Veja como desenvolver uma equipe de alta performance!

Veja como desenvolver uma equipe de alta performance!
8 minutos para ler

Você sabe qual a diferença entre um grupo e uma equipe? Em um grupo, não existe a atitude de colaboração mútua e cada um está indo para um lugar diferente. Já em uma equipe de alta performance, as pessoas são alinhadas, compartilham valores, visões, objetivos e estão engajadas em alcançar as metas e objetivos propostos pela organização.

Essas pessoas conseguem, apesar de sua diversidade de conhecimentos, opiniões, ideias e habilidades, manter uma sintonia em atingir os resultados desejados. Elas têm elevado grau de competência e comprometimento. No entanto, para que essa mágica ocorra, é essencial um líder de alta performance.

Neste post, você descobrirá quais os requisitos básicos para ter uma equipe, um líder e uma empresa de alta performance. Continue lendo!

O que caracteriza uma equipe de alta performance?

Refletindo o que é alta performance, o que é um líder ou uma organização com elevado desempenho, chega-se à conclusão de que isso só é possível com uma gestão que busca demonstrar que está comprometida com o desenvolvimento de seus colaboradores. Uma organização que por meio de seus métodos e processos valoriza as vantagens competitivas de seus profissionais.

Essas empresas interagem de forma dinâmica, reconhecem as oportunidades, formulam estratégias, implementam e monitoram de forma a atingir os melhores resultados com seu gerenciamento.

As organizações perceberam que a excelência de seus negócios é reflexo da extraordinária sintonia com seus profissionais engajados e comprometidos na mesma direção, apoiam e agem para alcançarem os objetivos organizacionais e pessoais.

Em poucas palavras, colaboradores valorizados, desenvolvidos e bem treinados são de imensurável valor e isso não acontece instantaneamente. É necessário criar esse ambiente para construir essas equipes.

Então uma equipe de alta performance caracteriza-se por profissionais que detêm uma forma especial e inovadora de se dedicarem as atividades, modificando com seus conhecimentos qualquer área, interagindo com todos e, assim, conseguem os melhores resultados, pois são motivados a agirem nesse sentido.

Quais as principais características da equipe de alta performance?

Abaixo, estão as características imprescindíveis em uma equipe com elevado desempenho e eficiência:

  • apresenta um líder que a guie e oriente, sendo um profissional que todos admiram, que sabe orientar, unir e consegue que todos desenvolvam de forma individual as suas tarefas para atingirem as metas planejadas;
  • trabalham de forma sintonizada e alinhada aos objetivos;
  • a eficiência e eficácia fazem parte dessa equipe, pois procuram sempre alcançarem os melhores resultados;
  • todos são comprometidos com as tarefas propostas e cumprem o que é esperado;
  • buscam analisar os procedimentos para obterem maior alinhamento e sinergia entre os diversos membros da equipe;
  • têm um olhar para o futuro, estão sempre abertos para as mudanças que podem impactar os negócios;
  • sabem usar as diversas abordagens e informações de forma assertiva, facilitando o processo de novas decisões;
  • todos são importantes e valiosos nessa equipe, não existe alguém que seja mais ou menos;
  • identificam oportunidades ou problemas e buscam alternativas para solucioná-los rapidamente.

Quais as habilidade dessa equipe?

Todos da equipe de alta performance trabalham continuamente em suas competências, para manterem-se sempre atualizados e em constante desenvolvimento de suas habilidades. Essas equipes são fruto de competências organizacionais desenvolvidas por empresas com visão sobre aprendizagem. Essas organizações compartilham dos ensinamentos do famoso escritor Peter Senge, que em seu livro “A quinta disciplina” apresenta cinco disciplinas essenciais. São elas:

  • domínio pessoal — cada membro da equipe aprende a expandir as próprias capacidades. É entendido também como o “comprometimento com a sua própria evolução”;
  • visão compartilhada — garante o sucesso da empresa, pensamento no bem-estar e sucesso pessoal e coletivo, estimula o engajamento de um grupo criando sinergia entre os colaboradores o que é essencial para um resultado positivo;
  • aprendizado contínuo e em equipe — processo de alinhamento e desenvolvimento, fazendo com que os membros desenvolvam a inteligência e capacidades maiores do que a soma dos talentos individuais;
  • modelos mentais — significa refletir de maneira contínua, dispositivos que visam explicar e melhorar a imagem que cada um tem do mundo para saber moldar atos e decisões;
  • pensamento sistêmico — a equipe encontra um modo para agir nos negócios, descobrindo uma forma de analisá-los para mudar os sistemas com maior eficácia.

