Planejamento estratégico: por que é essencial no momento de crise?
O planejamento estratégico para uma organização é extremamente importante para a definição e construção de um futuro melhor para seu negócio. Ele é idealizado e desenvolvido com o objetivo de avaliar as alternativas, definir os objetivos, estabelecer metas, determinar e decidir de forma precisa recursos, estruturas e pessoas.
Hoje, devido à pandemia de coronavírus — Covid-19 — os planos estratégicos das empresas foram inesperadamente afetados e impactados de uma maneira tão abrupta e sem precedentes que necessitam de intervenções e correções significativas, pois esse vírus causou uma profunda crise humanitária e abalou consideravelmente a economia global. Neste post iremos falar sobre as ações que devem ser consideradas nesse momento de crise. Continue a leitura!
Diferenças entre o planejamento estratégico tradicional e o realizado em momentos de crise
Os momentos de crise demandam ações diferenciadas por parte dos gestores de uma organização, por isso, existe diferença entre o planejamento estratégico tradicional e o que é realizado em momentos de crise, conforme destacado abaixo:
Planejamento estratégico tradicional
O planejamento estratégico norteia todas as ações que a empresa realizará ao longo de um período de tempo com uma proposta mais a longo prazo — de três a cinco anos. Apresenta como foco principal o que realmente importa, ou seja, aquilo que vai atender ao negócio da companhia. Planejar estrategicamente é um dos principais diferenciais competitivos das organizações que obtêm sucesso no mercado.
Ele tem como objetivo proporcionar bases necessárias e essenciais para manobras que permitam que as empresas transitem e se mantenham mesmo diante das mudanças e adversidades em seu contexto de negócios. O processo de planejamento compreende as seguintes funções:
- planejamento;
- execução;
- controle;
- avaliação.
O planejamento estratégico proporciona para as organizações a elevação da eficiência e eficácia. Este tem a capacidade de minimizar erros, aumentar acertos e principalmente oportuniza melhores resultados para a organização e para todos que fazem parte dela.
Planejamento em crise
Já em um cenário de crise o momento requer um planejamento estratégico capaz de prever e contornar de forma cuidadosa e ágil todas as possíveis variáveis para um posicionamento inteligente. É essencial nesse cenário de incerteza desenvolver uma visão mais ampla sobre as perspectivas de futuro.
A partir daí, é necessário considerar e mensurar algumas variáveis externas envolvidas. Por exemplo, na crise atual originada por conta do coronavírus, é importante se atentar aos seguintes aspectos:
- como está a evolução da saúde nos principais centros urbanos;
- qual o impacto das medidas tomadas diariamente por governos, instituições financeiras e sindicatos;
- considerar o ambiente macroeconômico e a demanda específica de negócios do seu setor, entre outros.
Ainda nesse exemplo, é evidente que as empresas do mundo estão se vendo obrigadas a agir urgentemente. Essa crise é diferente de qualquer outra já vista. Assim, as formas convencionais de lidar com as crises já não são eficazes e, portanto, os gestores precisam saber atuar agora, mas com inteligência.
Pontos que devem ser considerados para elaborar um planejamento estratégico em momento de crise
Em um contexto de crise como a do coronavírus não existem soluções definitivas, não é possível determinar ou fazer projeções. Afinal, não se sabe quando a crise terminará e como será a retomada dos processos. Entretanto, alguns pontos são essenciais:
Rever o planejamento considerando os acontecimentos
No contextual atual de crise e com a interrupção de diversos negócios, os planejamentos e estratégias anteriores não fazem mais sentido, na maioria dos casos. Para rever o planejamento é necessário levar em consideração os fatores internos e externos, como: o cenário atual da saúde, as ações políticas, as mudanças da sociedade, e também a situação interna da empresa.
Nesse momento, tanto os gestores têm um papel essencial, como também o setor de Recursos Humanos, que deve participar do processo de elaboração do planejamento estratégico. Para isso devem considerar:
- qual a profundidade da crise e da queda de demanda;
- qual a extensão, ou seja, quanto tempo pode durar;
- qual a rapidez prevista para a recuperação.
