Como aplicar pesquisa de satisfação nas empresas?

Como aplicar pesquisa de satisfação nas empresas?
4 minutos para ler

A satisfação do cliente está relacionada com o sentimento na realização da compra. Sendo assim, torna-se altamente relevante mensurar, por meio de pesquisa de satisfação, como está a percepção do cliente em relação ao desempenho de sua empresa no mercado que atualmente está tão exigente.

O processo para medir a satisfação do cliente poderá ser aplicado por meio de um questionário de pesquisa, e o início do ano é um excelente momento para aplicá-lo. Você deseja saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura!

Qual a importância da pesquisa de satisfação?

Executar as pesquisas de satisfação torna-se muito importante, pois você poderá identificar e corrigir rapidamente eventuais insatisfações da parte de seus clientes. Ela pode ser aplicada por meio de um questionário — que inclusive é o método mais convencional.

Esse processo permitirá que você tome conhecimento de como o seu cliente se sente em relação à qualidade dos produtos ou serviços prestados por sua organização. A retenção do cliente é fundamental para o sucesso da sua empresa.

Agradar o consumidor é compreender a perspectiva dele, ou seja, atentar-se ao mercado para saber com exatidão o que ele considera como qualidade e, dessa forma, oferecer o que ele busca de maneira competente e infalível. Além disso, proporciona maior capacidade para atender às imprevisibilidades de modo eficaz e transformar o cliente em seu principal marketing.

Aproveite o início do ano. É importante entrar em contato com o setor responsável para proceder com essa pesquisa, pois, em algumas empresas, cabe ao setor de recursos humanos. Ou você pode escolher uma empresa competente, com profissionais qualificados e com formação adequada para conduzir essa pesquisa de satisfação.

Como fazer uma pesquisa eficiente?

Método a ser usado

Definir e planejar a forma como será feita a pesquisa. Isso dependerá do tipo do seu negócio e do grupo de pessoas que você deseja atingir. Atualmente, as pesquisas online são mais eficazes e rápidas. As respostas são dadas mediante uma nota de 0 a 10.

Perguntas para o questionário

Escolha as perguntas que são adequadas ao seu negócio, porém basicamente a intenção é saber se os seus clientes estão satisfeitos com o atendimento, os produtos ou serviços executados por sua organização.

Quantidade das perguntas

Preocupe-se em não ter uma pesquisa longa, pois quando mais rápido for, melhor. Um questionário deve ser breve com questões simples e claras para que as respostas possam também ser objetivas. O ideal é um simples sim ou não com 5 a 10 perguntas.

Resultado da pesquisa de satisfação

A solução da pesquisa está nas respostas que ajudarão a sua empresa a criar as estratégias certas para a correção dos problemas que precisam ser solucionados, trazendo melhoria para o seu negócio.

Correções

Avalie os resultados da pesquisa e proceda as correções necessárias. A imagem externa da empresa e a percepção que os clientes têm sobre sua organização são fatores que são facilmente percebidos por todos.

Muitas empresas preocupam-se em saber como estão seus clientes externos, porém é muito importante saber como estão os seus clientes internos. As pesquisas de clima organizacional permitem avaliar o clima de uma empresa.

A pesquisa de satisfação proporciona o aprazimento dos colaboradores e é fator fundamental para que sua empresa seja produtiva e com os seus profissionais motivados. Quando oscolaboradores estão motivados, consequentemente, a relação com os clientes será melhor.

Gostou de saber sobre pesquisa de satisfação? Então, assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre a Kienbaum — uma empresa que oferece consultoria e avalia seus colaboradores.

68 Views
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-