Gerenciando a crise com habilidades de liderança digital
- Trabalho digital requer mais do que apenas know-how técnico e estrutural
- Liderança compartilhada oferece uma abordagem ideal para a liderança remota.
- Construir confiança e visibilidade, apesar da distância espacial, bem como capacitar colaboradores são exemplos comprovados de boas práticas
Depois de ter dominado a Ásia, o Covid-19, mais conhecido como Corona, agora está dominando a Europa e América. Os resultados são medidas radicais de natureza social e econômica. Contudo, essas ações são necessárias para manter a rápida disseminação do vírus sob controle.
As consequências econômicas dessas medidas já são visíveis: Muitas organizações assumem responsabilidades no que diz respeito à saúde de seus colaboradores e, como consequência, os orientam para trabalhar de casa se possível. Apesar disso, nem toda empresa já implementou estruturas que permitem o trabalho de casa. Portanto, muitas organizações estão sendo forçadas a melhorar sua infraestrutura tecnológica para ser capaz de manter suas atividades durante essa crise. Consequentemente, existem enormes desafios para as empresas à frente.
A mudança para o trabalho digital, no entanto, não é apenas uma questão estrutural e tecnológica, mas principalmente uma questão de liderança. Habilidades de liderança digital são inevitáveis nos dias de hoje para efetivamente liderar equipes a distância. Na Kienbaum, nós lidamos com esse tópico por muito tempo, o que nos levou à um profundo entendimento sobre habilidades de liderança digital.
A Tríade de Habilidades de Liderança Digital
As Habilidades de liderança digital consistem em três componentes: liderança virtual, liderança Compartilhada e alfabetização digital (Fastenroth, Knappstein & Jochmann, 2019).
A liderança virtual significa que agora a influência social da liderança é executada por meio das tecnologias de comunicação digital. Para liderar efetivamente com liderança virtual é indispensável uma forte capacitação digital, conhecimento profundo e atitudes positivas direcionadas para tecnologias digitais – Mindset digital.
A colaboração remota e parcialmente assíncrona em vez da colaboração cara a cara reduz as opções de controle para os líderes. Por isso eles devem, cada vez mais, repassar responsabilidades e transferi-las para seus colaboradores. Essa abordagem é chamada de liderança compartilhada, por onde o executivo opera como coach e amplia a responsabilidade dos colaboradores em relação aos objetivos compartilhados, além de integrá-los à tomada de decisão para assegurar motivação de longo prazo e a performance da equipe. Estudos demonstraram que a liderança compartilhada influencia positivamente o desempenho da equipe quando são necessárias soluções criativas e quando o grau de complexidade da tarefa e dependência entre os membros da equipe são altas para o processamento bem-sucedido de uma atividade.
Além de uma compreensão abrangente da liderança digital, surge a pergunta sobre o que os executivos devem considerar na vida real quando se trata de liderar virtualmente suas equipes para o sucesso. Baseado no Malhorta, Maychrzak e Rosen (2007), nós gostaríamos de apresentar as seguintes práticas recomendadas:
1. Construindo e Mantendo Confiança
Uma cultura baseada na confiança e suporte é inevitável para o funcionamento bem-sucedido da equipe de trabalho virtual. Você pode criar confiança conduzindo encontros virtuais com frequência; Por exemplo, um encontro virtual da equipe toda segunda feira e sexta feira para discutir objetivos e progressos semanais. Ao fazer isso, você deve considerar o princípio de “Sofrimento equiparado”. De acordo com esse princípio, os encontros das equipes devem acontecer nos horários em que todos os membros da equipe possam participar. Especialmente para membros da equipe em fuso horários diferentes ou membros que precisam cuidar de crianças devem ser levados em consideração. Se não for possível reunir todos, o horário do encontro da equipe deve mudar para que todos estejam sofrendo ou lucrando igualmente durante os encontros. Adiante, encontros virtuais devem ser utilizados para o estabelecer regras, processos e normativos comportamentais a fim de colocar todos na mesma página sobre como se comportar dentro da equipe.
2 Gerenciando Produtividade
Use a tecnologia digital para aumentar a produtividade. Trata-se principalmente de reuniões virtuais com planejamento e execução eficientes. Por exemplo, você deve usar comunicação assíncrona, como plataformas digitais ou e-mail visando colaboração e gerenciamento de projetos para preparar as reuniões da equipe. Obtenha informações e detalhes sobre progressos em determinados projetos e subsequentemente discuta-os de forma síncrona dentro da equipe.
3. Promovendo Diversidade Distribuída
Diversidade é uma obra de muitas faces. Apesar de que a crise do coronavírus não aumente a diversidade cultural na sua equipe, outras facetas da diversidade desempenham um papel ainda mais importante: A Integração de diferentes perfis de competências baseados em uma variedade de históricos profissionais visando gerar soluções é essencial para a equipe. Sem a comunicação cara-a-cara, membros das equipes geralmente não estão cientes das habilidades úteis que seus colegas possuem. Com isso, executivos devem estabelecer perfis de competências para cada colaborador e disseminá-los para toda a equipe. As tecnologias de comunicação assíncrona (por exemplo, plataformas de bate-papo digital) também podem ser usadas para discutir diversas opiniões, propostas e fatos dentro da equipe.
4. Comunicação para revisar metas
Até mesmo nas equipes virtuais, monitoramento e alcance de metas são muito importantes. As tecnologias de comunicação assíncrona oferecem inúmeras oportunidades para monitorar o desempenho. Contudo, você deve tomar cuidado, porque monitorar e regular rigidamente seus colaboradores pode facilmente levar ao microgerenciamento e assim prejudicar a produtividade e motivação da mesma forma que a falta de controle faz. Por isso é importante encontrar o equilíbrio certo, pois liderança compartilhada não significa ausência de liderança (Liderança laissez-faire).
5. Aumentando a Visibilidade
Nas equipes virtuais existe o perigo de certos membros da equipe não serem percebidos fora da equipe. Se você direcionar para uma equipe de trabalho virtual é necessário considerar que isso se aplica a todos os comitês em que você e os membros da equipe são normalmente apresentados pessoalmente, por exemplo, reuniões com alto escalão de executivos ou membros do conselho. Tais encontros devem ser conduzidos virtualmente ou você, como líder – caso participe por conta própria agora – deve garantir que o desempenho e contribuição de seus colaboradores são percebidas nessas reuniões. Caso contrário existe o risco de que os membros de sua equipe não vejam suas contribuições fora da equipe e assim percam sua motivação no longo prazo.
6. Capacitando membros da equipe
Finalmente, a capacitação contínua e apropriada de seus colaboradores é um fator crucial. Valorize bons desempenhos nos encontros virtuais. Fazendo isso, eles se sentirão apreciados e reconhecidos por colegas da equipe. Com isso, a coesão da equipe bem como a motivação dos colaboradores melhora – apesar do distanciamento.
Esperamos que essas boas práticas se provem valiosas e úteis no seu (novo) dia a dia de trabalho. Em caso de dúvidas, não hesite em nos contatar. Fique saudável!
Por Walter Jochmann e Lukas M. Fastenroth
* Esse texto foi publicado originalmente no Blog da Kienbaum Alemanha
Fontes:
- Fastenroth, L. M., Knappstein, M., & Jochmann, W. (2019). Digitale Führungskompetenz – eine neue Kurzskala hilft bei der Messung. Wirtschaftspsychologie Aktuell, 4, 48-52.
- Malhotra, A., Majchrzak, A., & Rosen, B. (2007). Leading Virtual Teams. Academy of Management Perspectives, 21(1), 60-70.