Descubra quando é a hora de revisar o modelo de negócio das empresas

4 minutos para ler

O modelo de negócio é o modo como uma empresa busca conquistar seus objetivos, tais como lucratividade, vantagem competitiva, expectativas de investidores, clientes, fornecedores etc. De uma forma mais ampla, o modelo de negócio é o meio pelo qual a empresa pretende continuar atuando de forma sustentável.

Por ser algo tão importante para o negócio, é preciso manter esse modelo revisado e atualizado. As mudanças ocorridas no mercado, os novos comportamentos de consumo e a variação da economia, por exemplo, podem acabar obrigando a empresa a rever suas estratégias e posicionamento.

Se você quer entender melhor sobre a necessidade de revisar o modelo de negócio, continue conosco. No post de hoje, você entenderá por que é tão importante reavaliar a abordagem da empresa, quando fazer e como acertar nessa revisão. Boa leitura!

Por que reavaliar o modelo de negócio?

A reavaliação do modelo de negócio é uma oportunidade para monitorar o plano inicial e verificar se ele realmente está funcionando como deveria. Por mais que se adotem boas práticas, ótimas ferramentas de gestão e estratégias eficientes, é essencial conferir se elas geram o resultado esperado.

Além disso, o mercado exige constantes adaptações e renovações para que o negócio se mantenha competitivo. As mudanças estimulam a melhoria contínua e facilitam o seu crescimento. Dessa forma, o ideal é que a reavaliação do modelo de negócio seja frequente.

Quando revisar o modelo de negócio?

Existem alguns indícios que apontam o momento de revisar o modelo de negócio. Confira a seguir e fique atento a eles.

Queda ou estabilização das receitas

Mesmo quando o foco das vendas e do marketing estão no aumento das receitas, em alguns casos, esse objetivo não é alcançado, ou seja, as vendas continuam caindo. Esse pode ser um indício claro de que algo vai mal com o modelo de negócio e que é hora de repensar as estratégias.

Indiferença do cliente sobre a escolha da marca

Como citado, existem períodos em que, mesmo com todo o esforço, as vendas não aumentam e os clientes não aderem à marca, produto ou serviço. Essa pode ser outra indicação de que o plano e o modelo de negócio deve ser revisitado.

Maior proposta de valor pela concorrência

Se a concorrência está conseguindo entregar uma proposta de valor melhor do que a sua, é melhor ficar atento. Algum detalhe pode estar impedindo sua empresa de progredir e alcançar resultados melhores. Por isso, esse é outro sinal de que você precisa revisar o modelo de negócio.

Como fazer uma revisão acertada do modelo de negócio?

A parte inicial de uma boa revisão do modelo de negócio é revisitar a estratégia geral do negócio. Algumas perguntas são essenciais:

  • qual o propósito da empresa existir? (missão);
  • onde ela quer chegar em determinado período de tempo? (visão).

Essas questões norteiam todas as demais decisões, por isso são tão importantes para qualquer empresa. Por mais que a missão e a visão já tenham sido definidas, é importante checar se elas ainda fazem sentido para a realidade do negócio.

Além disso, outros aspectos precisam ser revisados:

  • tecnologia — como a empresa tem se adaptado à tecnologia e à modernização que o mercado exige, principalmente no que diz respeito à otimização de custos e facilitação do dia a dia de trabalho;
  • planejamento e organização — como é feita a organização das atividades diárias para o bom funcionamento do negócio e um planejamento que dê conta de todas as demandas para otimizar os resultados alcançados;
  • comunicação — como a empresa comunica seus projetos, decisões, posicionamentos e estabelece um diálogo aberto e próximo de suas equipes e clientes;
  • bons contatos — como são administrados os contatos externos de cada área e obtidas informações relevantes para gerar insights sobre os processos internos, dificuldades enfrentadas e possíveis soluções.

Você conferiu que revisar o modelo de negócio é essencial para manter a empresa em melhoria contínua. Além disso, descobriu que existem alguns sinais quando algo não vai bem com o padrão seguido e checou os principais aspectos a serem revisitados durante uma revisão do modelo de negócio.

Se você gostou deste post e quer ter acesso a outros conteúdos sobre gestão, siga-nos Facebook, LinkedIn e não deixe de acompanhar nossos vídeos no YouTube!

66 Views
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-