Por que a sua empresa deveria desenvolver a competência digital?

As transformações sociais ditam e influenciam diretamente a dinâmica do ambiente de trabalho. Partindo desta afirmação, elaboramos uma análise contextual atual e propomos um novo conceito de competência (que discorreremos) neste presente artigo.
Muito se falou nos últimos tempos sobre transformação digital, como um conceito de futuro no qual todos deveriam se atentar e se preparar para as mudanças disruptivas no modo de fazer e ver as coisas. Porém, atualmente vivenciamos a Era Digital e não podemos mais encarar como uma concepção que está prestes a acontecer. A Era digital é agora, a pandemia do COVID-19 adiantou os planos de digitalização das empresas, algo que estava previsto, mas teve que ser implementado de forma rápida para a sobrevivência de diversos negócios.
A Sociedade 5.0 está presente e, com ela, a ideia de utilizar as tecnologias para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Aos profissionais, cobra-se uma mudança de mentalidade para atuar utilizando a tecnologias que são construídas e lançadas diariamente.
Este tema tem sido levado a sério e é uma pauta importante nas organizações, pois tem impactado todo o mercado. Além das mudanças processuais, as mudanças e transformações nos profissionais precisam ser ágeis. O profissional deste “novo mundo” deve estar conectado com a realidade da Era Digital e também pronto para garantir e impulsionar os resultados da empresa.
O que é a Competência Digital?
Competências são um conjunto de características (conhecimento, habilidades e atitudes) que propiciam a realização de atividades. Cada empresa necessita de um perfil de profissionais que desempenhem competências especificas de acordo com o objetivo da organização, cultura, setor e necessidade. Neste momento, identificamos que uma competência específica vem sendo essencial em diversas empresas e setores em geral, por conta da pandemia do Covid-19 e a readaptação das formas de trabalho: a Competência Digital se torna cada vez mais necessária para que as empresas garantam seus resultados.
A Kienbaum define a Competência Digital da seguinte forma: “É a capacidade intelectual do executivo para utilizar as informações e tecnologias existentes e transformá-las em ganhos para a organização. Incluí também a seletividade e capacidade de extrair e filtrar informações, realizar conexões inteligentes, comunicar-se e relacionar-se bem remotamente e estar atendo à segurança das informações.”
Tendo em vista que a liderança digital se tornou uma competência-chave na gestão das empresas, existem alguns obstáculos a serem superados na busca por preparar e desenvolver profissionais nessa área.
Como identificar se o colaborador tem a Competência Digital?
A Competência Digital neste arquivo está relacionada estritamente a comportamento humano dentro das organizações. Dentre as características que são identificáveis nessa competência estão:
- Ser capaz de utilizar as tecnologias digitais e acompanhar as atualizações das ferramentas;
- Estar interessado e apto em incorporar essas tecnologias em seus estudos e atividades do dia a dia;
- Saber lidar com o erro e ter arrojo para alcançar resultados e realizar melhorias por meio da tecnologia.
- Avaliar de forma crítica as tecnologias disponíveis;
- Aptidão e abertura ao aprendizado contínuo;
- Agilidade para mudanças, melhorias e adaptações na organização;
Para o desenvolvimento de uma competência, é necessário uma avaliação e autorreflexão dos principais pontos a serem trabalhados, ou seja, quais características necessitam de maior investimento para melhorias. Algumas ferramentas de desenvolvimento propiciam uma maior assertividade nesse processo, dentre elas o PDI – Plano de Desenvolvimento Individual, Coaching, treinamentos, dentre outras. O ponto mais importante para o desenvolvimento da Competência Digital ou de qualquer outra competência, é o Protagonismo. Assumir uma postura de interesse em se conhecer e conhecer seus colaboradores e por fim, estruturar um plano de desenvolvimento para si e para eles, utilizando e escolhendo as diversas ferramentas disponíveis no mercado.
Como o Assessment Digital da Kienbaum pode te ajudar
Para verificar se os profissionais possuem as competências importantes para a empresa neste momento, a Kienbaum desenvolveu um novo instrumento de avaliação e desenvolvimento 100% online, que avalia a aderência dos profissionais de acordo com o perfil de competências mais adequado para cada empresa.
Diferente de outras ferramentas no mercado, cada avaliado é analisado de forma única e personalizada por uma bateria fatorial de personalidade correlacionando os resultados com o modelo de competências de cada empresa, destacando-se as fortalezas e oportunidades de desenvolvimento em cada uma delas, atreladas a um plano de desenvolvimento individual para ajudar os profissionais a alavancar sua contribuição.
Ferramenta única no Brasil, o Assessment Digital foi construído com o vasto know-how da Kienbaum aliado às mais novas atualizações tecnológicas disponíveis. Seu principal objetivo é atender às demandas de nossos clientes de forma ágil, eficiente e em grande escala. Visite o nosso site para saber mais!