Desenvolvimento

Descubra os principais gargalos nos processos de contratação

processos de contratação
Kienbaum Brasil
Escrito por Kienbaum Brasil

Uma área que tem a necessidade constante de adaptação e mudança, é o setor de Recursos Humanos das empresas atuais. Hoje o RH é reconhecido como uma ferramenta indispensável nas estratégias das organizações para os processos de contratação —, que são procedimentos utilizados para incluir novas pessoas em uma empresa.

Isso ocorre quando uma organização está passando por mudanças ou renovação, e tem a necessidade de preencher alguma vaga em aberto. Para que esse recrutamento seja o mais eficaz e sem impedimentos na contratação, é indispensável uma atenção especial em todo o processo. Se você quer esclarecer dúvidas e saber mais a respeito desse assunto, continue a leitura!

Quais são os obstáculos que impedem um bom processo de contratação

Profissionais desqualificados

Um dos maiores contratempos no processo de contratação é encontrar profissionais que se enquadrem no perfil da vaga. O mercado de trabalho sofre escassez de candidatos, pois muitos não investem em qualificação.

Banco de talentos sem qualificação

Muitas organizações não promovem as mudanças necessárias para se manterem competitivas no mercado de trabalho. Um dos grandes problemas é a falta de investimento em seus profissionais, com treinamentos e desenvolvimento.

Existência de processos manuais

Esse é um dos maiores desafios de setores que relutam em não fazer o uso da tecnologia, permanecendo com processos obsoletos, descentralizados, pastas de currículos e anotações nas laterais sobre os candidatos. Tudo isso dificulta e limita o sucesso dos recrutamentos.

Imagem empregadora ruim

Ambientes de trabalho onde a cultura, clima organizacional, comunicação e relacionamentos interpessoais não são bem trabalhados, são vistos com maus olhos. O candidato de hoje busca saber detalhes da empresa que está com a vaga em aberto antes mesmo de fazer a entrevista. Afinal, todos querem um bom lugar para trabalhar!

Como desenvolver os processos de contratação

Defina muito bem a descrição do cargo

Deixe bem definidas as necessidades da empresa, e garanta que o anúncio de vaga seja o mais eficaz e claro possível.

Avalie os currículos

Estabeleça todas as competências necessárias para a vaga e, ao analisar os currículos, examine se o candidato têm os conhecimentos, habilidades indispensáveis e a experiência exigida.

Faça entrevistas

Determine um período de tempo para as entrevistas. A despeito da agenda justa dos recrutadores, um processo de entrevista ativo é essencial para assegurar a melhor escolha.

Procure marcar as entrevistas para um mesmo dia, caso não seja possível, não permita um intervalo grande entre uma e outra. Assim, você terá o desempenho de cada candidato bem claro em sua memória, podendo analisá-los com base nos mesmos critérios.

Selecione os candidatos

Após finalizar todas as entrevistas, é preciso tomar a difícil decisão de eliminar alguns candidatos. Se for necessário proceder uma nova avaliação ou conversa, não demore. Além disso, não se esqueça de dar um feedback aos candidatos sobre o andamento do processo, para que eles não se desmotivem ou desistam da vaga. 

Tome a decisão final

Escolha quem é o mais qualificado para o cargo e seja claro ao avaliar as competências indispensáveis. Verifique seus métodos de contratação novamente para assegurar que a escolha realmente corresponde aos requisitos do trabalho. Além disso, certifique-se de que todas as partes internas envolvidas no processo de contratação estão de acordo.

Faça a oferta 

Para finalizar o processo de seleção e tornar essa etapa eficaz, ao entrar em contato com o escolhido tenha em mãos a proposta, incluindo o salário, benefícios e data de início.

Contrate

Dê as boas-vindas ao mais novo profissional da sua empresa: é fundamental para que o novo colaborador se sinta à vontade! Apresente-o para toda a equipe e setores da sua organização, de forma que ele comece a se familiarizar com o ambiente e colegas de trabalho. 
 
Ao executar essas dicas você ampliará as chances de identificar e contratar a pessoa certa para o cargo. Assim, com a eliminação de todos os gargalos, os processos de contratação se tornam mais rápidos e assertivos!

Gostou do conteúdo? Então aproveite a visita ao blog e conheça os serviços Executive Search da Kienbaum, que asseguram a contratação do profissional correto para cada cargo.

Sobre o autor

Kienbaum Brasil

Kienbaum Brasil

Fausto Alvarez - Partner Kienbaum SP

Axel Werner- Partner Kienbaum SP

Deixar comentário.

Share This