Executive search: 6 motivos para contratar uma consultoria especializada

executive search
9 minutos para ler

Vivemos em uma época na qual não é difícil para uma organização encontrar profissionais para o seu processo seletivo. A internet — mais especificamente, as redes sociais — facilitou essa busca. No entanto, essa acessibilidade não garante que a empresa acertará na contratação, mas o executive search, sim.

O que é o executive search? Como ele funciona? Que benefícios ele pode trazer para uma empresa? Acompanhe o nosso artigo e descubra!

Como funciona o executive search?

Ao traduzir o nome executive search para o português, entendemos melhor o seu objetivo, que é encontrar um executivo. Contudo, essa busca é personalizada, pois envolve localizar um profissional para cumprir uma missão específica dentro de uma organização.

Assim, o executive search difere de um processo de recrutamento e seleção tradicional. Enquanto o último foca na busca por um trabalhador que seja compatível com a cultura interna e um cargo na empresa, o primeiro é mais restrito.

Ou seja, a empresa tenta encontrar em um executivo uma competência específica para suprir uma necessidade real do negócio. Essa habilidade nem sempre é facilmente identificada por meio de um currículo.

Por que contratar uma consultoria especializada?

Devido à complexidade do executive search, muitas instituições resolvem contratar uma empresa especializada nesse processo. E há muitas vantagens nisso. Vejamos algumas delas.

1. Acompanhar a inovação

O mundo corporativo está em constante mudança. E isso é ótimo! Entretanto, traz alguns desafios. Por exemplo, a todo instante surgem novos conhecimentos, técnicas e métodos que aprimoram o modelo comportamental das empresas.

Desse modo, são feitas novas exigências para os profissionais, como adquirir uma habilidade, ter vivência em determinada área, gerenciar pessoas de modo mais eficiente e até desenvolver ou evitar alguns hábitos comportamentais.

Além disso, surgem novas funções e cargos. E, com o tempo, as competências que determinada posição na empresa exigia acabam mudando. Sendo assim, encontrar um profissional qualificado e em sintonia com as transformações sofridas dentro e fora da organização é algo que precisa ser feito por especialistas no executive search.

2. Economizar no processo de contratação

Um processo de recrutamento e seleção envolve tempo e custos financeiros. No entanto, o prejuízo é maior quando acontece um erro de contratação. Nesse caso, a empresa perde o profissional, o trabalho que ele realizou na organização e o investimento com a sua admissão.

Além disso, a instituição arca com o prejuízo de não ter um profissional compatível com a função. Ele dificilmente agregará valor ao negócio, não dará bons resultados e terá baixo rendimento. Todos esses fatores, juntos, impactarão negativamente na empresa.

O contrário também é verdadeiro. Com o executive search, a organização terá uma chance maior de acertar na contratação. Como consequência disso, o negócio aumentará o seu desempenho e os seus lucros financeiros.

3. Encontrar soluções e não apenas novos profissionais

Com a ajuda de uma empresa especialista no executive search, é possível ir além de apenas achar um candidato, e sim encontrar uma solução para as demandas da empresa. Então, o primeiro passo será conhecer as necessidades que a organização apresenta.

Diante disso, é fundamental descobrir que tipo de executivo a empresa deseja contratar. Para isso, a Kienbaum — empresa especialista em executive search —, em harmonia com a instituição, analisa algumas possíveis necessidades, como:

  • perfil comportamental;
  • perfil de competências;
  • perfil estratégico;
  • modelo de gestão a ser exercida;
  • cenário enfrentado pela empresa, como expansão de negócios, ruptura, reestruturação etc.

 4. Ampliar o networking

Muitas vezes, os bons profissionais não veem um anúncio de vaga de trabalho na internet. Outros não são tão acessíveis no momento de aceitar oportunidades de empresas que não conhecem.

No entanto, a vivência da Kienbaum no mundo corporativo, devido aos muitos anos em que trabalha na área de consultoria, faz com que ela tenha um bom networking.

Com a ajuda da Kienbaum, a empresa terá acesso a talentos profissionais que não teria de outra forma.

5. Estruturar o processo seletivo

Saber conduzir um processo seletivo pelas suas diversas etapas com o executive search é um dos benefícios de contratar uma empresa especialista. Mas quais são as etapas do executive search da Kienbaum?

De início, é feita uma reunião com a empresa contratante. Nesse encontro, são analisadas profundamente as estratégias do negócio. Após esse momento, é definido o perfil curricular do profissional desejado e o perfil transformacional, ou seja, o que esse candidato terá de mudar na organização.

Daí inicia-se um processo de seleção de seis semanas. Nessa etapa estão incluídas as seguintes ações:

  • identificação de candidatos;
  • entrevistas telefônicas; 
  • geração de reports para a instituição contratante.

