Qual a importância do acordo de sócios em uma empresa familiar?
Garantir a longevidade de uma empresa no Brasil não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, um fator que contribui para a deterioração das organizações são os conflitos na gestão, com os sócios idealizando rotas diferentes para o negócio.
Nas empresas familiares, essa situação pode ser ainda mais grave, especialmente pelo crescimento no número de sócios com a chegado dos herdeiros implicando em uma maior complexidade nas relações.
Uma alternativa para proteger o futuro da organização, pelo menos do ponto de vista da sociedade, é a celebração de um acordo de sócios. O acordo visa antecipar possível conflitos futuros e definir as condutas e os procedimentos que deverão ser adotados pelos sócios diante de diferentes situações.
Leia o texto e saiba qual a importância do acordo de sócios, de que forma ele garante a perenidade da empresa e como é a sua aplicação nas organizações familiares.
O que é um acordo de sócios?
Trata-se de um documento jurídico celebrado entre os sócios de uma empresa determinando de que forma os sócios deverão proceder em diferentes situações — prevenindo os conflitos antes de eles se concretizarem.
A celebração de um acordo de sócios é uma medida preventiva, realizada em um momento em que os sócios encontram-se em um relacionamento que permita o debate e busca do consenso entre todos os envolvidos.
O acordo pode abordar diversos aspectos, como distribuição do poder, planejamento sucessório, regras para empréstimos, além de temas que os sócios considerem passíveis de conflitos futuros.
Como funciona uma empresa familiar?
Conceitualmente, uma empresa pode ser considerada familiar quando está sob controle de uma mesma família há, pelo menos, duas gerações. É justamente a transferência do comando para os herdeiros dos sócios-fundadores que caracteriza o comando familiar sobre a organização.
Via de regra, o funcionamento de uma empresa familiar não é muito diferente das demais. Quanto ao porte, por exemplo, não há nenhuma restrição às organizações familiares, podendo as mesmas serem desde pequenos empreendimentos até grandes corporações.
Sua característica mais marcantes é a concentração da propriedade e do controle acionário nas mãos da família – ou famílias. – Especificamente no que se refere à gestão, nas empresas familiares com quadro de executivos formado predominantemente por parentes, é comum a dificuldade de distinguir as questões corporativas das familiares. Constantemente, esse cruzamento é fonte de desentendimentos e prejuízos tanto no ambiente corporativo quanto no familiar.
Desse cenário, resultam algumas situações que podem ser extremamente danosas aos rumos do negócio. A primeira delas é quando o palco de discussões corporativas é transferido do escritório para a casa. Eventos de família transformam-se em verdadeiras reuniões de diretoria, desviando a atenção que as decisões estratégicas para a saúde da empresa exigem.
Esse desvirtuamento costuma ser temperado pela influência de aspectos emocionais no tratamento das questões corporativas em detrimento da gestão profissional, com decisões baseadas unicamente em critérios técnicos.
Quando, além da situação acima, há, entre os diferentes membros da família, entendimentos diferentes sobre como deve ser conduzida sociedade, forma-se um ambiente propício aos conflitos, que pode comprometer os resultados e a perenidade da empresa e do patrimônio.
Qual é a importância do acordo entre os sócios de empresa familiar?
Assim como em qualquer empresa, o acordo de sócios é uma ferramenta de grande valia para que uma organização familiar garanta sua perenidade no mercado. Algumas questões inerentes aos sócios que se mostram nocivas ao negócio podem ser prevenidas o alinhamento entre os sócios.
O processo sucessório talvez seja um bom exemplo sobre os benefícios do acordo de sócios. O crescimento da família e o consequente aumento no número de candidatos a líderes podem gerar ou agravar conflitos.
A regras para a passagem do comando deve ser programada com a máxima antecedência possível, não apenas para garantir tranquilidade para o momento da retirada do atual líder, mas, sobretudo, para garantir a chegada de profissionais qualificados, sejam da família proprietária ou não.
Com o acordo de sócios o processo sucessório tem regras claras e, sobretudo, conhecidas por todos. O mesmo acontece com temas como processo de governança e a gestão do patrimônio da empresa.
O acordo de sócios garante que, nas diversas situações que a empresa vier a enfrentar, haverá um roteiro, um modelo de atuação previamente planejado e acordado. Isso garante segurança para uma rápida atuação na organização no sentido de sanar eventuais dificuldades.
Como fazer o acordo da melhor forma possível?
Para que o acordo de resultados tenha validade e seja uma ferramenta realmente útil para o futuro da sociedade, é preciso que todos os sócios participem da sua elaboração e subscrevam o documento. Cônjuges e herdeiros podem também assinar como anuentes do documento.
Quanto mais cedo o acordo for elaborado, maior será a segurança e a prevenção. Uma boa alternativa para garantir o sucesso do acordo é contar com o auxílio de uma consultoria especializada em governança corporativa.
A missão desse suporte é ajudar na identificação dos pontos de risco para o futuro e mediar a busca de um consenso. A visão externa e especializada é importante para reduzir a distância entre os desejos dos sócios, encontrando um caminho para garantir a perenidade da empresa.
Gostaria de saber mais sobre a importância do acordo de sócios? Então entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliar sua empresa no planejamento e na elaboração desse documento.
Thank you for your collaboration. Let’s work to bring richer content.
Wow because this is very great work! Congrats and keep it up.