O desenvolvimento da performance empresarial e seu impacto nas organizações
Você já ouviu falar em desenvolvimento da performance empresarial?
Também conhecido por alguns como CPM, devido à sigla em inglês Corporate Performance Management, esse tipo de trabalho engloba soluções para que sejam feitos o direcionamento dos colaboradores, a identificação e o planejamento de necessidades em recursos humanos. Além disso, a CPM também busca a realização de ações de desenvolvimento e o planejamento e a execução de planos de sucessão.
No artigo de hoje, você saberá mais sobre o desenvolvimento da performance empresarial para todas as esferas da organização, além de entender os impactos positivos que esse tipo de gestão e acompanhamento pode garantir para uma organização. Ficou interessado? Então siga a leitura e confira!
Por que desenvolver a CPM na empresa?
É importante que a empresa trabalhe para que o desenvolvimento da performance empresarial seja englobada na cultura organizacional, potencializando os resultados por meio das pessoas.
Assim, a CPM pode ser desenvolvida com a finalidade de apresentar aos colaboradores as expectativas que a empresa tem sobre os seus desempenhos nas atividades, apresentando suporte para o aprendizado, planejamento de carreira e elementos que podem ser determinantes para o aumento de salário.
Quais são os principais conceitos que devem ser trabalhados no desenvolvimento da CPM?
Para desenvolver a performance empresarial, é necessário trabalhar, na organização, alguns conceitos que devem ser considerados peças-chave para a gestão da performance. Confira, a seguir, os principais.
Comprometimento
É necessário que o comprometimento seja desenvolvido em efeito cascata, ou seja, vindo de cima para baixo, com os gestores ou líderes educando pelo exemplo.
Deve-se conscientizar os colaboradores que, assim como denota o teórico Gareth Morgan, a empresa pode ser vista como uma máquina, em que cada funcionário é uma peça, e que o bom funcionamento do todo só ocorre com o trabalho correto de cada componente individual.
Responsabilidade
Similar ao comprometimento, o conceito de responsabilidade deve envolver a todos os colaboradores da empresa e fazer com que eles saibam que são os únicos responsáveis pelas atividades que executam.
A responsabilidade deve envolver todos os níveis de liderança, por meio de ações e estratégias de coaching, follow up e feedback.
Comunicação
A comunicação interna deve ser desenvolvida de maneira estratégia, sendo vista sempre como uma via de mão dupla, ou seja, que tenha um feedback.
Ao fazer uma pesquisa de satisfação de funcionários, por exemplo, após a conclusão da coleta de dados, a empresa precisa se posicionar perante o seu público interno, dando respostas sobre a realização ou não realização das demandas levantadas nos resultados apurados.
Treinamento
É preciso que a empresa desenvolva treinamentos para que os colaboradores se desenvolvam em suas atividades. Para isso, podem ser realizadas palestras e workshops, mas também treinamentos informais no dia a dia, com os funcionários mais velhos repassando o conhecimento para os mais novos.
Essa transferência de conhecimentos é fundamental para quando ocorre o planejamento sucessório, por exemplo.
Recursos humanos
Os recursos humanos e a alta cúpula administrativa devem estar sempre atentos para bem atender aos funcionários, sempre agindo de forma estratégica para que ocorra o desenvolvimento da performance empresarial.
Conseguiu entender mais sobre o CPM? Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário no post. Será uma satisfação receber o seu contato. Tenha certeza de que retornaremos o mais breve possível!
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