Headhunter: saiba mais sobre esse profissional
Você já ouviu falar em headhunter? Provavelmente já pode ter escutado ao precisar contratar uma nova liderança na empresa. Ou então, você pode ter sido contatado por esse profissional, oferecendo um cargo atrativo em uma grande companhia.
Essas situações exemplificam algumas formas de atuação desse profissional, que se mostra cada vez mais necessário no mercado de trabalho da atualidade. Neste post, vamos explicar mais sobre o headhunter e a sua atuação. Acompanhe!
Quem é o headhunter?
O headhunter é a pessoa que colocará profissionais qualificados e experientes em contato com os mais cobiçados cargos. Atuando junto à empresa, ele deve estabelecer uma parceria estratégica, tomando conhecimento de suas necessidades, objetivos e metas, a fim de chegar ao perfil dos profissionais mais indicados para ocupar os cargos de liderança, e que atenderão às demandas do negócio.
Executivos em busca de uma nova colocação encontram no headhunter um grande aliado nessa tarefa, pois ele tem acesso às melhores oportunidades do mercado. E, mesmo que você esteja empregado e seja procurado por um desses profissionais, pode ficar tranquilo, pois o sigilo faz parte do trabalho dele.
O que esperar de um bom headhunter?
Embora haja bons treinamentos para ajudar na preparação desse profissional, não existe uma formação específica para atuar como headhunter. Entretanto é fundamental ter um sólido conhecimento em gestão de pessoas e recursos humanos. Além disso, destaca-se nessa área o profissional que consegue fazer uma boa leitura das necessidades dos seus clientes, sejam eles empresas ou executivos.
Um headhunter precisa ter um bom networking — uma rede de contatos é fundamental para a busca de oportunidades no mercado de trabalho. Fortalecer relações profissionais em vários segmentos contribui muito para o sucesso desse tipo de profissional, além de boa experiência e conhecimento dos mercados interno e externo, pois é possível que ele seja chamado para atuar fora do país.
Por fim, a discrição é um dos mais importantes atributos desse profissional. Ele precisa ter acesso a grandes empresas, saber das melhores vagas e conhecer os melhores executivos do mercado sem expor seus clientes em nenhum momento.
Ele mantém a escuta ativa, ou seja, mostra disposição em estabelecer um diálogo eficaz para com a outra pessoa. A escuta ativa permite a observação de sinal corporal por meio de um simples olhar, de um sorriso, um gesto e expressões faciais que são detectados sem pronunciar nenhuma palavra.
Em uma organização, a percepção em uma reunião, ao ser dado um feedback, um comunicado orientando uma tarefa, entre outras coisas, possibilita adquirir dados, informações e conhecimentos valorosos. Ter sensibilidade ao ouvir e compreender o que foi falado e o que não foi.
Contratar um headhunter traz a certeza de que os cargos estratégicos da sua empresa serão ocupados por pessoas extremamente capacitadas e com perfil adequado. O poder de argumentação desse profissional traz para a organização muitos benefícios, pois influencia na negociação de argumentos a favor e contrário a um ponto de vista, objetivando chegar a uma conclusão satisfatória para a empresa.
Sabendo das consequências negativas que uma contratação equivocada pode ocasionar, é importante considerar a ajuda valiosa de um headhunter para as próximas oportunidades abertas no seu negócio.
Experiência
O headhunter tem bastante experiência de mercado, pois ele está sempre caçando talentos. Sim, ele é um caçador de talentos, sempre procurando novos profissionais para ocupar uma posição estratégica na organização, atender com recursos humanos valiosos de valor intangível — o que favorece a formação de uma ampla rede de contatos especializados, capazes de suprir as demandas dos mais específicos processos seletivos.
O headhunter é um especialista em recrutamento. O mais importante é que esse profissional poderá ajudá-lo ao seu regresso ao mercado de trabalho, já que seu principal objetivo é buscar, selecionar e direcionar profissionais para as empresas certas, que inclusive estão em busca de profissionais competentes e que estão sempre dispostos a inovar, buscar novas conquistas e desafios que façam crescer tanto a sua trajetória pessoal quanto profissional.
Assim, ele consegue disponibilizar para as organizações os melhores executivos do mercado e, para os profissionais, as vagas mais cobiçadas.
Sucessão da Liderança
Com sua visão estratégica, preocupa-se com a sucessão empresarial que pode acontecer em diversas situações. Assim, é importante haver esse preparo para passar o bastão da liderança. Quando a empresa não se prepara para esse momento, pode ocorrer conflitos e até causar sérios problemas organizacionais.
Para que isso não ocorra, a organização tem que se preparar estrategicamente para a sucessão empresarial. O headhunter então encontrará o sucessor que ajudará a empresa a dar continuidade nos negócios quando chegar o momento oportuno.
Qual o momento certo para contratar um headhunter?
Para uma contratação eficiente, procure sempre referências do profissional antes de contratá-lo. Um bom headhunter certamente terá um portfólio bem amplo e muitos cases de sucesso. E para que a sua empresa seja mais um case desse especialista, é preciso fornecer a ele todas as informações necessárias sobre o cargo que precisa ser ocupado.
Quando um profissional é procurado pelo headhunter, é necessário informá-lo de forma completa sobre o perfil corporativo. Ele precisa de muito mais do que os dados que constam em um currículo. O headhunter analisará o perfil a fim de saber sobre as experiências, habilidades e aptidões — possibilitando que tenha certeza de que determinado profissional é o mais indicado para ocupar o cargo na empresa em questão.
Elevado turnover
A perda de profissionais em uma organização ocorre por diversas razões, porém muito tem a ver com o despreparo dos líderes, sendo um grande desafio para as empresas encontrarem gestores capacitados e preparados para desenvolver o potencial da equipe. Se determinada empresa sofre com elevado turnover de funcionários, o ideal é contratar um headhunter para auxiliar a estruturação de um quadro de liderança eficaz.
Posições de alta gerência e/ou cargos confidenciais
Para ajudar as organizações diante das exigências que o mercado tem feito, o headhunter é a pessoa certa, pois trabalha de forma rápida e sigilosa, na busca de executivos para atuar em cargos estratégicos — esses executivos com suas habilidades especiais impulsionam a empresa a um nível de alta competitividade ao assumir o comando.
Escassez de talentos
As organizações vêm passando por grandes transformações. O mundo globalizado fez com que as empresas adequassem sua forma de processos técnicos e comportamentais. O escasso número de talentos continua sendo um problema no qual o headhunter poderá contribuir muito com a empresa, encontrando profissionais que investiram em suas carreiras, adquiriram conhecimentos, habilidades e atitudes.
Contratar um headhunter é investir na organização, pois profissionais qualificados a impulsionam para um novo patamar. Se você deseja ficar por dentro de mais posts como este, siga-nos em nossas redes sociais: estamos no LinkedIn, YouTube e Facebook!