Avaliar os diferentes cenários
Avaliar os diferentes cenários é um passo essencial para administrar uma crise com eficiência. Essa etapa envolve analisar contratos, processos e diversos aspectos como:
- renegociar alguns contratos;
- reduzir despesas;
- procurar especialistas para ajudar;
- verificar as questões trabalhistas;
- ativar um plano de recuperação;
- refletir sobre lições e reconstruir o negócio com resiliência;
- refazer o protocolo de gerenciamento;
proceder assertivamente e com empatia guiando a empresa e os colaboradores nesses tempos incertos — afinal esse momento de crise é também um momento de união e de colaboração mútua.
Se atentar a novas oportunidades
Embora essa crise coloque questões desafiadoras, também apresenta algumas oportunidades únicas de aprendizado. Muitas empresas pelo mundo adotaram o trabalho home office. Em muitos setores, os negócios mudaram para 100% digital da noite para o dia. Descobrimos novas maneiras de fazer parcerias.
Várias organizações estão enfrentando grandes desafios para reverter sua situação e até mesmo evitar a falência, afinal, muitas tiveram que fechar temporariamente. Sendo assim, é imprescindível estar atento.
Nos noticiários diários, a informação é que a quebra financeira de 2008 e até a Grande Depressão de 1929 não se comparam a essa crise global na saúde. Essa pandemia trouxe consigo uma crise econômica tão grande que alguns estudiosos do assunto, como os ex-ministros da saúde, alertaram que desde a gripe Espanhola de 1918 não houve nada tão grave e com efeitos de tamanha magnitude.
Gerenciar os impactos financeiros
Essa forma de gestão está totalmente relacionada ao processo de alinhamento de estratégias e passa pelas seguintes ações:
- reconstruir ou criar novos modelos de negócios;
- estar aberto a novas discussões;
- observar as previsões de cenários de vulnerabilidade;
- tornar a resiliência como fator crucial nas operações e na gestão financeira;
- compartilhar as informações com todos — essa é uma nova forma de planejar e de promover maior interação e um fluxo contínuo de informações dentro da empresa;
- transmitir com clareza as prioridades e ações para os envolvidos no processo de recuperação e sustentação de seus negócios.
Qual metodologia pode ser usada para auxiliar a elaboração do planejamento estratégico
A metodologia mais adequada diante desse cenário é a de um planejamento dinâmico, que seja fluido e de fácil adaptação. Ou seja:
- adapte a estratégia continuamente frente às mudanças externas e de mercado;
- teste novos modelos de negócio;
- aproxime a etapa de formulação de estratégias com a execução;
- esteja preparado para flutuações na demanda e oferta;
- incorpore novos comportamentos de consumo;
- crie inovações que reflitam as tendências emergentes;
- discuta cenários futuros e os impactos no negócio;
- amplie as discussões pra outros níveis da liderança, incluindo o setor de recursos humanos.
Enquanto isso, o setor de Recursos Humanos, com seu papel estratégico durante uma crise como a que está sendo vivenciada atualmente — deve, junto aos gestores:
- gerenciar com sensibilidade a volta à normalidade dos colaboradores;
- reconstruir as estratégias nas diversas áreas de RH, dentre elas gestão de talentos, benefícios e treinamentos;
- revisar os processos e indicadores de RH;
- incentivar os colaboradores a se desenvolverem em novas competências;
- considerar o impacto de novos modelos de negócios na gestão de pessoas.
Além disso, os executivos nesse tempo de crise devem manter uma liderança resiliente. Afinal, mais do que nunca, os líderes têm um papel fundamental a desempenhar. Decisões difíceis e sem precedentes devem ser tomadas, e a capacidade desses gestores fará toda diferença para conduzir os negócios durante essa crise que trouxe consigo rupturas globais imediatas.
Durante esse contexto, é importante que o papel da liderança na crise responda e aponte a um planejamento estratégico que atenda aos anseios de seus profissionais, transmitindo confiança. Infelizmente, essa não é uma tarefa fácil e muitos líderes e gestores não sentem-se preparados para aplicar essa nova metodologia de planejamento.
Se esse é seu caso, é essencial desenvolver parcerias que possam ajudá-lo. Lembre-se de que nesse tempo tão incerto, uma consultoria com uma equipe especializada em processos globais pode auxiliá-lo.
Portanto, entre em contato com a Kienbaum — empresa que pode guiá-lo no gerenciamento da crise dando respostas certas às mudanças e impulsionando seu negócio para obter vantagem no cenário atual.