoria, cuja visão imparcial priorizará os interesses das suas necessidades e atrairá de forma estratégica esse profissional.

2. Seleção e contratação de profissionais sem qualificação

Esse desafio pode ser tanto pela falta de critérios como pela seleção pautada em uma indicação. Além disso, associada à seleção e contratação de profissionais não qualificados encontram-se os seguintes aspectos que impedem, muitas vezes, que a organização atinja patamares mais elevados, somado aos prejuízos financeiros e de tempo proporcionados pelo recrutamento ineficaz. São eles:

  • falta de engajamento com a cultura da empresa e a equipe de trabalho;
  • falta de habilidade comportamental;
  • profissionais que não sabem liderar, motivar, engajar e mensurar seus colaboradores.

Como vencer os desafios dessa contratação?

A gestão de pessoas está diretamente ligada à atração e retenção desses profissionais. É fundamental entender o que as empresas buscam, sendo importante também conhecer as novas regras do mercado de trabalho, as novas ferramentas tecnológicas e as inovações no processo de recrutamento.

Com um leque de opções e a amplitude de profissões existentes, saber analisar quais são os fatores indispensáveis para atender todas as exigências desse mercado tão concorrido é o foco das estratégias organizacionais. Esse processo envolve tempo e custos, então, seja preciso ao construir o perfil dessa vaga em aberto.

1. Identifique quais competências são necessárias para o cargo

É imprescindível entender o cenário atual e o futuro que a organização demanda, qual o motivo do gap, o perfil da equipe atual e do executivo da função em aberto. A finalidade é fazer um relatório com as características corretas às exigências do cargo e que se encaixe com os diversos critérios desejados pela empresa.

Com total nitidez dentro do processo de Executive Search, o consultor terá a missão de entender, investigar e conhecer profundamente a cultura da empresa, quais os novos projetos e o que ela precisa para buscar por novos CEOs ou, até mesmo, quando há necessidade de substituição deles.

Assim, poderão ser selecionados os melhores talentos e profissionais de alta performance do mercado e recomendá-los para a empresa. A consequência é a entrega com alto grau de precisão e um posicionamento seguro na contratação.

2. Faça contatos que proporcionem relocação

É importante manter contato com outros recrutadores, afinal, não sabemos o dia de amanhã e o atual cenário econômico e político do país gera um grande número de pessoas que estão em busca de novas oportunidades. Os serviços desempenhados por uma consultoria garante discrição, principalmente quando os profissionais ainda estão empregados.

Esse contato não revela o candidato e ainda é possível fazer uma análise do currículo, verificar suas competências, habilidades, estilo de desempenho, suas potencialidades e se o perfil é adequado às necessidades da organização.

3. Utilize técnicas para evidenciar as qualidades do ambiente e da organização

Com estratégias voltadas para a atração do candidato a consultoria deverá mostrar que vale a pena assumir o cargo na empresa. O Executive Search trabalha precisamente com uma procura ativa, incluindo aqueles profissionais que já estão empregados, mas, que podem ter uma nova experiência compensatória em sua organização.

Em muitas ocasiões o executivo ideal para o seu quadro de profissionais já está empregado. Sendo assim, ele não terá o hábito de analisar as vagas de emprego, ou seja, não entrará em contato com você. No entanto, a consultoria faz esse trabalho e oportuniza uma proposta, benefícios e um ambiente agradável como fator estimulante.

4. Atente para o alinhamento com as aspirações profissionais

Como e por que alinhar os propósitos pessoais e profissionais? Você deve definir e saber qual caminho a seguir e procurar estruturar os objetivos de carreira que a organização necessita e está buscando. 

Quando as metas do executivo estão alinhadas com a da empresa, elas permitem que ele se mantenha engajado e motivado com a direção da companhia. O recurso do assessment tem contribuído muito na identificação de conhecimentos, habilidades e atitudes.

Tanto para a organização como para o CEOs é importante que as expectativas de ambos sejam claras e transparentes. Por isso, é valioso contar com uma consultoria especializada a fim de adequar, por meio de treinamento e desenvolvimento, as aspirações profissionais com o planejamento estratégico organizacional em busca de objetivos em comum.

Fica evidente que um cargo de alta performance exige, rapidez e eficácia no recrutamento, e essa contratação requer uma análise minuciosa que somente uma empresa especializada pode fazer, atendendo às expectativas e necessidades da sua organização por meio da eficiência no processo de Executive Search.,

Gostou de compreender mais sobre Executive Search? Então, aproveite a visita ao blog e assine nossa newsletter, assim você terá mais informações e conteúdos relevantes que poderão ajudá-lo na gestão de sua empresa.

38 Views
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-