Kienbaum apresenta seu novo posicionamento em webinar
“Estamos vivendo um momento completamente inédito e de grandes mudanças para as organizações, as lideranças e as pessoas, numa perspectiva de expressivos redirecionamentos e reposicionamentos. Mas, também, um contexto muito otimista e promissor, que está gerando muitas oportunidades, como é o nosso caso, na Kienbaum Brasil, que apresenta hoje seu novo posicionamento, cujo conceito fundamental é a transformação”.
Esse foi o panorama geral apresentado por Axel Werner, do escritório de São Paulo, na abertura do webinar Transformar Lideranças, Pessoas e Negócios, realizado na terça-feira, 13 de abril, pela Kienbaum, com a presença de mais de 130 participantes do Brasil e do exterior.
Axel foi um dos quatro sócios da empresa que falaram no evento. Ainda segundo ele, “esse universo de transformações está ocorrendo nas corporações mais avançadas do mundo, e nós estamos conectados a ele em todos os países nos quais atuamos”.
Na ocasião, foi anunciado também o lançamento do novo site da Kienbaum, mais amplo e abrangente, e que apresenta esse novo posicionamento de mercado. A Kienbaum é uma consultoria multinacional de origem alemã, com mais de 75 anos de história e com presença em diversos países. No Brasil, ela atua desde 2005.
Novas oportunidades de ação
Segundo a sócia Luciana Schenk Duque, de Porto Alegre, a Kienbaum nunca esteve tão próxima de seus clientes, nos cinco estados em que está presente no país. Para ela, “o contexto da pandemia potencializou ações da Kienbaum junto às corporações, apesar da distância física. Todos estão investindo em tecnologia, proteção e armazenamento de dados, por exemplo. Tudo isso abre novas oportunidades de ações de nossas equipes multidisciplinares e de desenvolvimento de projetos diferenciados, sempre com soluções rápidas e eficazes”.
Por sua vez, o sócio Fernando Teixeira, também de São Paulo, salientou que o conceito de transformação vem sendo lapidado pela Kienbaum ao longo dos últimos anos e, agora, se encaixa com perfeição ao novo contexto do mundo. “Eu digo aos nossos clientes que as mudanças são inevitáveis, mas o sofrimento é opcional. E, ainda, que temos de agregar, às transformações, a necessidade de antecipação e de aceleração no contexto dos negócios, em sintonia com as ações das lideranças e das pessoas”.
A sócia Paula Laudares, de Belo Horizonte, destacou a importância de traduzir esse novo posicionamento na prática e no dia a dia da atuação da Kienbaum junto aos clientes. “Nós já estamos vivenciando essas mudanças de paradigmas. Nas grandes organizações, por exemplo, temos atuado no sentido de implantar soluções mais integradas e em rede, envolvendo um maior número de pessoas e lideranças. Temos demonstrado que a visão estratégica do negócio não pode ser mais restrita, por exemplo, à alta direção”, explicou.
Propósitos e perspectivas
Instigados por perguntas dos participantes, os sócios refletiram também sobre seus propósitos e perspectivas profissionais nesse novo contexto.
Na visão de Paula, o momento atual consolida a percepção que cada sócio já vinha tendo sobre “a necessidade de sair sempre da zona de conforto e fazer mais e melhor por todas as empresas que confiam à Kienbaum o seu processo de transformação”. Para ela, tudo isso está em sintonia com as iniciativas da sede da empresa, na Alemanha, de renovação da marca e busca de maior diversidade. “Eles acabam de trazer uma mulher para atuar como co-CEO, o que é um marco importante para todas nós”, disse.
Para Axel, a percepção de Paula reflete, com certeza, a posição dos demais sócios: “Nós não temos as respostas, mas temos clareza sobre as perguntas certas que precisam ser feitas a todos nós e aos nossos clientes. Isso é o mais relevante nessa trajetória que, na prática, já abre as portas para o futuro e para a forma como desejamos nos posicionar daqui para frente”. Para ele, contudo, é fundamental reforçar o papel do indivíduo em todo esse processo: “Afinal, é ele que provoca a inovação e é a razão da transformação”.
Já Luciana falou sobre a importância de ver o Brasil e as organizações numa perspectiva otimista, apesar da adversidade que o atual cenário impõe ao país e até ao mundo. “Quero reafirmar aqui o quanto acreditamos no país e como a Kienbaum se sente motivada vendo os clientes crescerem, mesmo neste momento. E não temos dúvida de que a pandemia vai passar, e todos nós vamos surfar com tudo de positivo que vai surgir depois dela. Algo, que de alguma forma, já temos vivido junto aos clientes”.
Fernando concluiu as apresentações agradecendo a expressiva presença dos participantes e ressaltando a importância de se fortalecer o otimismo, mesmo com as dificuldades atuais. E completou: “Sempre teremos pedras no caminho, mas elas também ajudam a nos moldarmos melhor como pessoas e como profissionais em busca da transformação, pois nossa capacidade de adaptação é sempre muito grande. Estamos, juntamente com os nossos clientes, aprendendo muito com a nova realidade. E podemos afirmar, desde já, que teremos um futuro muito promissor pela frente”.
Se você quer saber tudo que rolou nesse webinar, assista ao vídeo na íntegra em nosso canal do YouTube. E para saber mais sobre a Kienbaum Brasil, visite o nosso site ou entre em contato conosco.