Saiba como a Kienbaum pode ajudar no recrutamento de talentos da sua empresa

recrutamento de talentos
8 minutos para ler

A era da informação dinamizou as rotinas laborais no ramo corporativo, requerendo do colaborador a habilidade de lidar com recursos tecnológicos em suas atividades. Nesse contexto, o recrutamento de talentos se destaca oferecendo mais que profissionais com alta capacidade técnica.

Quando bem conduzido, o processo também seleciona e avalia candidatos com aderência às ferramentas digitais, sem deixar de lado a análise de competências sociais e cognitivas, tais como empatia e comunicação, não encontradas no currículo.

Invista em uma consultoria assertiva e coerente com as necessidades do mercado na era tecnológica. Siga na leitura para entender como o procedimento é realizado pela Kienbaum e de que forma podemos estimular o diferencial competitivo da sua empresa.

O que é um recrutamento de talentos?

Ter na equipe e desenvolver profissionais aptos a lidar com a transformação digital é preocupação de toda companhia focada em otimizar sua atuação: assim, ela atende às expectativas do público-alvo, conquista parceiros comerciais e melhora as operações enquanto agiliza os processos.

A consolidação em seu segmento e conquista do mercado é facilitada quando pessoas certas são escolhidas para posições estratégicas, sendo o recrutamento de talentos processo pelo qual os candidatos com adequação aos cargos-chave são encontrados e avaliados.

O também denominado executive search seleciona e analisa profissionais para níveis de liderança e alta gestão: gerentes seniores, diretores, presidente e vice, ocupações sobre as quais recaem decisões fundamentais e abrangentes.

O contexto da empresa

A magnitude de tais cargos evidencia a importância do recrutamento de talentos, realizado pela Kienbaum não apenas olhando os feitos passados do indivíduo, mas também suas competências voltadas ao futuro.

Segundo o sócio da empresa, Axel Werner, é avaliado como o candidato pode gerar diferença no contexto negocial, análise além do currículo — afinal, estamos diante das inovações trazidas pela transformação digital, tais como big data e inteligência artificial.

A atualização do profissional deve ser constante, bem como sua habilidade de aprender e integrar múltiplos conhecimentos em diferentes áreas. Tal capacidade é útil à otimização das rotinas laborais adotadas pela companhia, inclusive em períodos delicados, a exemplo da sucessão empresarial.

A continuidade da boa gestão é essencial e questões internas precisam ser bem orientadas para que a alteração seja vista como continuidade, e não ruptura. Ter pessoas talentosas no alto escalão de sua equipe assegura a correta condução da mudança, de forma planejada e a evitar a insegurança dos colaboradores.

Como é feito o recrutamento de talentos?

Em síntese, nossos profissionais seniores analisam a posição, mapeiam o mercado, fazem a seleção dos candidatos, realizam a abordagem, entrevistam, avaliam e apresentam um parecer sobre cada finalista.

Segundo Werner, o recrutamento de talentos da Kienbaum é bem estruturado e leva ao menos 6 semanas para preencher cargos de executivos de alto nível, tendo cerca de 100 participantes na filtragem inicial e 3 ou 4 ao final do processo.

Análise da posição

Qual é o perfil esperado do líder ocupante do posto de trabalho em questão? Nessa etapa, nós buscamos entender as necessidades da empresa cliente e avaliamos as competências técnicas, pessoais, sociais e outras habilidades imprescindíveis a quem deve ocupar a vaga.

Mapeamento de mercado

Na sequência, a Kienbaum faz uma pesquisa da estrutura organizacional de outras companhias com a finalidade de identificar tendências na estruturação da equipe e dos cargos. Tal análise colabora na orientação sobre qual tipo de profissional é requisitado naquela posição estratégica específica.

Seleção dos candidatos

Traçado o perfil, nossos consultores exploram seu amplo conhecimento no ramo e abrangente rede de contatos para escolher os participantes capazes de suprir a demanda da empresa cliente. O primeiro contato é feito via telefone, verificando a adequação da pessoa à vaga.

Entrevistas dos selecionados

Qual é o conteúdo do profissional sob análise? Essa fase do recrutamento de talentos é útil não apenas na avaliação do currículo, mas também para verificar a capacidade de aprendizagem e flexibilidade do indivíduo, como ele transformou as companhias onde trabalhou e a sua vida, aspectos além de metas atingidas.