Em seguida, há a fase de entrevistas com os profissionais mais qualificados para ocupar a função executiva. Durante essas interações, o recrutador responsável pelo processo vai confeccionando laudos que descrevam o perfil dos candidatos, e esses relatórios são enviados para os gestores da organização.

Depois disso, é o momento de a empresa contratante entrevistar os candidatos, e essa fase pode ou não ser acompanhada por um consultor especializado no executive search. Com os resultados das entrevistas em mãos, é realizada uma reunião para chegar a uma decisão sobre quem contratar.

Após essa definição, o profissional escolhido é contatado para que envie algumas informações, como a sua grade remuneratória. Durante esse procedimento, são avaliadas as referências biográficas, acadêmicas e profissionais do candidato.

Finalizada essa parte, e havendo aceitação do candidato para ocupar a vaga, é iniciada a fase de admissão.

6. Garantir serviços de qualidade

A consultoria envolve avaliar a adaptação do executivo à nova posição e reportar essas conclusões para a empresa. Quando esse ciclo é finalizado, a Kienbaum fornece à empresa a garantia de um ano.

Ou seja, se nesse período o profissional se desligar da instituição, a Kienbaum inicia um novo processo de executive search sem custo adicional. 

O sucesso de uma organização está ligado à contratação de bons profissionais. Por isso, é preciso levar esse processo a sério e utilizar as ferramentas corretas para encontrar esses talentos do mundo corporativo.

O que é necessário para contratar uma boa consultoria?

Contratar uma consultoria para o Executive Search é um passo muito importante. A empresa especializada estará envolvida do início ao fim do processo, ajudando a planejar o recrutamento, executar e monitorar os resultados obtidos.

Contudo, é necessário considerar alguns aspectos, como experiência de trabalho, casos de sucesso, inovação nos processos, confidencialidade, entre outros fatores. Entenda!

1. Experiência de trabalho

O objetivo de contratar uma consultoria é justamente o de contar com suporte especializado, com mais know-how para buscar os melhores executivos. No entanto, quando falta experiência de trabalho, esse primeiro ponto é prejudicado.

Para tanto, avalie quando a empresa de consultoria surgiu, qual a sua história e em quais locais ela está presente. A experiência internacional é muito importante, afinal, por meio dela é possível aplicar padrões internacionais de qualidade dentro do seu negócio.

Um bom exemplo é a Kienbaum, consultoria que nasceu em 1945 e que já desenvolveu mais de 60 mil projetos. Hoje, está presente em 18 países, incluindo o Brasil. Toda essa experiência é crucial ao Executive Search, bem como ao crescimento empresarial.

2. Qualidade do processo

Outro ponto crucial é identificar se a consultoria tem um processo estruturado de busca por executivos. Um “passo a passo” bem construído assegura a contratação do profissional certo, assim como agrega agilidade e segurança ao processo.

É comum que o processo comece com a análise do perfil da posição, isso é, o conjunto das competências técnicas e comportamentais necessárias ao executivo. Em seguida, é feito o mapeamento do mercado no intuito de encontrar o profissional mais adequado.

Diferente das vagas tradicionais, mais fáceis de preencher, o processo de busca por executivos envolve ferramentas mais avançadas. Nesse caso, a rede de contatos da consultoria e o estratégia de headhunter (“caçar” talentos) fazem toda a diferença.

3. Equipe de consultores

O processo de Executive Search pode até ser complexo, porém, com um consultor especializado, fica mais fácil atingir os resultados almejados. Em razão disso, é preciso analisar a equipe de consultores, suas qualificações e experiências nos últimos anos.

Um consultor experiente tem mais autoridade para implementar processos de busca por talentos, uma melhor rede de contatos (network) e visão estratégica acerca do executivo necessário à empresa.

Então, aproveite para analisar o perfil profissional do consultor que fará parte do seu projeto, sua formação acadêmica, experiência profissional e principais referências. Assim, terá maiores chances de ter o projeto de Executive Search bem implementado.

4. Confidencialidade

Por vezes a consultoria terá acesso às informações confidenciais da sua empresa, por exemplo, os atuais indicadores-chave de desempenho ou o perfil da equipe de trabalho. Portanto, o ideal é contar com uma consultoria que preze pela confidencialidade.

Avalie quais são as políticas de segurança e confidencialidade presentes no contrato, qual o rigor que o consultor trata o assunto e o que você pode esperar na prática. Desse modo, terá mais segurança e poderá preservar a competitividade do negócio.

Enfim, o processo de Executive Search tem início, meio e fim. Quanto mais bem executado, melhor para a empresa e para a equipe de trabalho. Afinal, é possível integrar executivos talentosos e otimizar a força de trabalho. Mas o ideal é contar com uma consultoria especializada, experiente e que disponibilize ótimos serviços.

Gostou de conhecer o executive search e de descobrir os benefícios dele para uma organização? Em breve, teremos mais conteúdos novos e relevantes. Assine a nossa newsletter e não perca os próximos artigos!

 

 

57 Views
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-