Por que a crise trouxe urgência para mudar o planejamento estratégico?
Mudanças drásticas no contexto socioeconômico requerem a revisão do planejamento estratégico das empresas, pois refletem diretamente no micro e no macroambiente, impactando metas, negociações, parcerias comerciais, indicadores de desempenho e a disponibilidade de recursos para a concretização dos projetos, entre tantos outros fatores.
A pandemia, em decorrência do Coronavírus, exige das organizações a revisão e reformulação dos planos traçados. Confira a importância de fazer as alterações agora, como preparar sua empresa para o futuro, mesmo em um momento tão peculiar do mercado, e de que forma uma consultoria especializada em gestão de pessoas e negócios pode ajudar. Boa leitura!
Por que mudar o planejamento estratégico agora?
A formulação desse documento envolve a análise de fatores internos e externos à organização para estabelecer metas e indicadores de desempenho que serão desdobrados em planos de ação. Assim, toda a equipe passa a ter, em seu cotidiano, tarefas diárias, entregas, processos e metodologias laborais voltados para os objetivos traçados.
Em resumo, bons resultados só são alcançados mediante análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do mercado no momento de elaboração do planejamento estratégico, bem como por meio de projeções então estabelecidas e avaliadas para o futuro. Essa estruturação ajuda a mitigar riscos e estabelecer metas tangíveis.
Ainda que sua organização tenha um plano de contingência para momentos de crise, gestor nenhum deve ter considerado uma pandemia global em suas análises e estimativas na hora de fazer o P.E. A rápida disseminação do vírus esvaziou lojas, fábricas e escritórios e acentuou mudanças nas relações de trabalho e de consumo, exigindo adaptação das empresas.
Mas como planejar na incerteza? A ajuda de uma consultoria especializada em pessoas e negócios pode fazer toda a diferença nesse contexto.
Qual é a necessidade de se adequar às mudanças?
120 mil funcionários foram afastados na indústria automobilística brasileira em decorrência da pandemia, e os segmentos de vestuário e turismo foram os mais prejudicados. Além disso, 79% das organizações já contabilizaram queda de receita nessa crise, e a indústria retraiu em 18,8% em abril, no comparativo com março de 2020.
Os número ressaltam a necessidade de adequar o planejamento estratégico às mudanças no mercado. Ainda, evidenciam oportunidades como o investimento no comércio eletrônico, que ganhou 4 milhões de novos consumidores em tempos de Coronavírus e cresceu 48,3% em relação ao mesmo período de 2019.
Nesse contexto, é preciso mais do que nunca repensar modelos de negócio antigos centrados em lojas físicas, por exemplo. A adequação para operar no e-commerce acaba sendo não apenas uma resposta à crise, como também uma estratégia a fim de aumentar a competitividade da organização a curto, médio e longo prazos.
Resolução de questões antigas
Já que a pandemia trouxe uma necessidade de reformulação total, aproveite o momento para resolver conflitos antigos e fomentar debates importantes. Por exemplo: vender 100% presencial ou abrir um e-commerce? Manter a estrutura de logística atual ou buscar novos modelos?
A adaptação ao mercado serve também para alinhar colaboradores e departamentos aos objetivos da organização. É uma ótima oportunidade de consolidar a governança corporativa, engajar a equipe, fortalecer a cultura organizacional e testar novos modelos de negócios, sistemas, ferramentas e metodologias no desenvolvimento de projetos.
Como promover as mudanças necessárias?
Mais do que estabelecer metas, mexer agora no planejamento estratégico serve para a empresa criar capacidade de adaptação, forma efetiva de garantir a continuidade de suas operações mesmo com alterações significativas no mercado.
Por isso, fomente a comunicação para criar um fluxo de informações de duas vias, não restrito às mensagens das lideranças para os demais colaboradores, mas que também permita o envio rápido de sinal do nível operacional até os gestores. Esse modelo faz a gestão inteligente de dados, dissemina conhecimento e traz diferentes perspectivas.
Assim, estimula debates interessantes sobre novos processos, engaja equipes, alinha colaboradores de diversas áreas e hierarquias, acelera e otimiza a tomada de decisão, garantindo o aproveitamento máximo de todas as oportunidades no timing certo. Ainda, aproxima as estratégias da execução, que é uma forma efetiva de conquistar bons resultados.
De que forma uma consultoria especializada pode ajudar?
Além do conhecimento técnico e da experiência de mercado promovendo comunicação e boas práticas de RH, uma empresa especialista em gestão de pessoas e negócios, como a Kienbaum, ajuda a organização a fomentar discussões necessárias à sua sobrevivência imediata e a longo prazo.
Nossos consultores orientam sua empresa em definição de novas estratégias, essenciais à transformação necessária para continuar atuando no âmbito corporativo, mesmo com grandes alterações no segmento.
Contar com uma empresa especializada em pessoas e negócios ajuda a organização em crise e prepara-a para a retomada das operações no ritmo vigente até então. Nossa expertise faz toda a diferença no desempenho dos colaboradores, na produtividade e na conquista de bons resultados.
Aproveite o momento de mudanças bruscas no mercado para alterar o planejamento estratégico e trazer à luz debates importantes ao seu empreendimento. Busque a identidade da sua empresa e estruture um fluxo de informações eficiente. Afinal, o bom gestor é aquele que também sabe conduzir o navio em águas turbulentas e desconhecidas.
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