Como estruturar minha carreira profissional durante a crise?
É comum começar a carreira profissional não pensando tanto em longo prazo. A falta de planejamento inicial e as próprias experiências da atividade realizada podem acabar por levar o indivíduo a um caminho diferente do desejado, com oportunidades que o colocam em outro rumo, distante das suas reais ambições.
Caso você se encontre nessa situação, sem o ímpeto ou o tempo de parar e efetivamente entender seu cenário atual, que tal aproveitar o momento de crise, em que a vida já não anda mais a mil por hora, para se estruturar?
Continue a leitura e veja como organizar sua carreira profissional para alcançar objetivos condizentes com quem você é hoje e ocupar o lugar desejado no mercado de trabalho em curto, médio e longo prazo. Confira nossas dicas no post e veja também a série de vídeos que preparamos para você!
Por que estruturar a carreira profissional?
De forma simplista, a resposta é: para ter metas bem traçadas que conduzam você em suas ações diárias. Todo planejamento orienta a execução das medidas necessárias a fim de realizá-lo, jeito efetivo de manter o foco, a disciplina, a postura e as atitudes que levem à concretização das expectativas definidas.
Quando uma crise — como a que vivemos por causa da pandemia da Covid-19 — acontece, o mercado desacelera e os profissionais ganham tempo para rever a carreira. Assim, é possível avaliar seu histórico até o momento atual, assimilar as experiências obtidas e potenciais e as habilidades e competências desenvolvidas.
A análise ainda abrange interesses e ambições pessoais e afinidades com determinadas matérias, áreas ou tarefas típicas de determinada profissão. A compreensão de todo esse cenário evidencia se os seus anseios são condizentes com a carreira construída até agora e o caminho que ela parece seguir.
A estruturação evita que você ocupe um cargo alto no mercado de trabalho, seja visto como bem-sucedido pelos outros, mas não se sinta assim. Ainda, ela esclarece objetivos e cria um plano de ação capaz de organizar sua rotina, promovendo o desenvolvimento das competências certas a fim de chegar ao lugar visado.
O que considerar na estruturação?
Uma carreira profissional orientada para a sua satisfação pessoal pode ser desenhada a partir de avaliações realistas sobre capacidades técnicas e comportamentais. Colocar no papel as características observadas e o objetivo principal ajuda no planejamento estratégico. Confira quais perguntas podem orientar você nesse projeto.
“Qual é o meu histórico profissional?”
Onde você trabalhou e quais cargos já ocupou dizem muito sobre o profissional que você é. O tempo de permanência em cada ambiente de trabalho também importa, pois evidencia o quanto o indivíduo se aperfeiçoou nas atividades ali desenvolvidas, conheceu o segmento em questão e assimilou a cultura organizacional.
Analise as tarefas desempenhadas. Caso você já tenha sido analista comercial, por exemplo, como descreveria sua rotina laboral para alguém que jamais pisou no escritório? Em quais sistemas e plataformas você aprendeu a mexer para realizar suas funções diárias?
Elenque também ferramentas, técnicas e metodologias utilizadas — um desenvolvedor de aplicativos pode ter domínio do PMBOK ou utilizar o Scrum em seu trabalho, recursos diferentes que dizem muito sobre sua forma de gerenciar projetos.
Além de competências, como realizar pesquisa de mercado, precificar produtos e serviços, criar ações promocionais e divulgar a marca, avalie também as mais subjetivas. Podemos citar a habilidade negocial, a capacidade de falar em público e de liderar equipes, o poder de persuasão (comum entre vendedores), a criatividade, o bom relacionamento interpessoal e a resiliência.
“Qual é minha trajetória de carreira?”
Fica mais fácil encontrar conexão entre as funções que você já desempenhou quando seu histórico profissional está bem desenhado. Assim, é possível assimilar, por exemplo, quais atributos, competências e experiências levaram o analista comercial a se tornar comprador da linha e, posteriormente, a atuar como gerente ou diretor em outra área.
Entender a trajetória de carreira explica até mudanças bruscas de profissão, pois evidencia habilidades comuns a diferentes ramos que a pessoa carrega consigo. Tal compreensão é essencial na criação de uma narrativa que faça sentido para o mercado de trabalho.
De tal forma, é possível apresentar o indivíduo com as competências e potencialidades inerentes a ele, aquelas levadas também para a atuação profissional. Essa percepção ainda enaltece sua capacidade de se adaptar a diferentes cenários, superar obstáculos e investir em seu desenvolvimento.
“O que me trouxe até aqui?”
Analisar vivências e experiências passadas elucida as escolhas na carreira que fizeram você ser quem é hoje. A avaliação evidencia momentos cruciais, tais como a escolha de uma ação promocional em detrimento de outra, aquela que fez você ficar reconhecido entre os colegas publicitários.
Pensar no que trouxe você até aqui esclarece a sua mentalidade na tomada de decisão e o seu comportamento profissional, afinal, escolhas são feitas todos os dias no ambiente de trabalho. Quando olhar para trás, veja quais oportunidades surgiram e foram bem aproveitadas, assim como os projetos que ajudaram na sua formação.
A participação em eventos corporativos, em cursos e em viagens pode ter fortalecido seu networking e consolidado seu nome no segmento de atuação — analise esses fatos com cuidado.
Também é viável utilizar feedbacks obtidos em assessments e avaliações de desempenho antigas para assimilar as opiniões dos colegas, fornecedores, superiores e clientes sobre você. Levar em conta a percepção do outro ajuda na construção da sua narrativa e lhe permite traçar um paralelo do seu progresso na carreira profissional.
Como uma consultoria pode ajudar?
Existem, no mercado, empreendimentos especializados em gestão de pessoas com anos de experiência no ramo, com uma equipe altamente gabaritada e dotada de alta expertise em capital humano, tais como a Kienbaum.
Somos uma empresa de consultoria global com foco em RH e em negócios. Prestamos serviços, como o recrutamento de executivos e gestores de média e alta gerência, coaching executivo e projetos de gestão de performance e por competências. Também oferecemos o desenvolvimento de planos sucessórios e de transição de carreira em nosso portfólio.
São anos de experiência com a pessoa física e a jurídica, know-how que pode ser utilizado para entender sua carreira profissional até o momento, as ambições pessoais, as áreas de interesse e aonde você deseja chegar.
Nosso alto conhecimento técnico em RH e negócios ajuda na sua instrução montando um planejamento claro e factível, construindo uma narrativa favorável ao seu bom posicionamento no mercado de trabalho e, ainda, fiel aos seus anseios.
Aproveite o momento de crise para pensar na sua carreira profissional com maior cuidado e atenção. É comum as pessoas serem levadas a caminhos diferentes daqueles condizentes com o seu perfil, com a sua personalidade e com os seus interesses, mantendo-se na zona de conforto sob o argumento de não ter tempo para avaliar bem as oportunidades.
Gostou do assunto? Entre em contato conosco se precisar de ajuda ou se quiser otimizar seus resultados na estruturação de sua carreira profissional.