Descubra como promover o trabalho em equipe na sua empresa
O mundo moderno demanda soluções complexas que são melhor desenvolvidas com o trabalho em equipe. Estimular o espírito colaborativo coloca em sintonia pessoas com conhecimento e competências complementares, cuja atuação em conjunto é o diferencial das empresas na hora de apresentar resultados.
Tal habilidade social foi, inclusive, elencada por David Deming, professor e pesquisador de Harvard, como vantagem do profissional em relação às máquinas. Ressaltada sua importância no âmbito corporativo, trouxemos algumas dicas para você promover o trabalho em equipe na sua organização. Acompanhe!
Invista em treinamento corporativo
Não basta designar grupos, é preciso criar elos e estreitar laços, resultados alcançados quando se investe em T&D.
Valendo-se de dinâmicas, games, workshops e cases, essa modalidade de educação corporativa repercute na integração do time porque aprimora o relacionamento interpessoal, a delegação de tarefas e a administração do tempo.
Os treinamentos melhoram a comunicação organizacional, preparam os colaboradores para lidarem juntos com as adversidades no trabalho e aumentam a produtividade se bem direcionados — e, por isso, a importância das consultorias especializadas.
Defina missão, valores, objetivos e metas
A missão é a razão de ser da empresa, os valores são os seus princípios norteadores, os objetivos são o propósito de seu empenho e as metas são objetivos quantificados. Dito isso, responda: seu colaborador sabe pelo que ele trabalha?
Definir esses quatro elementos cria um senso de responsabilidade nos profissionais e os faz entender a importância da equipe. Assim, eles assimilam que a visão organizacional jamais poderia ser atingida se não fosse pela soma de esforços em comum.
Essa noção de fazer parte de algo muito maior cria um elo entre os membros, ameniza conflitos, e fortalece o clima e a cultura organizacional.
Reconheça lideranças no trabalho em equipe
Uma pesquisa da Deloitte aponta que 86% das empresas de RH no mundo caracterizam o desenvolvimento de lideranças como urgente ou importante, mas apenas 13% acreditam estar lidando bem com essa necessidade.
Os líderes não são dotados apenas de um currículo excepcional, amplo networking e alto conhecimento técnico no assunto; eles sabem fazer parte de um time.
Reconhecer tal habilidade é dizer ao colaborador que ela é essencial caso ele queira ganhar destaque na empresa. Logo, se trabalho em equipe é vital perante os olhos da organização, seu profissional também passa a dar valor a isso.
Fortaleça a política de feedback
Estimular os colaboradores a trabalharem juntos requer monitoramento constante e acompanhamento das atividades realizadas — funções cumpridas pelo feedback.
A performance do grupo é influenciada pela atuação de cada um de seus membros, servindo a análise de desempenho individual como termômetro para o aprimoramento personalizado. Por sua vez, a avaliação de desempenho da equipe aponta as debilidades na colaboração e une seus integrantes na resolução desses pontos.
Dar feedback é uma forma de direcionar as competências, aumentar o engajamento e motivar a assertividade do time. Ao mesmo tempo, o método valoriza o profissional, seu crescimento e sua integração no ambiente organizacional.
O homem tem uma necessidade histórica de se aliar aos seus semelhantes para obter grandes resultados. O princípio do trabalho em equipe no mundo corporativo é o mesmo: oferecer tantos benefícios que aumenta a produtividade e estimula a competitividade da empresa no mercado.
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