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Gestão

9 erros comuns na gestão de equipes e como evitá-los

Por Kienbaum Brasil em 08/02/2021
gestão de equipes
9 minutos para ler

Em qualquer organização, seja ela grande, seja ela pequena, uma gestão de equipes eficiente é o principal fator para que o negócio alcance o sucesso desejado. Com ações estratégicas, o departamento de Recursos Humanos tem buscado ferramentas para inovar nos seus processos no ambiente corporativo.

Sabe-se que o êxito de qualquer empresa está ligado diretamente a um bom trabalho em equipe, com colaboradores qualificados, estruturados, coordenados, engajados, comprometidos e alinhados às estratégias da corporação. Entretanto, isso só é possível por meio da gestão de equipes.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar a importância e as principais vantagens de investir nessa gestão, como implementar essa estratégia e quais são os principais erros a serem evitados. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância da gestão de pessoas?

As empresas são constituídas por pessoas e todo o seu sucesso ou fracasso depende delas. Essa gestão é feita por meio de práticas definidas com o objetivo de motivar e administrar os comportamentos de seus colaboradores para atingir os melhores resultados possíveis.

Quais são as principais vantagens da gestão de equipes?

Retenção de talentos

Reter talentos é um dos grandes desafios das organizações. Devido às constantes mudanças no mercado de trabalho e mediante tantas incertezas, é difícil fazer com que esses colaboradores permaneçam em sua empresa. Para que isso aconteça, é importante que os profissionais sintam-se motivados e satisfeitos.

Em muitos casos, não é o salário que os retêm, mas, sim, a liderança, o clima, o companheirismo, a valorização, o investimento feito em treinamento e desenvolvimento, um plano de carreira, os benefícios recebidos, a certeza de trabalhar com líderes que valorizam o seu trabalho e a possibilidade de galgar cargos mais elevados em processos sucessórios. Tudo isso contribui para a retenção desse profissional.

Redução de absenteísmo

Uma organização que preza por seus colaboradores não passa por esse problema. Acima, comentamos os motivos que contribuem para essa ausência.

No entanto, é sempre bom que a liderança esteja alinhada ao mercado e às inovações de processos de gestão de equipes, de modo a criar situações para manter uma comunicação transparente e objetiva. Isso pode evitar que o absenteísmo ocorra na empresa.

Redução de turnover

Conhecido também como a taxa de rotatividade dos colaboradores em uma corporação, o RH estratégico precisa ficar de olho nesse índice. Afinal, a rotatividade é prejudicial para a produtividade da organização.

O importante é saber o que está causando as demissões, tanto as voluntárias quanto as involuntárias. O turnover é um sinal de alerta, por isso, analisar as causas é imprescindível para que não venha a ocorrer um elevado índice de desligamentos na empresa.

Quais são os erros mais comuns na gestão de equipes?

1. Ausência de comunicação

A falta de comunicação é um dos maiores problemas dentro das organizações. Ela é parte essencial para que haja fluidez das informações e troca de ideias, sentimentos, experiências, crenças e valores. A comunicação implica reciprocidade. Assim, a interação entre as partes é uma via de mão dupla. Por isso, para evitar falhas:

  • mantenha uma comunicação objetiva, transparente e clara com os seus colaboradores;
  • assegure-se de que a mensagem que você quer passar foi compreendida por todos;
  • crie processos eficientes para que não ocorram falhas na comunicação e oriente os seus profissionais a agirem do mesmo modo.

2. Ausência de feedbacks

O feedback é uma ferramenta que permite que os colaboradores mantenham-se engajados, motivados e em ininterrupto crescimento. Ele pode ser usado para indicar o caminho que o colaborador deve seguir ou para fazer correções, com o objetivo de mudar comportamentos e atitudes inadequadas. Portanto, ele é fundamental dentro das empresas.

Para evitar a ausência de feedback:

  • comunique sempre aos seus colaboradores o que a organização espera deles;
  • informe com clareza os pontos que precisam ser melhorados;
  • informe como foi o desempenho da sua equipe e se as metas foram atingidas;
  • demonstre que a liderança valoriza e acompanha o trabalho de todos.

3. Alta centralização por parte da liderança

Essa liderança é de “comando e controle” e existe uma hierarquia burocrática, na qual os colaboradores não podem tomar decisões sem consultar o chefe. Os profissionais têm medo de errar e de sofrer alguma punição.

O clima organizacional dentro de um sistema assim é desmotivador. Portanto, para evitar essa liderança:

  • compartilhe os processos com todos os colaboradores;
  • tenha um líder que saiba identificar as competências de cada colaborador;
  • faça com que o colaborador entenda que faz parte do processo decisório;
  • estabeleça programas de desenvolvimento e proporcione o crescimento de todos;
  • delegue tarefas e desenvolva a autonomia com responsabilidade.

