Como chamar a atenção do headhunter?
O profissional que chega na fase de maturidade da sua carreira geralmente quer chamar atenção do headhunter referência na sua área ou região. Para isso, é preciso desconstruir a mentalidade de que só será possível entrar no radar dele a partir de eventos e da tradicional troca de cartões.
Se você quer ser encontrado por um desses profissionais, é preciso construir uma série de condições responsáveis por demonstrar sua boa reputação. Por isso, é importante que você se mantenha atento para fazer parte da seleção desses caçadores de talentos.
Pensando nisso, nós preparamos um conteúdo incrível para nortear você e mostrar como é possível chamar a atenção do headhunter. Neste post, você poderá identificar qual é o papel do headhunter, entender melhor qual é a sua importância na contratação de executivos e descobrir como ser notado por esses profissionais.
Ficou empolgado? Confira!
Qual é o papel do headhunter?
Um headhunter, em tradução literal, significa um “caçador de cabeças”. A expressão dá uma boa ideia do que esse profissional faz e qual é o seu papel nas empresas. O caçador de cabeças, ou caçador de talentos, é a pessoa responsável por encontrar os melhores profissionais para ocupar cargos estratégicos em uma organização.
Isso significa que esse profissional identifica, seleciona e media a contratação de novos executivos. Portanto, o headhunter é quem faz todo o trabalho de meio de campo entre as empresas e os profissionais com potencial para assumir cargos estratégicos.
Para isso, o headhunter pode trabalhar de forma individual ou por meio de uma agência especializada nesse tipo de serviço. Na execução de seu trabalho, ele pode buscar profissionais que estão procurando recolocação profissional ou mesmo recrutar aqueles que já estão empregados.
Qual é a sua importância na contratação de executivos?
A principal importância desse profissional para a contratação de executivos está no nível de conhecimento que ele detém sobre a empresa. Isso significa que faz parte de suas funções mapear exatamente quais são as necessidades existentes, conhecer cada cargo e entender o perfil das pessoas que têm relacionamento direto com ele.
Sob esse aspecto, o headhunter é um profissional extremamente estratégico. Para encontrar as pessoas que ele precisa para um determinado cargo, ele tem liberdade para identificar, negociar e atrair os profissionais mais capacitados no mercado.
Além disso, esse profissional tem uma forte rede de relacionamentos e sabe com precisão onde encontrar as pessoas que precisa. Em alguns casos, como já citado, ele apresenta propostas para que algumas pessoas saiam da empresa onde trabalham para assumir novos cargos dentro de outras organizações.
Com isso, ele precisa inspirar confiança, tanto nos profissionais com os quais mantém relacionamento quanto nas empresas que contratam seus serviços. Por estar em busca dos melhores de cada área, o headhunter vai bem além de uma análise curricular para realizar suas escolhas.
Como chamar atenção do headhunter?
Construa uma boa reputação
Uma das melhores formas de ser percebido por um headhunter é ter uma boa reputação. Isso ajudará você a ser lembrado entre ex-colegas e chefes anteriores. Além do seu histórico profissional, eles também terão informações valiosas a seu respeito, como acerca de suas características comportamentais.
Em alguns casos, as pessoas são procuradas até mesmo pela região onde cresceram ou por experiências pessoais de vida que complementem sua função. Isso tudo depende do nível de precisão do headhunter.
Procure um consultor especializado
Muitas empresas que organizam as atividades desenvolvidas pelos headhunters segmentam seus profissionais por área de atuação ou mesmo posições específicas, como: financeiro; hospitalar; automotivo; alimentício.
Portanto, vale a pena procurar por um consultor especializado na sua área de atuação. Isso aumenta as chances de ser notado pelo headhunter. Afinal, adiantará pouco conseguir contato com um consultor de uma especialidade totalmente diferente da sua.
Esteja atento às suas redes sociais
Uma dica importante diz respeito às suas redes sociais. É essencial manter suas páginas atualizadas para que você não tenha que enchê-las de informação apenas quando estiver buscando a recolocação, por exemplo.
O ideal, nesse caso, é ser discreto. Atualizações quinzenais ou mensais são as mais indicadas. Outra sugestão relevante é que você exponha nas redes sociais as suas principais habilidades e experiências profissionais. Isso ajuda no momento do headhunter filtrar informações sobre profissionais como você.
Mapeie os principais gestores da área
Uma informação importante gerada pelas redes sociais são os cargos ocupados pelas pessoas nas empresas onde trabalham. É possível aproveitar essa informação para contatar as pessoas responsáveis pelo recrutamento de profissionais nas empresas pelas quais você se interessa. Nesse caso, você consegue pular algumas etapas e ir diretamente ao responsável pela contratação.
Estabeleça o networking
Não tem jeito: para chamar a atenção do headhunter você terá que chegar até ele. Para isso, lembre-se sempre de que esses profissionais apreciam o bom senso e a discrição. Portanto, é válido fazer um primeiro contato por e-mail ou por alguma rede social.
Porém, é preciso tomar cuidado para não repetir padrões. Busque ser autêntico e demonstre disponibilidade para oportunidades em aberto ou mesmo para a consultoria em si. Caso seu perfil não seja o mais adequado para a vaga, procure ajudar o headhunter.
Boas indicações valem uma ótima lembrança e isso abrirá caminhos para você em um futuro breve. Portanto, seja honesto consigo mesmo e avalie as suas opções de recomendações.
Mantenha o headhunter atualizado sobre as suas conquistas
Outra forma de manter os olhos do headhunter em você é atualizá-lo, periodicamente, sobre as suas novas conquistas. Isso tudo, é claro, com muito bom senso. As mudanças no seu currículo são ótimas oportunidades para restabelecer contato e lembrar o profissional do seu nome.
Apenas tome cuidado para não ser insistente e comunicar informações não tão relevantes para ele. O ideal é que você foque nas mudanças mais robustas, como uma nova formação ou mesmo uma transição de área.
Chamar a atenção do headhunter é importante para conseguir boas oportunidades. No entanto, lembre-se que isso deve estar em consonância com as suas habilidades e seus reais objetivos de carreira.
Como você viu, o headhunter é um profissional estratégico que pode auxiliar muito na sua recolocação no mercado ou mesmo na busca por um emprego mais alinhado com o seu propósito. Por isso, é essencial entender como aproximar-se dele e preparar-se para assumir os desafios que surgem a partir dessa relação.
Agora que você já descobriu qual é o papel desse profissional, qual é a sua importância na contratação de executivos e como chamar atenção do headhunter, siga-nos no Facebook e no LinkedIn e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!