Confira aqui 5 tendências que podem impactar os negócios nos próximos anos
O mundo dos negócios permaneceu praticamente o mesmo por mais de um século após a revolução industrial, mas provavelmente é bastante seguro dizer que isso nunca mais acontecerá.
A taxa exponencial na qual a tecnologia está se desenvolvendo, se transformando e se adaptando é tão rápida que você não pode deixar de ser arrastado por uma onda de progresso — esteja você pronto para isso ou não. Não à toa, a transformação digital marca um repensar radical de como uma organização usa tecnologia, pessoas e processos para mudar fundamentalmente o desempenho dos negócios.
Neste artigo, nós trazemos 5 grandes tendências que podem impactar os negócios nos próximos anos, levando em conta, inclusive, o impacto da Covid-19 nos diversos mercados. Confira!
1. Digitalização dos negócios
A digitalização ou transformação digital descreve o processo de mudança contínua para o digital. Mas, mais do que isso, ela trata de um realinhamento em relação à tecnologia, aos modelos de negócios e processos, para gerar novos valores para clientes e funcionários.
É importante enfatizar aqui que a essência de uma verdadeira estratégia de digitalização está nos objetivos e escopo dela. Nas organizações mais experientes, as estratégias digitais são mais focadas e desenvolvidas na transformação dos negócios.
Existem algumas etapas fundamentais para garantir uma transformação digital bem-sucedida. Algumas delas são:
- investimento na qualificação de pessoal;
- adoção de metodologias e práticas ágeis;
- implementação de tecnologias, com a automação de processos;
- redefinição da proposta de valor para os clientes.
Para os próximos anos, o processo também levará a modelos de negócios inovadores e novos produtos digitais. Os fatores mais comuns para o progresso são o aumento das expectativas dos clientes e a concorrência no mercado.
2. Novos modelos logísticos
A logística do comércio eletrônico representa o último grande impulsionador da mudança nas redes de logística e distribuição física, que evoluíram substancialmente nos últimos 40 anos.
A ascensão do comércio eletrônico e o fenômeno do mercado digital mudaram a composição do comportamento e das expectativas de compra dos consumidores, já que eles agora esperam frete rápido, grátis e preços competitivos.
Esse exigente cronograma de entrega desafia os modelos tradicionais de logística e cadeia de suprimentos, e as empresas agora são forçadas a ajustar suas estratégias para fornecer o serviço de entrega de baixo custo e sob demanda que os consumidores agora exigem.
As tecnologias de logística têm um enorme potencial inexplorado para melhorar o cenário do comércio eletrônico. Por natureza, os provedores de logística concentraram a maioria de seus recursos no desenvolvimento das soluções mais econômicas para seus clientes ao longo dos anos. Como resultado, eles são aperfeiçoados para fornecer os serviços necessários à medida que as economias do mundo se reúnem para aumentar as vendas e a atividade de comércio eletrônico.
3. Educação online
Mesmo antes da Covid-19, a adoção de tecnologias educacionais nas empresas já estava em crescimento, com investimentos globais atingindo 8,66 bilhões de dólares em 2019. Sejam aulas virtuais, aplicativos para ensino de idioma, ferramentas para videoconferência ou softwares de aprendizado online, houve um crescimento robusto nos investimentos em tecnologias para o ensino.
Como o e-Learning permitiu o treinamento corporativo durante a pandemia, a força de trabalho passou a depender inteiramente de cursos e insights online. As estratégias de aprendizado e desenvolvimento agora maximizam o uso de plataformas de aprendizado online e também consideram o uso ávido da tecnologia para permitir métodos acessíveis de aprendizado e comunicação.
A educação online ainda é uma das maneiras mais eficazes de manter os profissionais conectados. O aprendizado digital também pode moldar a força de trabalho com métodos criativos. A capacidade ilimitada do acesso ao e-Learning pode desencadear abordagens interessantes, como colaborações online, trilhas de aprendizagem, cursos extras e conceitos de aprendizado prontos para uso.
O aprendizado online também pode beneficiar os funcionários que preferem o aprendizado autodirigido ou aqueles que preferem o aprendizado por meio de plataformas de mídia social, eventos virtuais, webinars e aulas online com ou sem instrutores.
4. Plataformas de negócios
Com base nas tendências atuais, as plataformas digitais se tornarão o modelo de negócios preferido e dominante para muitos setores — uma tendência que já é muito forte em bancos e outras instituições financeiras.
As plataformas digitais oferecem aos consumidores e pequenas empresas a capacidade de se conectarem serviços por meio de um canal online ou móvel, como parte integrante de suas atividades diárias.
Alguns fatores estão impulsionando essa mudança. A concorrência de atores não tradicionais está impulsionando a desagregação contínua da cadeia de valor tradicional nos diferentes mercados.
Também está se tornando mais difícil diferenciar produtos tradicionais, enquanto a proliferação de portfólios, recursos e canais de produtos para o mercado cria modelos operacionais cada vez mais complexos e com custos mais altos. Consequentemente, muitas instituições líderes estão migrando de uma orientação para o produto para uma orientação ao cliente, com foco em oferecer uma experiência diferenciada ao consumidor para os mercados-alvo.
Embora as plataformas em estágio inicial sejam frequentemente “bilaterais”, conectando compradores e vendedores para transações simples, agora estamos vendo a criação de plataformas multilaterais que reúnem consumidores, prestadores de serviços e partes interessadas para facilitar a troca de valor como parte de uma transação maior.
As partes não apenas contribuem e se beneficiam com a plataforma, mas também geram maior “aderência” e utilidade da plataforma por meio de sua participação. Além disso, os participantes podem anunciar em mercados-alvo e alavancar os dados do cliente gerados a partir da plataforma e os recursos de agregação de dados para gerar novas e adjacentes oportunidades.
5. Trabalho remoto
O trabalho remoto está mudando a maneira como o espaço de trabalho global opera. Em uma tendência que não mostra sinais de desaceleração, ele está aumentando rapidamente em todo o mundo.
Desde a intensificação das medidas de isolamento social, funcionários e empresas estão se adaptando aos arranjos do trabalho remoto, com tecnologias inteligentes que já permitiram o surgimento de uma força de trabalho global que permanece conectada em um mundo do trabalho de qualquer lugar.
Nos últimos anos, houve uma rápida transição para o uso extensivo de ferramentas digitais e software por assinatura em empresas grandes e pequenas. Essa transformação digital permitiu que as empresas automatizassem seus processos internos, aprimorassem a experiência do cliente e, acima de tudo, tivessem equipes totalmente remotas.
Existem ferramentas intuitivas para praticamente todas as necessidades de negócios, desde colaboração e comunicação eficazes de tarefas até gerenciamento e faturamento de projetos, tudo pode ser feito online com sucesso, sem a necessidade de estar no mesmo local físico.
Por fim, vale ressaltar que as mudanças trazidas pela Covid-19 afetaram radicalmente o mundo dos negócios. Como será o trabalho na era pós-pandemia e quais tecnologias o definirão? Analisar a forma como cada uma das tendências que podem impactar os negócios influencia a estratégia da sua empresa é fundamental, levando em conta, principalmente, a sua relação com clientes, fornecedores e o mercado em geral. Não há como seguir adiante sem considerá-las.
Quer entender um pouco mais sobre como tendências e incertezas podem impactar o seu negócio e saber como lidar com cenários futuros? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar você!