Webinar: Transformar o Negócio a Partir das Pessoas
Kienbaum Webinar: Os novos modelos de negócios do Setor Automotivo e como uma boa estrutura organizacional é importante neste desafio -Transformar o Negócio a Partir das Pessoas.
Antes mesmo da crise do Covid-19, a indústria automotiva global tem passado por mudanças disruptivas. Conectividade, carros autônomos, carros elétricos, novos modelos de negócio, entre outras diversas tendências de mobilidade estão afetando e transformando todo o ecossistema.
Diante desse contexto de profunda transformação, as empresas de diversos setores tem se deparado com a necessidade de identificar e desenvolver novas competências ligadas ao futuro do trabalho. Essas competências estão relacionadas ao desempenho da empresa e são fundamentais para promover um alinhamento entre estratégia e liderança.
A palestra da Consultoria Kienbaum, em parceira com a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, abordou os aspectos mais relevantes dessas tendências, quais são as competências indispensáveis para transformação do negócio e como alinhar estratégia e desenvolvimento de pessoas.
O evento contou com a participação de Axel Werner, sócio da Kienbaum e diretor da Câmara Alemã, Frederico Madureira, sócio da Kienbaum e Raquel Dornas, Consultora na Kienbaum.
Axel abriu o evento ressaltando a importância do desenvolvimento das atividades de transformação de pessoas e negócios no que diz respeito as competencias do futuro.
E essas compentências refletem um ambiente de negócios que está em profunda transformação. Por isso, Frederico Madureira abriu a apresentanção mostrando como a crise do Covid-19, as instabilidades políticas, as pressões ambientais e a transformação digital dos últimos anos têm impactado diversos setores e empresas.
As transformações podem ser elencadas em diversas áreas, como: economia, demografia, meio ambiente e tecnologia.
Na economia, por exemplo, estamos vivendo um ambiente de comércio com uma grande fragmentação e uma tendência de protecionismo em algumas áreas. Além disso, também foi observada uma ruptura e um aumento do desemprego em determinados setores de atuação enquanto em outros, como da tecnologia, o mercado segue bem aquecido.
Mas como essa transformação de negócios pode ocorrer a partir das pessoas?
O setor automobilístico é um bom exemplo das implicações das grandes transformações globais.
As recentes transformações desse setor podem ser divididas em 5 tendências:
- Ecossistema de mobilidade
Raquel compara dois ecossistemas, um tradicional, em que a montadora está no centro, e um digital, liderado por uma empresa de tecnologia, reforçando que o digital consegue ser muito mais disruptivo, sendo capaz de transcender o setor da mobilidade e penetrar em outros setores, como saúde, serviços de entregas e varejo.
Essa colaboração com esses parceiros não-automotivos permite o desenvolvimento de novas soluções por meio da conectividade.
- Feiras internacionais do setor
Em um contexto de preocupação cada vez maior com a sustentabilidade e o meio-ambiente, as Feiras internacionais de exibição de automóveis estão tendo que se reinventar, incorporando novos stakeholders e tendo um olhar para a mobilidade no geral, para além dos tradicionais do mercado.
Trazendo exemplos dessas mudanças , o maior salão de automóveis do mundo, a feira de automóveis IAA, conhecido como Salão de Frankfurt, mudou de Frankfurt para Munique, depois de quase 70 anos. Eles adotaram a mobilidade urbana como novo conceito de 2021, incluindo vários meios de transporte.
Alguns motivos para essa mudança foram as manifestações ambientalistas contra carros de motor a combustão, que tiveram muita repercussão na Alemanha e a baixa adesão das montadoras, com 12 marcas a menos do que na edição passada. Os últimos Salões de Paris, Genebra e São Paulo também têm sofrido com isso.
- Novos Players
Mesmo com a saída de algumas montadoras do país, os chineses apostam no potencial e avançam na entrada no Brasil.
“Consideramos o mercado brasileiro estratégico para o nosso plano global de internacionalização”
Liu Xiangshang (vice-presidente global da Great Wall Motor)
- Avanço dos carros elétricos
Em números absolutos, a China é e continuará a ser o maior mercado global de carros elétricos no futuro próximo.
Você sabe quais são as principais forças da estratégia chinesa que podem explicar seu sucesso?
- Subsídios estatais para Carros elétricos – forte pressão do governo para adoção do modelo.
- Customer experience (conectividade) – habilidade de oferecem serviços tailor-made. EX: os chineses não costumam andar a mais de 25km/h nas cidades. Então, ao invés de promover velocidade ou segurança, as montadoras fazem parcerias com os gigantes da tecnologia, como Alibaba, para oferecer uma ampla gama de serviços no carro, criando um ecossistema de software e conectividade.
- Ecossistema local de baterias – parcerias com vários fornecedores para baratear os custos
- Expertise das montadoras chinesas – alta capacidade de adaptar seus projetos ao mercado local
- Novos modelos de negócio
Com a recente redução de desconto das montadoras para as locadoras, observou-se uma grande expansão das montadoras em serviços de carro por assinatura.
Mas o que isso muda na dinâmica organizacional da minha empresa?
Para as montadoras investirem nesse novo modelo de negócio, elas precisam levar o cliente mais para o centro, a relação passa a ser mais contínua para o cliente. O resultado disso é uma análise não só de quais são as competências necessárias, mas de qual estrutura organizacional é preciso para tocar esse modelo de negócios.
É fundamental entender quais são os vetores de mudança e como os executivos estão lidando com eles.
As mudanças estão acontecendo em todo o mercado, não somente no setor automotivo. E entender quais são os próximos passos é essencial. Como lidar com essas mudanças? Qual é o impacto em competências e estrutura organizacional?
Para responder a essas perguntas precisamos focar no desenvolvimento. Uma recente pesquisa do Fórum Econômico Mundial concluiu que a principal barreira à mudança dentro das empresas é o entendimento insuficiente das mudanças disruptivas. Além disso, as empresas participantes também sugerem que para que a mudança ocorra, é preciso investimento em requalificação das lideranças.
Habilidades do Futuro
A Kienbaum também conduziu um estudo na Alemanha com mais de 8 mil executivos, que mostra como as transformações nos modelos de negócio, empregos e formas de trabalho trazem a necessidade de avaliar e desenvolver as novas competências necessárias para este novo mundo. A pesquisa concluiu que:
- 60% dos entrevistados considera que habilidades futuras são extremamente importante para o sucesso da empresa
- 20% têm uma definição clara sobre quais são essas competências e como se conectam com a estratégia
- 59% possuem lacunas reais em relação às competências futuras
- 64% Acreditam que as lacunas vão aumentar
O mesmo estudo da Kienbaum demonstra que a definição de competências do futuro críticas para o sucesso está diretamente relacionada ao desempenho da empresa. É fundamental promover um alinhamento entre estratégia e desenvolvimento.
Desta forma, compreender as mudanças do seu setor é um primeiro passo para alinhar o desenvolvimento da liderança com a estratégia da sua empresa. É necessário desenvolver novas competências relacionadas a visão estratégica, antecipação de futuros e pensamento sistêmico.
Em suma, no contexto atual de profunda transformação é preciso desenvolver uma abordagem que integre estratégia e pessoas! São as pessoas que transformam os negócios.