4. Informações dispersas

As informações com que as pessoas lidam no dia a dia dentro das empresas encontram-se dispersas em diversas ferramentas de comunicação, o que dificulta a produtividade, pois muito tempo é demandado para que elas sejam localizadas. Para evitar a dispersão dessas informações:

  • concentre em um mesmo software todas as informações soltas;
  • oportunize o acesso aos colaboradores que precisam desses dados.

5. Falha na documentação de dados

A perda de dados é uma das piores situações que uma organização pode enfrentar. Os registros de vendas, as transações e os projetos corporativos podem ser perdidos por vários fatores, mas há algumas maneiras de se proteger para que isso não ocorra.

Para evitar a falta de documentação, adote soluções em nuvem, que permitem o armazenamento e o compartilhamento de informações em um ambiente virtual seguro. O cloud computing possibilita que as organizações flexibilizem os seus processos operacionais e ganhem mais mobilidade no dia a dia corporativo.

6. Ausência de uma visão compartilhada

Ao manter uma visão compartilhada com os seus colaboradores, principalmente no que diz respeito à missão, aos valores e à visão da empresa, é criada uma identidade que ajuda a integrar a equipe de forma a deixar todos engajados na busca por seus objetivos. Portanto, para garanti-la, procure sempre agir de acordo com aquilo declarado e busque alinhar esse pensamento com todos os membros da equipe.

7. Falta de definição de padrões de performance e de comportamento

A melhor forma de definir padrões de performance e de comportamento é com a utilização de recompensas. Afinal, elas são excelentes maneiras de motivar os seus colaboradores na busca por melhores resultados.

No entanto, não pense que só é possível recompensar a performance e o bom comportamento dos seus profissionais com dinheiro. Outras opções são descansos remunerados e experiências exclusivas, como um jantar com acompanhante, uma melhor vaga de garagem ou, até mesmo, aquele famoso quadro de funcionário do mês.

8. Falta de foco no clima organizacional

O clima organizacional é um indicador que tem a sua relevância ao informar a satisfação de toda a equipe para com a liderança da empresa, influenciando diretamente a produtividade de todos os funcionários. Por isso, é preciso ficar sempre atento a ele e agir com rapidez ao notar que os seus colaboradores e líderes estão enfrentando problemas, de forma a reduzir os impactos no desempenho geral das equipes e na qualidade do serviço ou do produto oferecido ao cliente final.

9. Ausência de metas inteligentes

As metas inteligentes devem servir como um norte para guiar o trabalho de todos os membros da equipe e de estímulo para que eles busquem melhorar constantemente os seus desempenhos individuais e coletivos.

Sem elas, a organização corre o risco de que os colaboradores fiquem dispersos e acomodados. Por isso, é preciso que elas tratem, de forma específica, cada atividade que deve ser realizada — diferentemente dos objetivos, por exemplo, que devem ser mais amplos.

Como fazer uma gestão de equipes eficaz?

Pode parecer irrealizável o conceito de uma liderança que tem foco na identificação do potencial das pessoas e na implementação de ações preventivas para desenvolvê-las. Mas essa é uma das formas menos custosas de se garantir que a empresa tenha sempre pessoas que se esforçam para cumprir os objetivos e as metas traçadas.

Dentro desse contexto, sabemos que, para alcançarmos melhores resultados, precisamos montar equipes engajadas, encorajadas e motivadas. Na prática, isso exige um gerenciamento de times e de pessoas com foco na produtividade e no desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.

Pensando nisso, a seguir, veja algumas dicas para fazer uma gestão de equipes eficaz.

Compartilhe a missão, a visão e os valores do negócio

Ao compartilhar a missão, a visão e os valores do negócio, é possível não apenas alinhar o comportamento e os ideais do colaborador com aquilo buscado pela empresa, mas também fazer com que ele se sinta valorizado por ser integrante de algo maior.

Promova o diálogo

Os problemas de comunicação estão entre os principais fatores que prejudicam a boa gestão de uma equipe, culminando na perda de informações relevantes para a realização de tarefas. Para evitar que isso aconteça, é fundamental promover o diálogo entre os funcionários, assim como entre eles e a liderança.

Identifique as habilidades dos colaboradores

Por fim, é importante buscar sempre a identificação das habilidades de seus colaboradores, de forma a alinhá-las com as atividades que precisam ser desempenhadas. Além disso, essa é uma ótima maneira de saber quais competências precisam ser estimuladas em seus funcionários para garantir o melhor desempenho possível.

A partir das orientações vistas neste post, podemos dizer que uma boa gestão de equipes é imprescindível para a conquista da eficácia. Por isso, é preciso estar constantemente em busca de circunstâncias favoráveis tanto para a empresa quanto para os próprios colaboradores.

Viu quais são os inúmeros benefícios de implementar e evitar erros na gestão de equipes em sua organização? Então, aproveite a oportunidade para assinar a nossa newsletter e receber em seu e-mail outros posts como este!

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1 comentário em “9 erros comuns na gestão de equipes e como evitá-los”

  1. Lucio disse:
    01/08/2019 às 20:22

    Quero receber as informações

    Responder

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