Reputação digital: como criar uma liderança consistente?

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“Mais vale um bom nome do que muitas riquezas”. Essas sábias palavras são de um antigo provérbio, mas se aplicam nos dias modernos. Porém, alguns líderes mancham sua imagem perante os outros, não por meio de ações físicas, mas pela falta de zelo por sua reputação digital.

Sendo assim, que cuidados um gestor deve ter com o seu comportamento online? Como é possível construir um bom conceito no mundo virtual? Vamos falar sobre esses questionamentos neste artigo. Acompanhe.

Como ter uma boa reputação digital?

É fácil ter atitudes no ambiente digital que nunca teríamos no mundo real. Isso acontece por que temos uma falsa sensação de liberdade e privacidade. No entanto, o que fazemos online reflete diretamente em nossa vida pessoal e profissional.

Na verdade, as mídias sociais são uma extensão da nossa personalidade, dos nossos princípios e responsabilidades. Dessa forma, é imprescindível que um profissional cuide de sua reputação digital como faz com a pessoal. Mas como fazer isso? Veja algumas dicas a seguir.

Apresente opiniões construtivas

Assim como qualquer profissional, um gestor precisa ter uma rede de relacionamento. Para cultivar esse networking, é necessário que ele tenha uma constante interação com os seus contatos.

Entretanto, antes de fazer um comentário, ele deve ponderar sobre o que vai ser dito — especialmente se o assunto for sobre sua área de atuação. Nesse caso, é importante evitar comentários ou repostas evasivas e superficiais, pois podem aparentar despreparo profissional.

Evite desabafos nas redes sociais

Infelizmente, alguns usam as redes sociais para desabafar sobre os seus desafetos no mundo empresarial. Falam sobre discórdias que tiveram com os colegas de trabalho, criticam uma atitude ou conselho da alta administração da empresa e condenam as estratégias adotadas por outros gestores.

Esse comportamento não é correto, pois as pessoas que lerem esses comentários ficarão com uma má impressão tanto dos criticados quanto de quem criticou. Nesse caso, o profissional que teceu esses comentários demonstrará que não tem engajamento com a organização em que trabalha.

Seja acessível

Alguns profissionais não são acessíveis nas mídias sociais. Eles nunca respondem a perguntas e comentários. É claro que talvez não seja possível replicar a cada uma das postagens feitas pelos seus contatos, mas aquelas que são direcionadas ao profissional devem ser respondidas.

Do contrário, ele pode ficar com a reputação de prepotente e, aos poucos, perder a credibilidade em sua rede de relacionamento.

Adote uma única personalidade

Atualmente, há vários tipos de redes sociais. Algumas são voltadas para o público empresarial, como o Linkedin, já outras são mais informais, como é o caso do Facebook e do Instagram.

Entretanto, para que o profissional construa uma boa reputação digital, ele precisa adotar uma postura séria em todas essas mídias. É importante evitar a superexposição, ou seja, postar fotos de todos os momentos da vida.

Caso ele queira fazer isso, é melhor criar uma conta privada na qual apenas os membros de sua família e amigos tenham acesso às suas publicações.

Sendo assim, o mundo virtual não é um universo paralelo, mas uma extensão do ambiente físico. Se o profissional tiver isso em mente, ele conseguirá conciliar os dois mundos.

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