Como funciona o desenvolvimento virtual das equipes?
Se você ocupa cargo de liderança no mundo corporativo e/ou atua na área de recursos humanos, provavelmente já ouviu falar do desenvolvimento virtual das equipes. Que tal entender melhor sobre o assunto?
A tendência de popularização da metodologia acompanha a crescente inserção da tecnologia em todos os âmbitos da vida cotidiana, inclusive nos escritórios, nas indústrias e no comércio. Assim, desponta como alternativa ou, dependendo do negócio, única forma de capacitar a equipe.
Siga na leitura para maiores detalhes a respeito do tema. Falaremos sobre o recurso, sua importância, como ele funciona, seus desafios, a influência da tecnologia e como o mercado vem respondendo a ele. Confira!
O que é o desenvolvimento virtual das equipes?
Metodologia utilizada na capacitação, no treinamento e no engajamento de equipes virtuais, ou seja, em grupos de colaboradores atuando em conjunto em espaços físicos distintos (diferentes cidades, estados e até países), sem interação face a face. Esses funcionários podem, inclusive, nunca terem se conhecido pessoalmente.
Nesse cenário, a comunicação ocorre por meios eletrônicos, forma de trabalho comum, principalmente nas empresas de tecnologia da informação. A modalidade deve ser difundida ainda mais com a tendência do home office, já adotada por 3,8 milhões de pessoas no Brasil, em 2018, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O desenvolvimento virtual das equipes está voltado à gestão de pessoal em ambiente online, interação que precisa ser muito bem planejada e estruturada a fim de manter em alta a produtividade e um bom fluxo de trabalho — sob pena de desmotivar os colaboradores e atrapalhar nos resultados da empresa.
Neste cenário, as preocupações usuais do RH de uma organização continuam as mesmas: desenvolver continuamente os funcionários (principalmente as lideranças), fazer uma gestão de performance eficiente, aumentar a expertise dos contratados, reter talentos, alinhar propósitos, promover o clima e a cultura organizacional.
Como funciona o desenvolvimento virtual das equipes?
Imagine, por exemplo, que você queira desenvolver competências e habilidades em um programador situado na Índia. Existem hoje, no mercado, serviços virtuais como as trilhas de aprendizagem digitais, pelas quais a Kienbaum promove treinamentos online e estabelece planos de carreira a partir de um diagnóstico individual.
Além da capacitação em plataformas online — que forma o profissional enquanto lhe dá flexibilidade de horário no acesso ao conteúdo —, vários outros aspectos precisam existir no desenvolvimento virtual das equipes. Veja quais sãos esses pontos enquanto tratamos na sequência dos principais desafios no ramo.
Fatores cruciais no desenvolvimento virtual das equipes
Talvez seja até fácil compor um time com analistas, gerentes e coordenadores de suporte, sistemas, infraestrutura, programadores e técnicos de alta expertise, mas tanto conhecimento pode não gerar os resultados almejados se o time não souber trabalhar junto.
Questão cultural
É necessário analisar as diferentes crenças e os valores dos profissionais: enquanto a cultura latina tem maior apreço pelo relacionamento pessoal, os europeus tendem a não se importarem tanto com um assunto.
Então, talvez não seja cabível a liderança enviar um e-mail de apresentação a todos os membros da equipe ao fazer o primeiro contato, por exemplo. A medida pode ser suficiente ao trabalhador europeu, mas parecer impessoal demais ao chileno e, assim, afastá-lo ao invés de aproximá-lo do seu líder.
Ferramentas de comunicação
Garanta que todos os colaboradores tenham aplicativos e softwares instalados, autorizações necessárias, máquinas, equipamentos e outros recursos compatíveis com as exigências e atividades laborais. Ainda, certifique-se de que eles saibam utilizar as plataformas pelas quais o time se comunica, tais como Weebex, Dropbox e Google Drive.
A presença em um mesmo ambiente físico, por si só, já conecta as pessoas, mas, quando não há a interação face a face, a boa comunicação online tem importância dobrada. Grupos de WhatsApp ajudam a otimizar o fluxo de informação e de trabalho, por exemplo.
O sistema da empresa também pode ser bem utilizado na troca de dados. O importante é que o colaborador seja informado sobre todos os recursos da plataforma – afinal, sua capacidade de interagir com os demais é tão importante quanto sua qualificação profissional nesse cenário.
Procedimentos e objetivos claros
O desenvolvimento virtual das equipes só pode ser bem feito quando todas as regras, os indicadores e as metas estão esclarecidos a todos. Por exemplo: se a empresa realiza o assessment digital, todos os funcionários devem estar cientes, desde a contratação, sobre os aspectos pelos quais serão avaliados.
O alinhamento torna o feedback mais efetivo, e assim o profissional entende a estruturação do plano de desenvolvimento individual que lhe for dado a partir da avaliação. Deixar indicadores-chave e metas bem claros também contribui no engajamento dos colaboradores e na realização do trabalho.
Identidade do time
Entenda a necessidade de conhecer cada membro da equipe para saber a forma mais efetiva de se comunicar com ele, faça as diferenças culturais, pessoais e profissionais pesarem a favor do time. Talvez, quem interaja menos nas reuniões virtuais seja seu funcionário mais criativo.
O líder responde melhor às expectativas dos colaboradores quando conhece a identidade do time e as particularidades de cada um. A atuação do RH nesse sentido tende a gerar confiança e engajamento, orienta a conduta de trabalho e coordena as atividades de forma altamente produtiva.
Horários e reuniões
Evite calls desnecessários que só servem para colocar a equipe em contato sem nenhuma troca de informação útil às atividades. Ainda, é necessário respeitar fusos horários ao marcar uma reunião online ou iniciar uma transmissão ao vivo de treinamento.
Por que o desenvolvimento virtual das equipes é uma tendência?
Com 3,9 bilhões de usuários, a internet é uma extensão do ambiente offline com alta capacidade de aproveitamento para unir e capacitar profissionais do mundo todo. A tecnologia tem possibilitado a realização das atividades laborais além dos escritórios trazendo vantagens, como a flexibilidade de horários, a dispensa de deslocamento.
O desenvolvimento virtual das equipes também é ótima alternativa a quem deseja atuar com um time altamente gabaritado, ignorando distâncias geográficas. O foco em expertise permite que cérebros brilhantes façam um ótimo trabalho, utilizando as ferramentas certas para uma comunicação efetiva.
Sistemas de comunicação interna, de gestão e plataformas online de aprendizagem compõem o rol de recursos utilizados no treinamento, na capacitação e no engajamento de profissionais.
O desenvolvimento virtual das equipes pode manter as atividades laborais em perfeito fluxo, se bem moldado e gerenciado. Ainda, a escolha dos recursos certos para sua implementação contribui na formação do profissional, sinônimo de satisfação pessoal e retorno para a empresa
Gostou do assunto? Entre em contato com a Kienbaum e veja como nossa solução pode ajudar seu negócio no desenvolvimento virtual das equipes.