Reputação digital: como criar uma liderança consistente?
A reputação digital é a impressão que sua marca causa no público nos canais de contato com a audiência. “Mais vale um bom nome que muitas riquezas”. Essas sábias palavras são de um antigo provérbio, mas se aplicam aos dias modernos. Entretanto, alguns líderes mancham sua imagem perante os outros, não por meio de ações físicas, mas pela falta de zelo por sua reputação digital.
Sendo assim, quais cuidados um gestor deve ter com o seu comportamento online? Como é possível construir um bom conceito no mundo virtual? Vamos falar sobre esses questionamentos neste artigo. Acompanhe, agora, o que é a reputação digital, qual a importância do zelo pela sua imagem em âmbito virtual e como conquistá-la para garantir essas vantagens para as suas relações pessoais. Vamos lá?
O que é a reputação digital e qual a importância de garantir uma boa impressão junto à sua audiência?
Quando falamos de reputação digital, nos referimos a conteúdos, impressões e experiências relacionadas à sua marca pessoal ou corporativa que você, ou terceiros, compartilham na internet. É fundamental cuidar e ampliar a sua reputação digital, uma vez que uma impressão positiva ou negativa dessa marca condiciona as próximas ações das pessoas que acompanham esses dados, seja um recrutador, sejam clientes ou parceiros de negócios.
Além disso, com uma marca forte e a percepção positiva da sua audiência é mais fácil garantir a fidelização do público e manter o interesse e o engajamento dos usuários com os conteúdos, produtos e serviços que você compartilha com a sua base de contatos.
Mesmo que você ofereça o melhor produto, conteúdo ou serviço, sem engajamento e a percepção positiva, nenhum esforço terá resultados tangíveis. As opiniões positivas reforçam o encantamento da sua audiência e de futuros seguidores, mas isso é possível apenas com um trabalho de branding, que reforce os pontos fortes da sua marca pessoal.
Como ter uma boa reputação digital?
É fácil ter atitudes no ambiente digital que nunca teríamos no mundo real. Isso acontece por que temos uma falsa sensação de liberdade e privacidade. No entanto, o que fazemos online reflete diretamente em nossa vida pessoal e profissional. Na verdade, as mídias sociais são uma extensão da nossa personalidade, dos nossos princípios e responsabilidades. Dessa forma, é imprescindível que um profissional cuide de sua reputação digital como faz com a pessoal. Entretanto, como fazer isso?
Veja algumas dicas a seguir.
Apresente opiniões construtivas
Assim como qualquer profissional, um gestor precisa ter uma rede de relacionamento. Para cultivar esse networking, é necessário que ele tenha uma constante interação com os seus contatos. Entretanto, antes de fazer um comentário, ele deve ponderar sobre o que vai ser dito — especialmente se o assunto for sobre sua área de atuação. Nesse caso, é importante evitar comentários ou repostas evasivas e superficiais, pois podem aparentar despreparo profissional.
Evite desabafos nas redes sociais
Infelizmente, alguns usam as redes sociais para desabafar sobre os seus desafetos no mundo empresarial. Falam sobre discórdias que tiveram com os colegas de trabalho, criticam uma atitude ou conselho da alta administração da empresa e condenam as estratégias adotadas por outros gestores.
Esse comportamento não é correto, pois as pessoas que lerem esses comentários ficarão com uma má impressão tanto dos criticados quanto de quem criticou. Nesse caso, o profissional que teceu esses comentários demonstrará que não tem empatia, boas relações pessoais e engajamento com a organização onde trabalha.
Seja acessível
Alguns profissionais não são acessíveis nas mídias sociais. Eles nunca respondem às perguntas e aos comentários feitos pelos seus seguidores. É claro que talvez não seja possível replicar cada uma das postagens feitas pelos seus contatos, mas aquelas que são direcionadas ao profissional devem ser respondidas. Do contrário, ele pode ficar com a reputação de prepotente e, aos poucos, perder a credibilidade em sua rede de relacionamento.
Adote uma única personalidade
Atualmente, há vários tipos de redes sociais. Algumas são voltadas para o público empresarial, como o LinkedIn, já outras são mais informais, como é o caso do Facebook e do Instagram. Entretanto, para que o profissional construa uma boa reputação digital, ele precisa adotar uma postura séria em todas essas mídias. É importante evitar a superexposição, ou seja, postar fotos de todos os momentos da vida.
Caso ele queira fazer isso, é melhor criar uma conta privada, na qual apenas os membros de sua família e amigos tenham acesso às suas publicações. Sendo assim, o mundo virtual não é um universo paralelo, mas uma extensão do ambiente físico. Se o profissional tiver isso em mente, ele conseguirá conciliar os dois mundos.
O que fazer para manter a sua reputação digital?
A tecnologia simplifica vários processos e permite que os usuários acompanhem a evolução ou o decréscimo do seu conceito pessoal frente ao seu público. Entretanto, é preciso analisar de perto os dados produzidos por essas ferramentas, a fim de que você seja capaz de operar mudanças, inibir falhas e otimizar os seus próprios resultados.
Algumas dessas ferramentas de acompanhamento, como o Mention, ajudam a determinar métricas de desempenho do seu perfil nas redes sociais, por exemplo. É importante ressaltar que as métricas de vaidade, como curtidas e compartilhamentos das suas atividades em canais de contato com o público, não se relacionam com a sua reputação digital.
Você pode ter uma audiência incrível, usuários engajados com o conteúdo que você compartilha e pessoas realmente interessadas no que você tem a dizer, mas a percepção de que a sua marca pessoal é mesmo positiva não depende desse volume de seguidores ou da taxa de visualizações da sua página.
Você consegue criar uma impressão positiva quando oferece aos seguidores informações valorosas, relevantes e adequadas para a experiência de visitação da sua página. A sua reputação digital também depende da verdade que você demonstra nesses canais e do comprometimento com a qualidade do contato das pessoas com o seu perfil. Por isso, preze pelos dados que você compartilha e pela sinceridade com a qual essas informações são levadas para o seu público.
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