Insatisfação de funcionários: saiba como lidar com essa questão
A insatisfação de funcionários pode custar muito caro, afinal, é deles que depende o sucesso e o crescimento do negócio. “Gente” ganha um papel cada vez mais relevante no contexto empresarial, como um verdadeiro diferencial competitivo.
Por essa razão, é preciso conhecer os fatores que culminam na falta de satisfação — como as condições precárias do trabalho ou a escassez de comunicação entre líderes/liderados. Em seguida, é necessário traçar planos para que essas fraquezas sejam eliminadas.
Pensando em tudo isso, criamos um conteúdo especial para você. Hoje, você vai conhecer algumas das principais soluções para a insatisfação de funcionários que serão capazes de transformá-los em verdadeiros promotores da empresa. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Facilite a comunicação interna empresarial
Nas empresas, a comunicação acontece de forma natural, basta enviar um e-mail ou fixar um anúncio no mural de recados. Todavia a falta de planejamento faz com que essa comunicação seja ineficaz, deixando de chegar onde deveria. No final, os funcionários ficam desinformados, o número de conflitos cresce, bem como os erros operacionais.
Então é importante encontrar canais que facilitem o diálogo descendente (dos líderes para os liderados) e o ascendente (dos liderados para os líderes). Logo após, é preciso estimular que em especial os líderes de equipes se comprometam com o assunto.
Ofereça a possibilidade de crescimento
Todo profissional deseja crescer na carreira, alcançando posições e/ou salários maiores na empresa. Quando não há essa perspectiva, é comum que haja desmotivação e a saída de profissionais — chamada de turnover — comece a crescer.
Uma solução para esse caso é avaliar as competências dos funcionários e, posteriormente, definir um Plano de Desenvolvimento Individual — PDI. Esse plano servirá para desenvolver a carreira do profissional, bem como as competências necessárias para assumir novos cargos.
Recompense pelas conquistas alcançadas
Recompensar os funcionários e as equipes não deve ser considerado um peso, porém um momento de alegria para todos os envolvidos no negócio. Isso é sinal de que grandes resultados foram conquistados e de que conquistas ainda maiores estão por vir. Deixar o assunto de lado resulta na desmotivação, bem como insatisfação de funcionários.
Pode-se falar em dois tipos de recompensas: a financeira e a não-financeira. A primeira é muito comum, a exemplo de bonificações e comissões. Já a segunda depende de mais criatividade, como uma vaga exclusiva na garagem ou um almoço com o CEO da companhia.
Invista na saúde e qualidade de vida
As condições do trabalho influenciam de modo significante na percepção de bem-estar e felicidade dos trabalhadores. Um ambiente úmido, empoeirado, com máquinas e móveis inadequados interfere, inclusive, na saúde das equipes de trabalho.
Por esse motivo, é necessário refletir sobre algumas estratégias. É possível investir em pequenas pausas para alongamento, incentivar uma alimentação mais balanceada na empresa, rever a ergonomia dos móveis e máquinas etc. É importante conversar com os colaboradores e buscar entender com clareza os gargalos que precisam ser eliminados.
Veja, agora você está por dentro do assunto! Aplique as dicas aqui citadas e obtenha melhores resultados em termos de gestão de pessoas, garantindo que os profissionais se mantenham mais motivados, comprometidos e alinhados na busca por resultados.
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