Desenvolvimento

Mapeamento de mercado: como funciona e por que é importante para o RH?

Kienbaum Brasil
Escrito por Kienbaum Brasil

O cenário corporativo é dinâmico, voraz e competitivo, sempre atento ao comportamento de seu consumidor e dos concorrentes. Diante de tal perspectiva, o mapeamento de mercado valoriza o capital humano e se mostra uma ferramenta capaz de diferenciar e destacar empresas.

Esse processo compreende a pesquisa analítica da estrutura organizacional de outras corporações a fim de traçar perfis profissionais e tendências. Assim, é possível chegar aos seguintes resultados: identificação de cargos estratégicos, desenvolvimento ou aprimoramento do plano de sucessão, novas contratações (hunting) e reestruturações internas de organograma.

Os tópicos a seguir trazem mais informações sobre o mapeamento de mercado e sua importância para o RH. Continue a leitura para saber mais!

Mapeia cargos

Antes de traçar o profile do colaborador esperado para a vaga, é preciso entender a importância daquele posto de trabalho na engrenagem da empresa. Qual é sua função, que competências e habilidades lhes são inerentes, qual conhecimento técnico e nível de domínio ele exige, e as metas que lhes são impostas?

Quando se investe no mapeamento de mercado a intenção é adequar o profissional à vaga, e não o contrário. Isso permite ao RH um profundo conhecimento do organograma, facilita a identificação de talentos para cargos estratégicos e aumenta a assertividade diante de tal escolha.

Identifica lacunas

A tendência na atualidade é o quadro de colaboradores ser cada vez mais horizontal, ampliando o número de subordinados a um superior hierárquico. Será que ele supre todas as responsabilidades imputadas à sua posição de liderança?

É possível que alguns cargos estejam subdimensionados e as atribuições não estejam bem divididas entre os departamentos, dificultando a obtenção de melhores resultados. Como o mapeamento de mercado é feito por análise comparativa entre a empresa em aprimoramento e as demais no setor, a avaliação permite ao RH identificar e suprir falhas na estrutura organizacional.

Prepara líderes

Segundo a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), 42% das ações de T&D das corporações são destinadas às lideranças, investimento capaz de diminuir a rotatividade desses talentos e os alinhar à cultura da empresa. 

Líderes são os colaboradores que mantêm a equipe motivada e engajada, trabalhando para bater metas e cumprir objetivos. Consequentemente, sua atuação afeta na produtividade e influi diretamente no clima organizacional, evidenciando a imprescindibilidade de se investir nesses profissionais.

Influencia a análise de desempenho

O mapeamento de mercado permite uma gestão de performance mais eficiente: o cargo foi analisado, e o perfil de quem pode ocupá-lo está traçado. De tal forma, as expectativas da empresa condizem com as competências dos colaboradores, e o RH os conhece bem.

Com o trabalho otimizado, o departamento pode voltar suas atenções à digitalização dos processos (carência de muitas organizações) e desenvolvimento de métodos de avaliação mais eficazes, alocando melhor os recursos e acelerando seus resultados.

Faz do RH um setor estratégico

Diante de tantos benefícios, é evidente que o mapeamento de mercado propicia o alinhamento entre gestão de pessoas e gestão estratégica. O procedimento é minucioso — até por isso se aconselha uma consultoria especializada —, mas faz valer o investimento de tempo e dinheiro.

Assim é possível estruturar plano de carreira, programas de incentivo, benefícios e meritocracia e criar um ambiente corporativo que atraia bons gestores, executivos e diretores para dentro da empresa. Aumentar o nível dos profissionais contratados é um diferencial competitivo e admite o estabelecimento (e cumprimento) de resultados cada vez mais expressivos.

O mapeamento de mercado reformula processos, reposiciona a organização, engatilha contratações, promoções e remanejamentos. Como o trabalho do RH é lidar com gestão de pessoas, sua repaginação e fortalecimento influem em todos os níveis hierárquicos, sendo os benefícios sentidos no cotidiano e colhidos inclusive a longo prazo.

Se você gostou do conteúdo e quer investir no mapeamento de mercado para garantir o futuro de sua empresa, inteire-se sobre o plano de sucessão.

Sobre o autor

Kienbaum Brasil

Kienbaum Brasil

Fausto Alvarez - Partner Kienbaum SP

Axel Werner- Partner Kienbaum SP

Deixar comentário.

Share This