Clientes da Kienbaum relatam seus cases de sucesso em evento on-line
A Kienbaum Brasil realizou na terça-feira, dia 29 de junho, mais um evento de sua série on-line, aberto à participação de todos os interessados. Cerca de 120 pessoas acompanharam o Kienbaum Experience, no qual foram apresentados dois cases de sucesso de clientes. Estiveram presentes Kleber Gomes, CEO da Ourofino Saúde Animal, e Francisco da Costa, diretor de RH da Benteler Componentes Automotivos, que revelaram suas estratégias de atuação nas empresas.
Participaram também Fausto Alvarez e Amanda Saconato, sócios da Kienbaum, ambos do escritório de São Paulo, que entrevistaram os convidados, os quais também relataram a participação da consultoria nas estratégias de atuação, de desenvolvimento e geração de bons resultados em suas empresas. O evento foi conduzido pelo jornalista João Carlos Firpe Penna, da equipe da Kienbaum.
Na avaliação de Kleber Gomes, a Kienbaum teve um papel fundamental na condução do processo de sucessão na Ourofino Saúde Animal, realizado no ano passado, que o conduziu ao cargo de CEO da companhia, em substituição ao fundador da empresa. A Kienbaum vem participando de outras ações na empresa, como o processo de reestruturação de toda a diretoria.
Francisco da Costa relatou sua experiência como executivo da Benteler Componentes Automotivos, trajetória iniciada há cinco anos. Desde sua entrada na empresa, ele contou com a contribuição da Kienbaum em diversas ações, como o processo de assessment de todo o time da companhia e a reestruturação da empresa na África do Sul.
Confira, a seguir, os principais destaques das falas dos convidados.
Kleber Gomes
Segundo o executivo, desde o início de sua gestão ele contou com a colaboração da Kienbaum em várias ações, com destaque para coaching, a contratação de executivos e a sucessão na alta direção, seguida de uma reestruturação das diretorias, com assessment de todo o corpo diretivo e gerencial da companhia, o que, segundo ele, propiciou à direção ter visão comparativa de seu time em relação ao mercado. Isso contribuiu também para o processo de desenvolvimento de todos os líderes.
Na sequência, Kleber promoveu também uma ressignificação de valores na companhia, visando levar uma nova cultura para dentro da organização. “Fausto foi um dos nossos mentores neste processo, que foi todo feito internamente. E o resultado final, se é que podemos definir assim, porque ainda temos muito o que trabalhar em conjunto com a Kienbaum, tem gerado frutos muito positivos. O somatório disso nos levou a bater todos os recordes em termos de resultados. E vale ressaltar que a companhia já é muito lucrativa”, destacou o executivo.
Ele avalia que, hoje, a empresa tem uma consciência muito consolidada não somente em relação ao potencial de sua equipe, mas também sobre todos os pontos que ainda precisam ser trabalhados. “A Ourofino tem alguns valores centrais que incluem o conceito de jogar para ganhar, a cultura de resultados, o respeito ao mindset do acionista controlador e a certeza de que é preciso trabalhar com o time”. Paralelamente, acredita ele, é fundamental se conectar com o mundo e acompanhar as tendências do mercado.
“Somos uma empresa de bases tecnológicas e temos que praticar alianças, parcerias, digitalização e inovação. Em meio a tudo isso, temos de olhar para as pessoas e lidar da melhor forma com nossos colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e comunidade, sempre buscando o encantamento de todo mundo. A gente faz isso de forma genuína o tempo inteiro”, explicou.
Uma das ações destacadas por Kleber em sua gestão frente à empresa, que se iniciou já durante a pandemia, no ano passado, foi a estratégia de comunicação. “Nós fizemos um trabalho conjunto do nosso time de RH com o de comunicação. Nós contamos, internamente, com uma agência de publicidade, que ajuda muito nesse trabalho. E não tenho dúvidas de que um dos segredos do nosso bom desempenho advém da comunicação bem feita”, reconhece ele.
Essas ações ocorreram interna e externamente, com utilização dos mais diversos formatos e plataformas de comunicação – e levando-se em conta as limitações impostas pelo isolamento com a pandemia –, como reuniões via Zoom e outras plataformas, conversas via redes sociais, incluindo Instagram e Linkedin, assim como as tradicionais mensagens por e-mail.
Francisco da Costa
Quando assumiu a diretoria de RH da Benteler, Franscisco da Costa convidou a Kienbaum para uma primeira ação na empresa, que foi a realização de um assessment de toda a equipe de liderança. E ressaltou: “Nós partimos da convicção de que tínhamos o time certo; o que faltava era fazer um bom diagnóstico e estabelecer as competências que queríamos avaliar e buscar a melhor performance de cada um, trabalhando especialmente naquelas em que estávamos um pouco abaixo da média do mercado”.
Além dessa avaliação, que envolveu mais de 100 executivos, a Kienbaum realizou, nesse período, coaching com mais de 20 dirigentes e um trabalho mais amplo de treinamento de média gerência. Segundo Francisco, o diagnóstico confirmou a qualidade do time, que já era muito bem focado em resultados e envolvido com os clientes. Mas faltava um pouco do que ele chamou de “coragem gerencial”.
“Essa coragem implica ousar mesmo, arriscar mais, pensar diferente e lidar com as ambiguidades naturais do setor automotivo, que é cheio de altos e baixos. Nós temos sido, por exemplo, muito impactados pela pandemia. Temos de mostrar ao time as formas práticas de mudar de comportamento e desenvolver as equipes, com muito diálogo e feedback, tirando as pessoas ainda mais da zona de conforto para entregarem resultados ainda melhores”, explicou ele.
Como fruto do bom trabalho desenvolvido no Brasil, a equipe de Francisco foi convidada, pela matriz alemã, a reestruturar a subsidiária da Benteler na África do Sul, que nunca tinha dado lucro. Segundo ele, foi um trabalho feito com simplicidade, unindo o time do Brasil com o time de lá, e que teve como marca “uma paixão verdadeira, sempre procurando fazer o melhor trabalho do mundo, mostrando a todos que sabemos buscar a melhor excelência possível”.
“Quando chegamos lá, logo percebemos que havia uma cultura muito forte e bem diferente da nossa, com grande influência dos ingleses, dos holandeses e também de várias tribos locais, como a Zulu. Mas o importante é que tudo deu certo”, afirmou Francisco . Ele comentou também o fato de um dos ex-CEOs da Benteler no Brasil ter sido alçado ao cargo mais elevado da companhia no mundo, ao ser escolhido como CEO global do grupo. Em ambos os processos, a Kienbaum Brasil teve uma participação de destaque.
Ao final das apresentações e debates, incluindo perguntas de convidados, Fausto e Amanda agradeceram a participação dos executivos. Falando em nome da Kienbaum, Fausto ressaltou que, no trabalho de uma consultoria, mais importante do que realizar projetos em empresas como a Ourofino e a Benteler “é ter a certeza de que se está entregando um produto muito consistente e fazê-lo num prazo inferior ao esperado. Paralelamente, é preciso contribuir para que as lideranças possam, efetivamente, valorizar ao máximo suas equipes. E isso vem ocorrendo nas duas empresas. Para nós, da Kienbaum, tem sido um motivo de muito orgulho trabalhar com vocês”, concluiu.