Laudo sobre os finalistas

Considerando mencionados atributos, essenciais no contexto de transformação digital, a Kienbaum apresenta um parecer sobre cada candidato que chegou à etapa final. Assim, a tomada de decisão sobre quem contratar ganha amparo e maior chance de corresponder às expectativas iniciais de quando o serviço foi buscado.

Quais são as ferramentas utilizadas?

Werner destaca a avaliação por competências sociais e de vivência realizada pela Kienbaum durante as entrevistas. Aqui são contemplados: experiência e aprendizado do profissional, diferencial no desempenho de suas atividades, capacidade analítica, receptividade a novas tecnologias e formas de liderança.

Nossa conduta no recrutamento de talentos visa atender ao contexto da transformação digital, que promoveu a integração de diferentes departamentos organizacionais e passou a exigir do colaborador o entendimento de múltiplos assuntos.

A comunicação entre os setores precisa ser contínua para otimizar a fabricação dos produtos e prestação dos serviços, exigindo dos líderes — além do domínio de suas atividades — flexibilidade, conhecimento diversificado e profundo de diversas áreas.

A Kienbaum entende que tais atributos podem ser desenvolvidos pelo domínio das tecnologias, capazes de ajudar um especialista em marketing a ter ótimo desempenho no departamento financeiro, por exemplo.

Em suma, nosso recrutamento de talentos não se atenta somente às informações obtidas pelos profissionais durante a carreira, mas foca também na forma pela qual elas foram geridas.

Como a Kienbaum pode ajudar no processo?

Uma pesquisa da Deloitte feita em 124 países demonstra: 81% dos entrevistados apontam “adquirir talentos” como a 3ª tendência mais importante no ramo corporativo. Além disso, 87% dos executivos de C-level creditam à revolução tecnológica alta capacidade de influenciar o futuro.

Notou como RH e transformação digital estão relacionados? Werner afirma que o diferencial da Kienbaum no recrutamento de talentos não está nas etapas do executive search, mas no conteúdo, por ser voltado à análise do potencial que o candidato tem de fazer a diferença no contexto da empresa cliente.

Além disso, asseguramos a contratação do profissional certo para cada projeto trabalhado, inclusive, com garantia de 1 ano e acompanhamento em reuniões virtuais ou presenciais nos 3 primeiros meses após o fim do processo.

Outro ponto de destaque é a provocação dos clientes por meio de insights: uma indagação desafiadora é lançada com a finalidade de aumentar o grau de aderência do perfil, da posição e o candidato que será contratado.

Werner exemplifica: “No caso de uma empresa do setor de autopeças, a pergunta número 1 é como a eletrificação vai mudar o contexto organizacional da sua atividade e a pessoa normalmente não sabe responder”.

Na sequência, questiona-se sobre trazer profissional de outra área, a financeira, por exemplo, capaz de lidar com a mudança tecnológica: ele seria valorizado de forma diferenciada? A cliente pagaria mais para ele? Se sim, por quê?

Vale a pena investir na Kienbaum?

Temos experiência focada em conhecimento profundo dos mercados onde atuamos, com mais de 20 anos de serviços prestados na área de RH, abrangendo projetos na Europa, América e Ásia.

Nossos profissionais são altamente qualificados, comprometidos com resultados e têm completo domínio do processo de recrutamento de talentos, correspondendo com a profundidade e assertividade exigida em cada etapa.

Os consultores Kienbaum têm anos de experiência no ramo: eles sabem identificar o líder com capacidades múltiplas para suprir as demandas de departamentos diferentes, como supply chain e financeiro, enquanto se atualiza e utiliza as novas tecnologias do seu segmento corporativo.

Nossa equipe sabe lidar com questões práticas (idade, currículo e faixa salarial) e subjetivas (vivência, aprendizado, potencial de transformação) na avaliação. Assim, garantimos a escolha de candidatos competentes e adequados à vaga, flexíveis, aptos a interagir com a equipe, setores distintos e trabalhar com a geração mais jovem.

O recrutamento de talentos é o processo capaz de impulsionar seus resultados e trazer ao quadro de funcionários o líder ideal, cuja habilidade para o aprendizado contínuo consolidará sua marca no ramo e possibilitar a conquista de novos mercados.

Conte com uma empresa de RH mundialmente renomada e comprometida com resultados. Entre em contato com a Kienbaum!

160 Views
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-