7 benefícios do processo de coaching executivo para organizações

7 benefícios do processo de coaching executivo para organizações
7 minutos para ler

Se você trabalha no ramo corporativo, é um líder ou executivo de uma organização, ou tem seu próprio negócio, sabe a importância de melhorar a performance do líder dentro da organização, papel do coaching executivo. O retorno de tal investimento é grande, refletindo positivamente nos resultados da empresa.

Esse processo aumenta a consciência, responsabilidade e autoconfiança do profissional, enquanto estimula seu autoconhecimento e melhor desempenho na carreira. Aptidões, habilidades, desenvoltura e conhecimento técnico são explorados no programa para engrandecerem sua atuação no ambiente de trabalho.

Siga na leitura para ficar por dentro dos benefícios e funcionamento do coaching executivo. Os colaboradores são o principal ativo da sua empresa e investir neles é sinônimo de ganho para toda a estrutura organizacional.

Como funciona o coaching executivo

Quem ocupa cargos de liderança tem atribuições especiais: a coordenação e supervisão do trabalho, o gerenciamento da equipe e a tomada das decisões mais cruciais para o negócio. 

Como as responsabilidades dos executivos são grandes, qualquer deslize deles tem proporções muito maiores, se comparadas a eventuais falhas dos demais colaboradores. Avalie em sua organização: os ocupantes desses postos hoje estão preparados para a função? No que eles podem se aperfeiçoar?

O coaching executivo parte de um diagnóstico do momento atual do líder para projetar melhorias no seu futuro, traçando metas claras para o profissional e o guiando passo a passo rumo à conquista dos objetivos.

O processo evidencia pontos fracos e fortes da pessoa treinada — sim, é um treinamento, porque fomenta no colaborador a busca por uma versão melhor de si mesmo. Assim, é possível desenvolver o coachee (quem é contemplado pela metodologia) pessoal e profissionalmente para otimizar seu desempenho.

Imagine, por exemplo, que um gestor com alto conhecimento técnico em logística tenha dificuldade de se comunicar com sua equipe por questões pessoais. O coaching executivo explora essa vulnerabilidade, desenvolve competências de comunicação e o ensina a lidar com suas crenças e limitações.

Reconhecer as virtudes, defeitos e padrões comportamentais do profissional é, portanto, o primeiro passo, sucedido pelo estabelecimento das metas. A metodologia aqui abordada utiliza o feedback para avaliar o crescimento do líder, uma constante análise e revisão de sua performance.

Os benefícios do coaching executivo

É muito comum o executivo chegar no fim do processo descobrindo que antes ele não conseguia dar o melhor de si, afinal, existem bloqueios, até mesmo, inconscientes, impossibilitando resultados excelentes. Confira outras vantagens de investir no aperfeiçoamento das lideranças com esse coaching.

1. Identificação do perfil do líder

Esse benefício, além de servir para a alta direção lidar com o executivo, também evidencia gargalos, aspectos de gestão ou comportamentais que são pontos falhos na atuação do coachee e, portanto, merecem atenção.

O mapeamento de suas atribuições e habilidades também facilita a elaboração do plano de sucessão, porque exemplifica qual tipo de líder é demandado para aquele cargo estratégico em questão. 

2. Otimização na gestão de conflitos

Competências gerenciais são imprescindíveis a quem se submete ao coaching executivo, pessoas que encabeçam a equipe. No processo de treinamento, o coachee não só aprende a lidar com maior desenvoltura consigo mesmo, mas também com as pessoas sob sua responsabilidade.

De tal forma, ele passa a se posicionar melhor e a entender o perfil de cada membro do time. Essa percepção aumenta sua capacidade de dirimir conflitos, minimizar atritos e colocar todos no mesmo caminho e em busca do bem comum, ou seja, bons resultados para as pessoas e para a empresa. 

3. Engajamento da equipe

O profissional no cargo de destaque tem sua função de liderança aprimorada no coaching executivo: a motivação que ele ganha no processo contagia os demais e o ensina a agir como coach de seus subordinados.

Como essa ferramenta estimula o desenvolvimento pessoal e na carreira, o colaborador se sente valorizado ao sentir os seus efeitos. Em um ambiente com menos conflitos e propício ao aprimoramento, o engajamento da equipe aumenta.

4. Melhora do clima organizacional

O principal motivo para a satisfação dos trabalhadores é a relação com seus superiores: 64% dos entrevistados engajados não apontaram o salário como fator crucial, segundo pesquisa da MSW Research.

Quando o executivo se desenvolve, ele também se torna um líder melhor, menos intransigente, mais comunicativo e atento às necessidades do time. Uma equipe fortalecida, engajada e bem orientada cria colaboradores satisfeitos.

5. Consolidação da cultura organizacional

As políticas, crenças e valores da empresa são reafirmados para quem passa pelo coaching executivo. Isso acontece porque o processo é conduzido para alinhar o desenvolvimento pessoal e profissional do líder com as expectativas da organização.

As orientações recebidas por ele são condizentes com o que se espera do seu desempenho do cargo e, assim, a estrutura organizacional repassa aos gestores as diretrizes para cumprimento de sua missão no mercado.

6. Aumento da produtividade

Com o ambiente de trabalho favorecido e a cultura organizacional consolidada, ganha-se em produtividade. Os colaboradores entendem o DNA da empresa, as prioridades nas questões operacionais e rotinas de trabalho.

Com as estratégias assim, às claras, cada membro da equipe passa a inserir os valores da organização em seu comportamento, alcançando resultados com maior facilidade, pois a essência do negócio foi absorvida.

7. Estímulo à resiliência dos líderes

Como o cotidiano desses líderes envolve muita pressão, inclusive por causa das decisões de alta magnitude já mencionadas, é essencial ser resiliente, ter alta capacidade para enfrentar as adversidades.

O coaching executivo ensina os profissionais a terem inteligência emocional para lidarem com situações estressantes, grandes desafios, negociações vultosas e altas responsabilidades inerentes ao cargo ocupado.

Por que investir no coaching executivo

Da identificação do perfil do líder, passando pela orientação na tomada de decisão, até o trabalho para fomentar sua resiliência, essa metodologia de desenvolvimento pessoal é promissora.

Pesquisa da Escola de Negócios Integração, feita com cerca de 500 empresas aponta para os principais indicadores de efetividade da área de T&D: satisfação do cliente, qualidade da liderança, faturamento e redução do turnover, entre outros.

Tantas melhorias não acentuadas quando se opta pelo coaching executivo e a Public Personnel Management corrobora o entendimento. Tal método aumentou em 88% a produtividade na agência estudada — sem ele, ou seja, apenas com treinamento convencional, o índice não passa de 22,4%.

Diante de tal cenário, fica clara a importância de se investir no processo, pois o ROI nesse tipo de educação corporativa é altamente expressivo. O acompanhamento individualizado e as ferramentas de desenvolvimento utilizadas asseguram a conversão do autoconhecimento do trabalhador em ganhos efetivos para a empresa.

Notou como todos saem ganhando com o coaching executivo? A modalidade alinha as expectativas pessoais e profissionais do indivíduo com as estratégias da organização, fomentando uma cultura de alta performance.

Quer alavancar resultados e aumentar a competitividade de sua empresa no mercado? Não deixe de se informar também sobre o coaching corporativo.

7 Views
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-