Confira as competências necessárias para enfrentar a crise
Crises são momentos de crescimento e melhoria, desde que você desenvolva as competências necessárias para enfrentá-las e esteja disposto a realizar aperfeiçoamentos e avanços em aspectos que precisam de modificações.
A crise causada pelo coronavírus é sem precedentes e demanda, mais do que nunca, a compreensão de quais competências precisam ser desenvolvidas, principalmente para as pessoas que perderam seus empregos. O mundo do trabalho já vinha passando por um processo de ressignificação e agora será acelerado. Gestão por “comando e controle”, não funciona mais como antes, principalmente quando nossa interação são com pessoas de gerações mais jovens, aquela coisa de trabalhar das 9 às 18 horas, na mesa da firma, no computador da firma, como se fala por ai, deixou de ser uma realidade, e mais do que isto tudo, liderar com eficiência pessoas que estão distantes de nós, cada vez mais será uma competências muito importante. Quer saber quais são essas competências necessárias? Então, continue a leitura e não perca!
Qual é a importância das competências para enfrentar a crise?
As crises geralmente são inesperadas e criam diversas incertezas que afetam as pessoas, a economia e, até mesmo, diversos países ou o mundo todo. Entretanto, são momentos que evidenciam que um sistema não funciona tão bem e precisa ser reformulado ou atualizado.
Sendo assim, toda crise precisa ser gerenciada a fim de identificar o que deve ser melhorado e as competências que precisam ser desenvolvidas para que as melhorias necessárias sejam alcançadas e a situação seja proveitosa em vez de prejudicial.
Quais são as competências necessárias para enfrentar a crise?
Compreender essas competências é essencial para qualquer pessoa, mas principalmente para as que perderam seus empregos em decorrência da crise do coronavírus.
A seguir, destacamos as que não podem faltar!
Foco
Existe uma máxima extremamente interessante que provavelmente você já ouviu: “Foco não é dizer sim para o que se decidiu priorizar. Foco é dizer não para as demais boas ideias que aparecem.”
Essa frase evidencia que existem diversos assuntos a serem estudados, aspectos que são extremamente relevantes e benéficos etc. Entretanto, saber o que é relevante para você e definir prioridades é a única forma de realizar o que é essencial para alcançar os resultados desejados.
Comunicação
A comunicação é essencial para conseguir fazer-se compreender, além de compreender o outro. A competência de se comunicar é extremamente relevante para entender o que o outro busca, precisa ou deseja.
Sendo assim, fica evidente que, para quem está desempregado, essa é uma habilidade que auxiliará os futuros processos de contratação, tanto pela maior capacidade de compreensão das expectativas da empresa, como para conseguir demonstrar e transmitir sua capacidade de forma assertiva, proporcionando aos recrutadores e gestores segurança em você enquanto profissional.
A comunicação também é extremamente relevante para resolver situações e problemas cotidianos, como também é um excelente meio para aprender com as pessoas que o rodeiam.
Por isso, essa é uma competência essencial para quem busca uma recolocação, assim como para as pessoas que desejam desenvolver-se e melhorar – enquanto pessoas e profissionais.
Adaptabilidade e flexibilidade
Essas são competências que andam em conjunto. Para se adaptar facilmente, é importante ser flexível. O contrário também é verdade: pessoas flexíveis têm maior facilidade em se adaptar.
A realidade é que o ambiente empresarial e corporativo demanda pessoas com essas habilidades. Entretanto, a vida pessoal também as requer. Afinal, para sermos pessoas bem-sucedidas diante dos altos e baixos, precisamos desenvolver a capacidade de aprender com as situações boas e ruins.
Isso envolve ouvir os outros, saber trabalhar em equipe, ser humilde, ter capacidade de análise e agilidade na tomada de decisões. Lembre-se de que não é problema algum errar, o problema é não estar disposto a ouvir, aprender e melhorar. Portanto, quando algo não estiver dando certo, analise o porquê, veja como pode fazer diferente e adapte-se!
Criatividade e Inovação
O mercado busca pessoas que não enxergam problemas e sim desafios a serem superados. Pessoas criativas e inovadoras podem tanto ser excelentes colaboradores, como empreendedores incríveis.
Isso é facilmente explicado pelo fato de enxergarem que, quando alguma situação não ocorre como o planejado ou os resultados são negativos, se deve fazer diferente, melhorando processos, criando soluções.
Disciplina
Outra máxima extremamente relevante é: “Disciplina é fazer o que precisa ser feito, mesmo quando não há vontade para fazê-lo”. Sendo assim, essa é uma competência que demanda treino. Além disso, é interessante analisar a disciplina por meio da mensuração do desempenho.