Essas habilidades devem estar presentes em uma equipe e são imprescindíveis a todos profissionais e organizações que desejam cumprir suas metas de alta performance. Nessas empresas, os profissionais buscam continuamente ampliarem suas capacidades de criarem resultados.

Como desenvolver uma equipe de alta performance?

Agora que você sabe quais as características e habilidades necessárias em uma equipe de alta performance e sabe também que a base de tudo é a organização em que atuam, mostraremos quais pontos devem ser considerados.

Ter uma boa liderança

O líder promove, incentiva, sustenta e guia a equipe de alta performance. Ele inspira pessoas e conquista por seu exemplo. Esse líder tem a capacidade e habilidade de motivar e influenciar os seus liderados para alcançarem os objetivos traçados.

Contratar a pessoa certa

Nessa hora, o setor de RH poderá ser valioso. O processo seletivo de contratação responderá que tipo de colaborador fará parte da sua equipe. Para tanto, é preciso determinar quais as habilidades exigidas e analisar se esse candidato agregará valor à equipe.

Valorizar a diversidade pessoal e de habilidades

É importante que os integrantes tenham habilidades e vivências diferentes, pois, assim, contribuirão para o sucesso dos resultados, influenciando positivamente o grupo.

Incentivar a comunicação

O comprometimento de todos é fundamental. Cada membro tem habilidades, aptidões e conhecimentos específicos para sua função e sabe a importância em compartilhar o seu conhecimento com os outros da equipe. A comunicação é muito importante tanto para compartilhar quanto para resolver situações e evitar conflitos. As equipes de alta performance aprendem e contribuem para o sucesso como um todo.

Incentivar confiança e integridade

Confiar é essencial em uma equipe de alta performance. E confiança é o resultado da integridade demonstrada pelos membros. As duas precisam andar juntas. Os membros têm que atuar de forma correta. Eles vivem em uma sintonia, pois entre eles existe o que chamamos de empatia — quando você se coloca no lugar do outro.

Ter metas e objetivos claros

Uma equipe tem metas e objetivos claros, criando e praticando feedbacks naturalmente. Por meio desses retornos, os membros da equipe interagem continuamente, criando um fluxo de informações e comunicação, possibilitando a aprendizagem de todos os membros da equipe com os compartilhamentos.

Estabelecer metas desafiadoras e coerentes

As metas precisam ser coerentes. É necessário alcançar resultados, por isso, a importância em definir metas que mesmo sendo desafiadoras, sejam possíveis de serem alcançadas. Afinal, mesmo quando há dedicação, investimento de tempo e energia, se a meta não for alcançada, o resultado será uma equipe desmotivada.

Estabelecer recompensas

A equipe de alta performance trabalha muito, pois sempre têm como objetivo alcançar os desafios propostos. Então nada melhor que proporcionar a todos uma recompensa por terem atingido o sucesso. Esse prêmio pode ser: um dia de folga, ingresso para um show, almoço grátis, entre outros. Tudo fica muito divertido em competições e todos querem sempre ganhar algo.

Usar indicadores de desempenho

Mensurar os resultados da equipe e da organização é uma rotina que já faz parte da maioria das empresas. Elas estão em busca de uma gestão inteligente e os softwares — sistemas ERPs — proporcionam avaliar o desempenho da equipe e se o planejamento traçado foi alcançado.

Ter uma equipe de alta performance contribuindo para o sucesso de sua empresa, onde todos interagem e compartilham do mesmo propósito, é algo extraordinário para o seu negócio. Criar uma equipe assim é uma tarefa que exige que a organização esteja empenhada em repensar suas estratégias e queira se adequar a esse mundo altamente competitivo.

Agora que você já sabe como desenvolver sua equipe e torná-la de alta performance, aproveite a visita ao blog para ler o texto “O desenvolvimento da performance empresarial e seu impacto nas organizações” e se torne um expert no assunto!

270 Views
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-