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Desenvolvimento

Conheça as principais tendências da Inteligência Artificial

Por Kienbaum Consultoria em 11/05/2018
4 minutos para ler

Já faz algum tempo que a Inteligência Artificial (IA) deixou de ser ficção e tem ocupado um espaço cada vez mais importante na vida das pessoas. Distante daquela ideia futurista de robôs autônomos, no dia a dia, contamos com a IA, por exemplo, em nossos smartphones — que trazem assistentes digitais em suas configurações de fábrica —, em nossas interações com chatbots de sites de compras e em muitas outras circunstâncias.

No mundo corporativo, essa tecnologia vem se mostrando gradativamente mais presente nos setores de atendimento ao cliente, de TI e até de RH. Neste post, você vai conhecer as principais tendências de Inteligência Artificial e verá que vale a pena ficar por dentro dessa revolução. Acompanhe o texto!

Quais são as principais tendências da Inteligência Artificial?

Aplicativos inteligentes

Cada vez mais, os aplicativos inteligentes são integrados às mais variadas funções no cotidiano corporativo. Dessa forma, os sistemas já conhecidos pela maioria dos gestores, como ERP e CRM, por exemplo, serão otimizados de maneira substancial com o uso de Inteligência Artificial.

Com a capacidade de processamento de dados expandida, os sistemas de gestão ganham a possibilidade de mapear, com mais precisão, os processos internos e os perfis dos usuários e do público, a fim de entender tendências e comportamentos que vão permitir que a empresa se antecipe às principais demandas internas e externas.

Quando aplicados ao setor de RH, esses aplicativos permitem uma tomada de decisão mais segura e objetiva nos processos seletivos e nas avaliações dos funcionários, os quais poderão receber feedbacks mais eficazes.

Sistemas conversacionais

Os sistemas conversacionais, muito comuns em call centers e help desks, adquirem mais velocidade de atendimento, gerando um aumento da satisfação aos usuários.

A Inteligência Artificial, usando as possibilidades proporcionadas pelo Big Data, permite que o atendimento automatizado seja cada vez mais personalizado, pois todas as informações fornecidas pelo usuário, em todo o seu histórico de chamadas, são armazenadas e utilizadas oportunamente.

Então, muito mais do que um enorme banco de dados, a IA possibilita que esses conhecimentos sejam analisados e cruzados, a fim de que, automaticamente, o usuário tenha suas solicitações atendidas.

Além disso, existem também sistemas conversacionais altamente elaborados que vêm sendo desenvolvidos para entrevistar candidatos em processos seletivos. Sem dúvida, essa seria uma enorme ajuda em um recrutamento de grande proporção.

Nesse tipo de processo, os candidatos passam por uma primeira etapa na qual interagem com bots capazes de identificar as pessoas que não têm o perfil desejado para a vaga. Assim, chegariam aos avaliadores humanos somente pessoas qualificadas para ocupar a função dentro da empresa.

Segurança da informação

Enfrentando ameaças cada dia mais sofisticadas, os desenvolvedores de sistemas de segurança da informação encontraram na Inteligência Artificial uma grande aliada no combate.

Como a IA permite analisar tendências e comportamentos, essa capacidade pode ser utilizada para identificar, monitorar e prevenir os ataques de hackers e a ação de softwares perigosos.

 

E as vantagens?

As possibilidades apresentadas são apenas algumas que a Inteligência Artificial pode trazer para o seu negócio. De forma geral, a IA proporciona várias vantagens, dentre as quais podemos destacar:

  • otimização de tarefas — com a automatização, os processos repetitivos ganham em qualidade;

  • redução do retrabalho — processos automatizados levam à diminuição de erros, reduzindo ou, até mesmo, eliminando a possibilidade de retrabalho;

  • melhoria da qualidade de relatórios — a IA ajuda na coleta e na análise de dados segundo as métricas definidas pela gestão, gerando relatórios mais objetivos e imparciais;

  • aprimoramento do uso de recursos humanos — a automatização de processos permite que os funcionários sejam designados para realizar funções mais especializadas;

  • redução de custos — além da economia na automatização de processos, o acesso a relatórios confiáveis ajuda a perceber em que setores é possível reduzir custos dentro da empresa.

A Inteligência Artificial é uma realidade que veio para trazer benefícios a todos os setores do seu negócio, da TI ao RH, e chegou para ficar. Logo, é crucial conhecer suas possibilidades a fim de aproveitar ao máximo essas vantagens.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe um comentário e vamos conversar!

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