Ou seja, se você identifica que, para ter um currículo mais competitivo, precisa aprender determinado software, a mensuração do seu desempenho será um dos indicadores de sua disciplina em estudá-lo com constância.
Resiliência
Essa é uma das principais competências que uma pessoa precisa apresentar no dia a dia para ser realmente um bom profissional. Contudo, essa capacidade, muitas vezes, é confundida com disciplina, mas ela consiste em persistir de forma inteligente, sem se abater diante das dificuldades.
A pessoa resiliente passa por diversas dificuldades e problemas, mas esses não servem como impedimento, pois seu objetivo é superá-los – seja por meio da adaptação às mudanças ou por saber enfrentar as adversidade com inteligência emocional.
Essa quarentena e a crise causada pela pandemia do coronavírus, por incrível que pareça, é um excelente momento para ser resiliente. Adapte-se às mudanças e às situações que você não pode controlar. Tome as rédeas do que você pode decidir e escolher e resista à pressão.
Todas estas competências são de extrema importância e temos que buscar nosso desenvolvimento em cada uma delas. Mas no novo mundo do trabalho, algumas são mais importantes ainda, como:
Confiança e Engajamento
Nossas interações neste “novo normal” devem ser guiadas por um forte processo de confiança entre as pessoas, entre os líderes e seus liderados, e o engajamento em propósitos serão cada vez mais o que vai diferencias pessoas e empresas.
Autoconhecimento
Autoconhecimento será a chave do nosso crescimento daqui para frente, nosso crescimento enquanto pessoas e profissionais que somos. É fundamental conhecer nossas fortalezas, mas imprescindível conhecer nossos pontos fracos, e reconhecemos de forma genuína, com simplicidade e humildade, e caminhar sempre na direção do nosso auto-desenvolvimento.
Como desenvolver essas competências?
Desenvolver efetivamente essas competências e compreender-se não é uma tarefa fácil. Por isso, separamos duas ferramentas incríveis que têm como foco as particularidade de cada pessoa.
Trilhas de Aprendizagem
Esse é um processo que tem como base a ideia que aprender é um processo que pode ocorrer de diferentes formas e em todos os ambientes, sejam eles formais ou não.
Aprender está diretamente relacionado com a atitude e o envolvimento dos profissionais, assim como com as motivações de cada pessoa e suas experiências e vivências.
Pensando nisso, as Trilhas de Aprendizagem levam em consideração as competências que o mercado valoriza e quais dessas farão diferença na trajetória profissional de cada pessoa.
Por isso, essas trilhas são caminhos totalmente alternativos e flexíveis, que respeitam a particularidade de cada um. Entretanto, mesmo assim, pode-se separá-las nas seguintes etapas:
- diagnóstico de cada pessoa, mapeando os desafios, as rotinas, os projetos etc.;
- apresentação das competências valorizadas pelo mercado de trabalho e criação de um plano de desenvolvimento com ações para evoluir em cada uma dessas competências, de forma totalmente individual;
- treinamentos online que trabalham competências como comunicação, vendas e liderança;
- acompanhamento individual dos resultados e identificação das oportunidades de desenvolvimento, estabelecendo novas rotinas, discussões e desafios diários;
- elaboração de um plano de carreira, ou seja, a definição de um caminho que visa a atingir o objetivo profissional de cada pessoa.
Assessment Digital
O Assessment Digital é um modelo que avalia e identifica a possibilidade de aderência do perfil de um profissional a determinados tipos de empresas e os segmentos e empresas que são mais adequados para cada indivíduo. Esse processo permite elevar o potencial dos resultados por meio de planos de desenvolvimento individuais para cada participante.
Esse método é totalmente online e ocorre em etapas, que são:
- definição do perfil e das competências relevantes para cada empresa;
- realização e preenchimento de um dossiê profissional de cada participante;
- aplicação de testes psicológicos e realização de entrevistas;
- disponibilização de relatórios totalmente consolidados.
É evidente que a crise ocasionada pela pandemia de coronavírus provocou o desemprego de muitas pessoas, mas também é um momento de inflexão, em que você pode realizar análises e fazer mudanças essenciais por meio do desenvolvimento de competências necessárias para o seu sucesso profissional.
Portanto, se você deseja desenvolver essas competência necessárias e alcançar seus objetivos, entre em contato com a Kienbaum e saiba mais sobre as Trilhas de Aprendizagem e o Assessment Digital.