Demissões: o que as empresas podem aprender com o Airbnb?

Por Fausto Donini Alvarez, sócio da Kienbaum Brasil
O impacto do coronavírus na economia tem sido visível em todo o mundo. Na última terça-feira (05/05), o CEO da startup Airbnb, Brian Chesky, anunciou a redução de 25% no quadro de funcionários, cerca de 1.900 pessoas. Deve-se destacar a forma como a demissão foi feita: além de 12 meses de assistência médica, os ex-funcionários dos EUA receberão 14 semanas de remuneração base, mais uma semana adicional por ano em que trabalharam na companhia. Em um exemplo nacional, podemos citar a Rock Content, startup brasileira que também adotou algumas medidas de demissão.
A redução do quadro de funcionários é uma das mais, se não a mais difícil decisão entre muitas decisões que CEO’s e Heads de Recursos Humanos então tomando durante esta crise, e demitir pessoas é uma medida que poucas empresas e gestores sabem fazer de uma boa forma. Os Executivos sabem fazer muito bem seu trabalho, são excelentes técnicos, sabem conduzir muito bem projetos de inovação, projetos de expansão, mas não sabem como demitir pessoas. Lógico que é uma medida que nenhum CEO ou Gestor gostaria de fazer, mas se tiver que ser feita, precisa ser muito bem feita.
Eu já fui demitido e eu já tive que demitir pessoas, inclusive já fui contratado por meus clientes para desligar executivos ou grandes números de trabalhadores em épocas de crises, infelizmentee. Preparar-se previamente e fazer como fez o CEO do AirBnb, com total sinceridade, transparência, coragem e empatia são ações fundamentais nesse processo. E por que não também mostrar as suas fraquezas? Afinal ninguém se sente bem ao fazer isto, e durante uma crise como a que estamos vivendo, haverá perguntas sem respostas: Quando tudo vai voltar ao normal? Teremos um normal diferente de hoje? Poderei ser readmitido em algum momento?
Então, além de sinceridade, transparência, coragem e empatia, outras medidas são muito importantes:
- Todos os desligamentos devem ser feitos de forma individual e toda a atenção a cada ser humano é importante, e ela teme que ser data de forma genuína.
- As pessoas precisam saber que o desligamento não é culpa delas.
- Todos os desligados devem receber as informações de forma clara com relação aos seus direitos.
- Todos os desligados devem receber o máximo de assistência individual possível, afinal, apesar da crise e das decisões difíceis que estão sendo tomadas, a empresa continuará, mas o Colaborador não terá mais seu trabalho no dia seguinte.
- Medidas como manter planos de saúde e oferecer ajuda no processo de recolocação, com suporte de empresa especializada, também são medidas muito importantes.
- E não se pode esquecer dos que ficarão, afinal eles estão tristes e perderam seus amigos de trabalho, com os quais conviviam diariamente, e não se pode perder a confiança dos que ficaram.
Em situações como essas, uma consultoria especializada é muito importante para apoiar todos os envolvidos em um processo de demissão. Conheça o NewPlacement, nosso programa de apoio em recolocação, transição ou integração no mercado que conta com uma plataforma digital exclusiva e soluções personalizadas para cada cliente.