Qual a diferença entre previsão e prospecção de situações futuras?
Compreender a diferença entre previsão e prospecção de situações futuras é muito importante para a realização de um planejamento empresarial e de projetos eficazes. Mesmo com o aumento da incerteza, é imprescindível ficar atento a tendências que podem moldar novas estratégias e determinar para onde vamos.
A prospecção consiste em analisar minuciosamente e estudar as oportunidades oferecidas pelo mercado. A previsão desempenha um papel importante no sucesso de uma empresa, desde que esteja baseada na realidade em que a organização está inserida.
Portanto, tanto a prospecção quanto a previsão devem estar pautadas em medidas preditoras. Você deseja compreender mais sobre esse assunto? Então, leia este texto até o final!
Quais as diferenças entre previsão e prospecção de situações futuras?
Esses termos podem ser confundidos por muitas pessoas, por isso, abaixo, detalhamos as principais diferenças entre prever e prospectar.
Previsão
A gestão eficiente de qualquer organização, não importa qual o setor — público ou privado, industrial ou varejista —, requer planejamento, ou seja, previsibilidade. Para um planejamento realmente efetivo, é imprescindível que seja construída uma expectativa coerente e precisa das condições futuras em que a empresa atuará e da forma como se relacionam os elementos condicionantes dessa expectativa.
A previsão centraliza-se em certezas, esconde o que é incerto, gera projeções lineares a partir de um determinado momento e favorece as tendências. Ela também oferece maior destaque ao quantitativo sobre o qualitativo, uma vez que não considera as ameaças e favorece a estagnação. Além disso, caracteriza-se por partir do simples para o complexo e por admitir habitualmente uma aproximação setorial.
Um exemplo cotidiano de previsão se dá na análise do retorno esperado em um determinado investimento, já que esse é calculado com base nos ganhos obtidos anteriormente, considerando as médias.
A previsão também está presente em diversos outros setores e aspectos, como nas análises climáticas, quando se estima, por exemplo, a precipitação com base em dados históricos. Ou, então, quando se estima o volume de vendas em diferentes épocas do ano com base em informações dos anos anteriores.
Prospecção
Por sua vez, a prospecção reconhece a necessidade de antecipar acontecimentos que nos podem vir a afetar. Ela se concentra na existência de incerteza, cria diversos cenários lógicos sobre o futuro, considera a possibilidade de momentos de ruptura e não distingue importâncias entre quantitativo e qualitativo. Além disso, a prospecção estuda os riscos e parte do complexo para o simples, apresentando, assim, uma abordagem global.
A análise prospectiva considera que existem três modalidades de incertezas. A seguir, você verá cada uma delas.
1. Riscos
São incertezas sobre as quais podemos ter previsão, refletindo acerca da história e de eventos passados análogos, consistindo, assim, em dúvidas sobre as quais é possível ter mais controle. Os riscos se relacionam com o princípio de que se todos os aspectos expressivos, em um momento passado, apontam para padrões semelhantes, em geral, o resultado tende a ser o mesmo.
Um exemplo de um risco é a possibilidade de aumento nos preços ao longo da execução de um projeto. Contudo, esse risco pode ser mensurado por meio da análise da média inflacionária.
2. Incertezas estruturais
Esse tipo de incerteza está diretamente relacionado ao princípio de causa-efeito, sendo assim, é essencial compreender e analisar os possíveis efeitos e identificar quais são as causas. Um possível exemplo para esse tipo de incerteza é o não cumprimento do prazo de um projeto. Desse modo, é importante identificar as causas de acordo com o contexto e com o cenário que o envolvem.
3. Incertezas imprevisíveis
São incertezas que não permitem conhecer ou descrever de antemão os acontecimentos e as suas possíveis consequências, por isso, podem não ser consideradas durante um planejamento. Um exemplo desse tipo de incerteza é a crise originada pela pandemia do novo coronavírus, que afetou a economia e a saúde em nível mundial.
Um dos maiores entendimentos da prospectiva está relacionado às circunstâncias, aos acontecimentos futuros possíveis e lógicos. Um cenário não é apenas uma descrição de uma situação futura, mas, sim, uma definição dos fatos que comprovam o avanço de uma concepção, de uma origem para o efeito — prospectivado.
A realização de cenários obedece a um conjunto de normas e conceitos que atestam a sua credibilidade técnica, a conexão dos fatos, a razoabilidade, a aceitabilidade e a clareza. Isso implica lembrar a cadeia de acontecimentos consecutivos que deram origem aos possíveis episódios e apurar a sua confiabilidade.
Qual a importância de incluir e de considerar as incertezas no planejamento?
A maneira habitual pela qual as organizações se preparam para o futuro é realizando um planejamento estratégico, fundamental para que o gestor possa visualizar o futuro e consiga prever quais as adversidades que serão enfrentadas no decorrer da execução das atividades.
Entretanto, no momento atual, que é de crise e de imprecisão, é fundamental aceitar a incerteza, tentar compreendê-la e integrá-la tanto ao raciocínio quanto ao planejamento. Como dito por Pierre Wack, as incertezas não são apenas desvios ocasionais e temporários relacionados a algum aspecto previsível. Para ele, na verdade, as incertezas são características estruturais e básicas ao ambiente que envolve os negócios e as organizações.
O propósito das táticas de prospecção é gerar, averiguar e testar os futuros prováveis e desejáveis para aprimorar as decisões, englobando a análise de como essas circunstâncias são capazes de mudar a partir da realização de políticas e de ações das empresas.
Em um ambiente célere e movimentado, o desafio torna-se ainda maior. Por isso, há a relevância e a dificuldade dos esforços das empresas para, de forma ativa, controlar as tendências em crescimento, fortalecer cenários alternativos que representem as potenciais possibilidades de negócios que possam surgir e enfrentar os desafios do futuro.
Compreender a diferença entre previsão e prospecção de situações futuras é essencial para que o planejamento estratégico seja realizado adequadamente e para que os resultados obtidos sejam positivos. Isso porque quando as incertezas são elevadas, os riscos e as ameaças também o são. Sendo assim, tanto a previsão quanto a prospecção devem ser consideradas nos planejamentos, a fim de que sejam eficazes.
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