Mudanças nas rotinas de trabalho: o que aprendemos com a crise?
A necessidade de isolamento social em função do novo coronavírus trouxe uma série de mudanças nas rotinas de trabalho e, como consequência, um grande aprendizado para todas as pessoas que se viram, de uma hora para outra, com a necessidade de se adaptar a uma realidade completamente diferente de suas rotinas habituais.
Em meio a essas mudanças, a empresa tem um papel fundamental, pois precisa oferecer todo o suporte necessário para tentar minimizar ao máximo o impacto de todas essas transformações, tanto em relação à rotina de trabalho dos colaboradores quanto em relação às suas atividades do dia a dia.
A seguir, mostraremos quais os principais desafios enfrentados neste momento e de que forma a governança corporativa pode ajudar a gestão de negócios de maneira estratégica. Continue a leitura!
Quais as mudanças nas rotinas de trabalho que foram impostas pelo isolamento?
Com o início do isolamento social, muitas empresas tiveram que readaptar a sua forma de trabalho. De uma hora para outra, surgiu uma necessidade urgente de alterações em diversos aspectos da rotina. Confira, a seguir, quais as principais mudanças no dia a dia dos colaboradores e da empresa.
Trabalho home office
Muitas empresas já são adeptas do home office e adotam essa prática há algum tempo. De acordo com uma pesquisa feita, em 2019, pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, 45% das empresas entrevistadas utilizam esse modelo de trabalho, enquanto 15% avaliavam a sua implementação.
Apesar de grande parte já praticar o home office, essa não é uma realidade para muitas empresas, pois é preciso fazer certo investimento para disponibilizar os recursos apropriados aos colaboradores, como os equipamentos de informática e as formas de acesso remoto. No entanto, o isolamento social fez com que muitas empresas aderissem a esse modelo para continuar suas atividades.
Essa necessidade proporciona um impacto financeiro e cultural tanto para as empresas quanto para os seus colaboradores. Entretanto, essa é uma excelente oportunidade para que todos vejam essa forma de trabalho como uma alternativa para o futuro, ou seja, para que percebam que é possível encontrar um meio-termo entre esses modelos.
Adaptação à nova rotina
Entre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas durante o isolamento, está a adaptação à nova rotina. Afinal, não é fácil se desligar da agitação diária e do contato com os colegas de trabalho durante as atividades e nos momentos de intervalo, como na hora do almoço ou no café da tarde.
De repente, as pessoas precisam trabalhar de casa, em um ambiente que nem sempre contém a infraestrutura adequada, como um cômodo em que elas possam executar suas funções sem que sejam interrompidas, obtendo o silêncio de que precisam para se concentrar nas atividades.
Apesar de todas essas dificuldades, é possível se adaptar a essa nova realidade com serenidade e organização. É preciso considerar que há um novo contexto na rotina de trabalho e a necessidade de conciliar as atividades corporativas dentro do ambiente doméstico.
Necessidade de controle das emoções
Em tempos de crise e de incertezas e em meio a tantas notícias tristes, é comum que as pessoas sintam diversos tipos de emoções. Há muitas dúvidas em função de quanto tempo ainda será preciso permanecer em isolamento, bem como há a saudade dos familiares que não é possível visitar e a insegurança com relação ao que pode acontecer nos próximos dias.
Tudo isso gera muita ansiedade e pode prejudicar a concentração ao desenvolver as atividades diárias. Por isso, é importante cuidar da saúde mental e evitar que esses pensamentos sejam constantes. Nesses momentos, é preciso buscar atividades que ajudem a desviar a atenção de sentimentos negativos e focar bons pensamentos e o lado positivo das coisas.
Gerenciamento de tempo
Administrar o tempo de maneira adequada é outro desafio para as pessoas que precisam conciliar as atividades da empresa com os cuidados da casa e da família. O fato de estar em casa pode fazer com que as pessoas passem mais tempo trabalhando.
É importante estabelecer uma rotina diária, com o planejamento adequado do tempo. Portanto, é preciso parar no horário do almoço e cumprir o tempo reservado para ele. Além disso, os horários para o início e para o término das atividades também devem ser monitorados para evitar a falta de controle.
Também é preciso ter cuidado com as urgências diárias, ou seja, é necessário avaliar se realmente é preciso exceder o horário de trabalho ou se a atividade pode ser feita no dia seguinte. Outra observação é quanto ao tempo que antes era gasto no deslocamento até a empresa, que pode ser aproveitado para fazer treinamentos digitais e atividades físicas em casa.
Qual a importância da governança corporativa neste momento?
O isolamento social em função da pandemia trouxe inúmeras mudanças às operações corporativas. Em função disso, há uma série de adaptações na rotina de trabalho e de alterações de legislação durante este período, que fazem com que a empresa tenha que se adaptar a elas com rapidez e eficiência.
Aliados a isso, há os desafios em função das dificuldades impostas pelo isolamento. Nem todas as atividades podem ser executadas remotamente, o que faz com que a empresa tenha que operar com quadros de funcionários reduzidos ou, até mesmo, tenha que suspender algumas atividades.
Diante dessas incertezas, ela deve identificar os desafios e buscar soluções que possam ajudá-la a atravessar este momento da melhor maneira possível e com o menor impacto financeiro. É importante compreender que muitas mudanças que hoje são feitas às pressas devem ser pensadas como necessárias e absorvidas como parte de sua estratégia de trabalho.
Isso significa que a empresa deve acompanhar a evolução da tecnologia para manter seu ambiente atualizado, olhar com atenção para o relacionamento com os colaboradores, acompanhar sua produtividade e oferecer o apoio necessário. Todas essas mudanças devem ser implementadas de acordo com boas práticas de governança corporativa e de compliance.
Dessa forma, é possível avaliar da melhor maneira os riscos envolvidos em cada passo e desenvolver uma estratégia consistente. O objetivo é permitir que a empresa tenha o devido controle sobre a gestão e possa tomar decisões com base em análises precisas e bem estudadas.
Diante de inúmeras mudanças nas rotinas de trabalho em função do isolamento social, a empresa deve buscar a melhor maneira de se adaptar a elas. Por isso, é importante o acompanhamento de uma consultoria para governança corporativa que ofereça todo o suporte e o auxílio necessários para indicar ações estratégicas e precisas neste momento delicado.
Gostou do nosso conteúdo sobre as mudanças em função do isolamento social? Então, assine a nossa newsletter e receba nossas publicações diretamente em seu e-mail!