Entenda como um bom recrutamento é essencial para posições estratégicas nas empresas
A atividade de recrutamento e seleção está entre as mais importantes dentre as competências da área de Recursos Humanos de uma organização. Quando a vaga aberta é relativa a posições estratégicas para a empresa, trata-se de uma tarefa de grande responsabilidade e complexidade.
Selecionar e contratar os profissionais que ocuparão posições estratégicas na empresa demanda técnica, pesquisa, planejamento e conhecimento de mercado.
Mas o recrutamento para posições estratégicas, conhecido no meio corporativo como executive search, não precisa ser um processo traumático para a empresa. Uma organização madura, com objetivos e estratégias claras, pode realizar esse procedimento com muito sucesso.
Confira, a seguir, algumas dicas sobre como realizar esse recrutamento de forma segura e eficiente. Continue a leitura!
Compreenda o avanço do processo
Cada vez mais estratégica para a empresa, a atividade de recrutamento passou por importantes evoluções nos últimos anos. Mais do que simplesmente encontrar um perfil adequado para determinada função, atualmente, o que se busca em um candidato é um conhecimento capaz de elevar o capital intelectual da organização, capacidade de realização e um perfil que esteja alinhado aos valores da companhia, este último um fator muito importante, porque a ausência deste alinhamento cultural, tem sido hoje, o fator de maior insucesso nos processos de R&S.
Quando falamos de posições para a alta gestão, essas competências são ainda mais fundamentais. E quando a empresa realiza esse processo, de forma organizada, estruturada e efetiva, ela tem um importante diferencial competitivo, largando em vantagem já na atração dos melhores profissionais.
Defina um perfil desejado
O ponto de partida para o recrutamento é definir, da forma mais clara possível, o profissional desejado. Isso inclui, além de uma descrição do cargo em questão, a definição de um perfil para ocupá-lo. Quais as competências técnicas necessárias? Qual o perfil psicológico desejado? Quais comportamentos são valorizados? Quais comportamentos não são tolerados? Acreditamos (a organização e o candidato), nas mesmas coisas? Temos os mesmos valores? Tenha isso bem claro antes de iniciar sua busca.
Divulgue sua demanda
A antiga dinâmica do recrutamento de anunciar uma vaga e aguardar o retorno dos candidatos mudou bastante. Hoje, o RH trata uma oportunidade como um produto valioso. Assim, há todo um processo para ‘vender’ ao mercado não somente aquela posição, mas o quanto aquela organização tem colaboradores engajados, o quanto a liderança é inspiradora, transparente, verdadeira, desta forma, valorizando os diferencias da organização para o crescimento e o desenvolvimento dos eventuais candidatos.
Não se prive de utilizar recursos, como as redes sociais, tanto para a simples divulgação das vagas quanto para captação de candidatos. Essa é uma medida eficaz independentemente do nível hierárquico desejado.
Valorize as indicações
A contribuição de parceiros e stakeholders na indicação de candidatos deve ser sempre bem-vinda. Trata-se de uma prática que pode acelerar o processo e ampliar o alcance do seu recrutamento junto ao alvo desejado.
Busque apoio especializado
Expertise é fundamental para o sucesso da atividade de executive search. Não se prive de contar com as melhores práticas do mercado por meio de uma consultoria especializada. Além de conferir mais agilidade, isso pode reduzir consideravelmente o risco de uma contratação aquém das necessidades de sua empresa.
Essas são algumas medidas importantes para maximizar os resultados do recrutamento para posições estratégicas — o executive search. Lembre-se de que o sucesso, nesse processo, reforça o papel essencial que a área de RH vem, cada vez mais, conquistando no ambiente corporativo.
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