Características do líder: as 8 principais que você deve avaliar

características do líder
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São várias as obras que abordam as características do líder, no que devem ser as atitudes e as visões essenciais dele.

O processo de recrutamento e seleção bem estruturado possibilita que essas características sejam percebidas e venham a contribuir para a construção de um time altamente produtivo, a fim de agregar bons resultados à empresa.

Entretanto, é imprescindível que, ao contratar esse profissional, o RH, verifique um dos aspectos mais importantes e significativos — o alinhamento com a cultura da empresa.

O líder é fundamental para a disseminação dos valores da organização, e isso faz com que as pessoas entendam a melhor forma de desenvolver suas atividades e apresentar resultados.

Para que você consiga entender melhor o papel do líder, neste post vamos abordar algumas características de um líder de sucesso. Continue a leitura!

O que é ser um líder

É aquele profissional que exerce o comando na liderança de pessoas, atraindo seguidores e inspirando de maneira positiva as mentes e os comportamentos.

A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca dos demais por meio de suas competências, que o torna capaz de motivar, inspirar equipes, grupos ou organizações, habilitando todos ao seu redor a desenvolverem ao máximo o seu potencial.

Entretanto, o líder também pode ser formado por meio do desenvolvimento das características essenciais ao cargo e tarefa que executa.

Quais são as características do líder

Todos temos competências — que, em administração, podem ser definidas como a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (C.H.A.) que se manifestam de forma diferenciada em cada indivíduo. Por isso esse tema é tão estudado.

A compreensão de pensamento aceita pelos estudiosos e educadores administrativos leva a crer que qualidades de liderança podem ser desenvolvidas, desde que haja traços pessoais adequados.

Muitos desejam a liderança, porém subestimam o grau e o tipo de esforço necessário para assumir as responsabilidades.

Veja, a seguir, algumas características essenciais para uma boa liderança.

1. Tem visão

O líder visionário vai além. Essa é uma das habilidades mais essenciais a qualquer colaborador, além de ser um dos conhecimentos mais importantes e desejados pelas organizações nos dias atuais.

Esse líder olha para o amanhã, se prepara para as mudanças, desafios e oportunidades, prevê riscos antes que eles aconteçam.

  • provoca mudanças positivas, duradoras e permanentes;
  • é autoconfiante;
  • admite seus erros e aprende com eles;
  • ousa e se permite ir além;
  • tem visão de futuro;
  • é inovador e criativo;
  • ouve e preocupa-se com sua equipe;
  • valoriza seus colaboradores como parte fundamental do time;
  • enxerga o potencial máximo de sua equipe — por isso está sempre motivando, engajando e propiciando o crescimento de cada um para o alcance de resultados extraordinários.

2. Desenvolve seus colaboradores

A liderança estratégica faz com que sua equipe sinta-se parte da empresa e consegue extrair o melhor de cada um.

Conhece as competências dos colaboradores e delega tarefas adequadas a cada perfil, além de acompanhar o desenvolvimento de cada um, gerando relacionamento de confiança entre líder e liderados.

3. Lidera equipes diversificadas

Esse líder entende e trabalha com profissionais com habilidades diferentes que se complementam em suas diversidades e experiências adquiridas em vivências anteriores, gerando resultados positivos, influenciando o sucesso das metas e estratégias alcançadas.

4. Incentiva a comunicação

O líder que mantém uma comunicação assertiva desenvolve e conquista resultados excepcionais.

A comunicação interpessoal em delegar e cobrar resultados dando e recebendo feedback faz com que ele consiga ouvir e integrar todos os seus colaborados ao alcance dos objetivos e metas organizacionais de modo claro, evitando erros causados por falta de compreensão.

5. Atua por meio do exemplo

O exemplo é a forma mais eficaz para quem está na posição de liderança. O verdadeiro líder é aquele que pratica o que fala e é o primeiro a dar exemplo. Ele sabe e compreende que seus liderados serão impactados diretamente por suas ações.

6. Age com integridade e confiança

Os bons líderes são considerados pela sua sensibilidade, confiabilidade, criatividade e por terem uma habilidade especial para inspirar os outros.

A capacidade desse líder em gerar engajamento só é possível se existir confiança. Essa integração é estabelecida por meio da segurança inspirada em cada liderado.

7. Trabalha alinhado com a cultura organizacional

O líder que está alinhado à cultura da empresa dissemina, lidera, incentiva, compartilha, treina e oferece o suporte necessário como um esforço de educação corporativa para alinhar os valores pessoais com os valores corporativos juntamente à sua equipe. Esse alinhamento gera excelentes resultados ao negócio.

Em uma cultura organizacional bem estruturada, os resultados e ações dos colaboradores são pertinentes às suas estratégias e objetivos pessoais, criando, assim, um clima positivo e harmonioso na empresa.

Esse líder desenvolve (em si mesmo e nos outros) um alinhamento emocional e prepara futuros sucessores — é esse o caminho que um bom líder deve trilhar.

8. Cria um ambiente de aprendizagem

O líder deve estar sempre preocupado em promover o aprendizado contínuo, por meio do estabelecimento de metas e desafios de trabalho que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos da equipe.

Com ações estratégicas, ele transforma a organização em uma empresa que continuamente aprende e evolui.

Nesse processo, as organizações podem contar com uma empresa de consultoria especializada, que poderá ajudar no desenvolvimento de seus profissionais, auxiliar com estratégias para preparar futuros sucessores e desenvolver líderes eficazes com o uso do coach.

Qual a importância do coach nesse processo

As organizações estão investindo em profissionais capazes de auxiliar no desenvolvimento de lideranças e que promovam esse aprendizado contínuo.

Algumas dessas empresas já estão atuando com o coach — um profissional especializado em desenvolver habilidades e competências essenciais de um líder, como inteligência emocional para saber lidar com pressão, cobranças e gestão de conflitos, auxiliando a todos de acordo com cada perfil e conforme as exigências de cada cargo.

O coach faz uso de ferramentas que identificam profissionais com características reconhecidas e valorizadas, além de desenvolver algumas necessárias por meio de treinamento e desenvolvimento.

Ele promove o amadurecimento profissional e pessoal e contribui na conquista de objetivos para o crescimento da carreira de seus profissionais.

Esse investimento na contratação do coach ajuda a organização a manter-se atualizada e promove seu alinhamento com os colaboradores, causando, consequentemente, o aumento da produtividade e lucratividade.

Agora que você sabe as principais características do líder, aproveite a visita ao blog, aumente seus conhecimentos e saiba como aplicar o desenvolvimento de líderes em sua empresa!

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